Contribuições para o desenvolvimento de uma metodologia para avaliação de sistemas de aterramento em alta freqüência empregando TLM tridimensional
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5233 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo do comportamento de sistemas de aterramento submetidos a fenômenos transitórios. Busca apresentar contribuições para o desenvolvimento de uma metodologia capaz de avaliar grandes sistemas de aterramento empregando o método TLM (Transmission-Line Modeling) tridimensional para simulação. Com o objetivo de determinar a influência de parâmetros geométricos no comportamento de sistemas de aterramento várias configurações são simuladas. São apresentados os conceitos de Área Sensível e Zona de Influência que constituem uma importante contribuição para análise de sistemas de aterramento em alta freqüência. Um Fluxograma de ações para avaliação destes sistemas é apresentado. É realizado um estudo de caso aplicando a metodologia proposta em uma malha de terra de uma subestação de 230 kV da Chesf onde soluções mitigadoras para os problemas de sobretensões são estudadas e propostas. Entre as soluções estudadas a escolha do ponto de conexão mais adequado para um elemento à malha de terra constitui um importante fator a ser observado |
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São apresentados os conceitos de Área Sensível e Zona de Influência que constituem uma importante contribuição para análise de sistemas de aterramento em alta freqüência. Um Fluxograma de ações para avaliação destes sistemas é apresentado. É realizado um estudo de caso aplicando a metodologia proposta em uma malha de terra de uma subestação de 230 kV da Chesf onde soluções mitigadoras para os problemas de sobretensões são estudadas e propostas. 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Este trabalho apresenta um estudo do comportamento de sistemas de aterramento submetidos a fenômenos transitórios. Busca apresentar contribuições para o desenvolvimento de uma metodologia capaz de avaliar grandes sistemas de aterramento empregando o método TLM (Transmission-Line Modeling) tridimensional para simulação. Com o objetivo de determinar a influência de parâmetros geométricos no comportamento de sistemas de aterramento várias configurações são simuladas. São apresentados os conceitos de Área Sensível e Zona de Influência que constituem uma importante contribuição para análise de sistemas de aterramento em alta freqüência. Um Fluxograma de ações para avaliação destes sistemas é apresentado. É realizado um estudo de caso aplicando a metodologia proposta em uma malha de terra de uma subestação de 230 kV da Chesf onde soluções mitigadoras para os problemas de sobretensões são estudadas e propostas. Entre as soluções estudadas a escolha do ponto de conexão mais adequado para um elemento à malha de terra constitui um importante fator a ser observado |
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