PairClassif - Um Método para Classificação de Sentimentos Baseado em Pares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Nelson Gutemberg Rocha da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000zv9k
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11441
Resumo: Na última década, a Internet tem crescido de forma surpreendente, tornando-se uma das maiores bases de informações do mundo. Com o surgimento e o rápido cresci-mento de Blogs, Fóruns e Redes Sociais, milhões de usuários tornam públicas suas opi-niões sobre os mais diversos assuntos. Esse tipo de informação é de grande auxílio para pessoas e empresas na hora de tomar uma decisão. Contudo, toda essa informação está dispersa na Web, em formato livre, tornando impraticável a análise manual dessas opiniões com o objetivo de se obter o “sentimento geral” acerca de um produto ou serviço. Automatizar essa tarefa é a me-lhor alternativa. Porém, interpretar textos em formato livre não é uma tarefa trivial para o computador, devido às irregularidades e à ambiguidade inerentes às línguas naturais. Nesse contexto, estão surgindo sistemas que tratam as opiniões de forma auto-mática utilizando-se dos conceitos da área de Análise de Sentimentos (AS), também conhecido por Mineração de Opinião. A AS se preocupa em classificar opiniões expres-sas em textos, com respeito a um determinado produto ou serviço, como positivas ou negativas. Muitos trabalhos foram propostos na área de Análise Sentimentos, porém, a maioria destes provê uma avaliação global para o sentimento expresso no texto. O Tra-balho aqui proposto busca realizar uma análise mais refinada, que é conhecida como Classificação em Nível de Característica. Nesse nível busca-se classificar a polaridade das opiniões sobre cada característica do objeto sendo monitorado. O processo proposto classifica pares (característica, palavra opinativa), uma vez que alguns adjetivos mudam de polaridade a depender do substantivo que eles qua-lificam (e.g., “cerveja quente”, “pizza quente”). Utilizamos aqui técnicas baseadas em Estatística e Linguística, com apoio da ferramenta SentiWordNet [ESULI & SEBASTI-ANI, 2006]. Resultados experimentais mostraram que o processo tem alta eficácia, su-perando outros métodos existentes.
id UFPE_b60bdcd3300eac05e244d7926d1c148e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/11441
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling SILVA, Nelson Gutemberg Rocha daBARROS, Flávia de Almeida2015-03-09T13:49:25Z2015-03-09T13:49:25Z2013-01-28https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11441ark:/64986/001300000zv9kNa última década, a Internet tem crescido de forma surpreendente, tornando-se uma das maiores bases de informações do mundo. Com o surgimento e o rápido cresci-mento de Blogs, Fóruns e Redes Sociais, milhões de usuários tornam públicas suas opi-niões sobre os mais diversos assuntos. Esse tipo de informação é de grande auxílio para pessoas e empresas na hora de tomar uma decisão. Contudo, toda essa informação está dispersa na Web, em formato livre, tornando impraticável a análise manual dessas opiniões com o objetivo de se obter o “sentimento geral” acerca de um produto ou serviço. Automatizar essa tarefa é a me-lhor alternativa. Porém, interpretar textos em formato livre não é uma tarefa trivial para o computador, devido às irregularidades e à ambiguidade inerentes às línguas naturais. Nesse contexto, estão surgindo sistemas que tratam as opiniões de forma auto-mática utilizando-se dos conceitos da área de Análise de Sentimentos (AS), também conhecido por Mineração de Opinião. A AS se preocupa em classificar opiniões expres-sas em textos, com respeito a um determinado produto ou serviço, como positivas ou negativas. Muitos trabalhos foram propostos na área de Análise Sentimentos, porém, a maioria destes provê uma avaliação global para o sentimento expresso no texto. O Tra-balho aqui proposto busca realizar uma análise mais refinada, que é conhecida como Classificação em Nível de Característica. Nesse nível busca-se classificar a polaridade das opiniões sobre cada característica do objeto sendo monitorado. O processo proposto classifica pares (característica, palavra opinativa), uma vez que alguns adjetivos mudam de polaridade a depender do substantivo que eles qua-lificam (e.g., “cerveja quente”, “pizza quente”). Utilizamos aqui técnicas baseadas em Estatística e Linguística, com apoio da ferramenta SentiWordNet [ESULI & SEBASTI-ANI, 2006]. Resultados experimentais mostraram que o processo tem alta eficácia, su-perando outros métodos existentes.porUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAnálise de SentimentoClassificação de SentimentoPairClassif - Um Método para Classificação de Sentimentos Baseado em Paresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILdissertacao_nelson.pdf.jpgdissertacao_nelson.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1235https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11441/5/dissertacao_nelson.pdf.jpgac26349b2cd0e5c83754c608ab607f07MD55ORIGINALdissertacao_nelson.pdfdissertacao_nelson.pdfapplication/pdf1959923https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11441/1/dissertacao_nelson.pdfebe6bba80aefc9ee445580dddc4e9fd1MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11441/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11441/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTdissertacao_nelson.pdf.txtdissertacao_nelson.pdf.txtExtracted texttext/plain196867https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11441/4/dissertacao_nelson.pdf.txt0a80ac72f42d83a02844879c5c7f3041MD54123456789/114412019-10-25 04:43:29.743oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T07:43:29Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv PairClassif - Um Método para Classificação de Sentimentos Baseado em Pares
title PairClassif - Um Método para Classificação de Sentimentos Baseado em Pares
spellingShingle PairClassif - Um Método para Classificação de Sentimentos Baseado em Pares
SILVA, Nelson Gutemberg Rocha da
Análise de Sentimento
Classificação de Sentimento
title_short PairClassif - Um Método para Classificação de Sentimentos Baseado em Pares
title_full PairClassif - Um Método para Classificação de Sentimentos Baseado em Pares
title_fullStr PairClassif - Um Método para Classificação de Sentimentos Baseado em Pares
title_full_unstemmed PairClassif - Um Método para Classificação de Sentimentos Baseado em Pares
title_sort PairClassif - Um Método para Classificação de Sentimentos Baseado em Pares
author SILVA, Nelson Gutemberg Rocha da
author_facet SILVA, Nelson Gutemberg Rocha da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Nelson Gutemberg Rocha da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv BARROS, Flávia de Almeida
contributor_str_mv BARROS, Flávia de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de Sentimento
Classificação de Sentimento
topic Análise de Sentimento
Classificação de Sentimento
description Na última década, a Internet tem crescido de forma surpreendente, tornando-se uma das maiores bases de informações do mundo. Com o surgimento e o rápido cresci-mento de Blogs, Fóruns e Redes Sociais, milhões de usuários tornam públicas suas opi-niões sobre os mais diversos assuntos. Esse tipo de informação é de grande auxílio para pessoas e empresas na hora de tomar uma decisão. Contudo, toda essa informação está dispersa na Web, em formato livre, tornando impraticável a análise manual dessas opiniões com o objetivo de se obter o “sentimento geral” acerca de um produto ou serviço. Automatizar essa tarefa é a me-lhor alternativa. Porém, interpretar textos em formato livre não é uma tarefa trivial para o computador, devido às irregularidades e à ambiguidade inerentes às línguas naturais. Nesse contexto, estão surgindo sistemas que tratam as opiniões de forma auto-mática utilizando-se dos conceitos da área de Análise de Sentimentos (AS), também conhecido por Mineração de Opinião. A AS se preocupa em classificar opiniões expres-sas em textos, com respeito a um determinado produto ou serviço, como positivas ou negativas. Muitos trabalhos foram propostos na área de Análise Sentimentos, porém, a maioria destes provê uma avaliação global para o sentimento expresso no texto. O Tra-balho aqui proposto busca realizar uma análise mais refinada, que é conhecida como Classificação em Nível de Característica. Nesse nível busca-se classificar a polaridade das opiniões sobre cada característica do objeto sendo monitorado. O processo proposto classifica pares (característica, palavra opinativa), uma vez que alguns adjetivos mudam de polaridade a depender do substantivo que eles qua-lificam (e.g., “cerveja quente”, “pizza quente”). Utilizamos aqui técnicas baseadas em Estatística e Linguística, com apoio da ferramenta SentiWordNet [ESULI & SEBASTI-ANI, 2006]. Resultados experimentais mostraram que o processo tem alta eficácia, su-perando outros métodos existentes.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-01-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-09T13:49:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-09T13:49:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11441
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/001300000zv9k
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11441
identifier_str_mv ark:/64986/001300000zv9k
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11441/5/dissertacao_nelson.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11441/1/dissertacao_nelson.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11441/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11441/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11441/4/dissertacao_nelson.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ac26349b2cd0e5c83754c608ab607f07
ebe6bba80aefc9ee445580dddc4e9fd1
66e71c371cc565284e70f40736c94386
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
0a80ac72f42d83a02844879c5c7f3041
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1815172956942237696