Obras de arte e a memória imagética: uma análise dos métodos de representação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26245 |
Resumo: | Aborda conceitos de memória visando demonstrar suas dimensões e alcance, e contextualizar a indexação de documentos como processo gerador de dispositivos de memória. Em seguida, apresenta um resgate teórico e epistemológico da Organização do Conhecimento enquanto campo de estudo, destacando o construto teórico que fornece subsídios para a elaboração de métodos e técnicas que permitam o arranjo e a recuperação de documentos, e sua aplicabilidade nas ciências em geral, enfocando-se nas questões relacionadas à análise de documentos. Aborda a questão do aboutness, elemento que, embora inerente à análise de assunto, possui divergências relacionadas ao seu conceito e à sua tradução para a língua portuguesa. Delimita a abordagem para a questão dos documentos imagéticos, apresentando as suas possíveis manifestações e as características que os diferenciam dos documentos textuais, oferecendo subsídios teóricos para o processo de análise. Apresenta as metodologias propostas por Rodrigues e Manini, buscando obter subsídios para a análise de obras de arte, destacando o fato de que ambas possuem como foco de estudo as imagens fotográficas. Propõe uma pesquisa exploratória, por meio de observação sistemática, uma análise da possível aplicabilidade de metodologias desenvolvidas para fins fotográficos em obras de arte. Dessa forma, aplica as metodologias escolhida na obras de Cândido Portinari contidas no acervo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, buscando observar até que ponto as metodologias atendem as demandas das obras de arte, considerando que o objetivo inicial de ambas seja a análise de fotografias. Verifica-se, por fim, que os métodos conseguem abarcar parte dos elementos identificados nas pinturas, embora aponte indícios da necessidade de adequação e criação de novos campos, para que sejam plenamente compatíveis com as demandas das obras de arte. |
id |
UFPE_b62e50ff7dbb4a8a909e64fb014602f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/26245 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
OLIVEIRA, Rafael Alves dehttp://lattes.cnpq.br/3404615946234629http://lattes.cnpq.br/4220711855480007PINHO, Fábio Assis2018-09-05T19:58:22Z2018-09-05T19:58:22Z2014-03-14https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26245Aborda conceitos de memória visando demonstrar suas dimensões e alcance, e contextualizar a indexação de documentos como processo gerador de dispositivos de memória. Em seguida, apresenta um resgate teórico e epistemológico da Organização do Conhecimento enquanto campo de estudo, destacando o construto teórico que fornece subsídios para a elaboração de métodos e técnicas que permitam o arranjo e a recuperação de documentos, e sua aplicabilidade nas ciências em geral, enfocando-se nas questões relacionadas à análise de documentos. Aborda a questão do aboutness, elemento que, embora inerente à análise de assunto, possui divergências relacionadas ao seu conceito e à sua tradução para a língua portuguesa. Delimita a abordagem para a questão dos documentos imagéticos, apresentando as suas possíveis manifestações e as características que os diferenciam dos documentos textuais, oferecendo subsídios teóricos para o processo de análise. Apresenta as metodologias propostas por Rodrigues e Manini, buscando obter subsídios para a análise de obras de arte, destacando o fato de que ambas possuem como foco de estudo as imagens fotográficas. Propõe uma pesquisa exploratória, por meio de observação sistemática, uma análise da possível aplicabilidade de metodologias desenvolvidas para fins fotográficos em obras de arte. Dessa forma, aplica as metodologias escolhida na obras de Cândido Portinari contidas no acervo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, buscando observar até que ponto as metodologias atendem as demandas das obras de arte, considerando que o objetivo inicial de ambas seja a análise de fotografias. Verifica-se, por fim, que os métodos conseguem abarcar parte dos elementos identificados nas pinturas, embora aponte indícios da necessidade de adequação e criação de novos campos, para que sejam plenamente compatíveis com as demandas das obras de arte.Addresses memory concepts aiming to demonstrate its size and scope and context indexing of documents as the process of generating memory devices. It then presents a theoretical and epistemological rescue of Knowledge Organization as a field of study, highlighting the theoretical construct that provides subsidies for the development of methods and techniques for the arrangement and retrieval of documents, and their applicability in the sciences in general, focusing on the issues related to the analysis of documents. Addresses the issue of aboutness, although inherent in subject analysis, has differences related to its concept and its translation into Portuguese. Defines the approach to the issue of pictorial documents, showing its possible manifestations and characteristics that differentiate them from textual documents, offering theoretical analysis process for grants. Presents the methodologies proposed by Rodrigues and Manini, seeking to obtain information for analysis of works of art, highlighting the fact that both have a focus of study the images. Proposes an exploratory research through systematic observation, an analysis of the possible applicability of developed methodologies for photographic purposes in artwork. Thus, applying the methodologies chosen in the works of Candido Portinari contained in the Museum of Art of São Paulo Assis Chateaubriand, seeking to observe the extent to which methodologies meet the demands of artworks, considering that the initial goal of both is the analysis of photography. Finally verifies that the methods can cover part of the elements identified in the paintings, although indications point to the need to adapt and create new fields that are fully compatible with the demands of artworks.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da InformacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCiência da informaçãoRepresentação do conhecimento (Teoria da informação)MemóriaIndexaçãoFotografiaPinturaObras de arte e a memória imagética: uma análise dos métodos de representaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Rafael Alves de Oliveira.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Rafael Alves de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1314https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26245/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rafael%20Alves%20de%20Oliveira.pdf.jpg1a59fb9f69d90f95896003f6969a49ebMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Rafael Alves de Oliveira.pdfDISSERTAÇÃO Rafael Alves de Oliveira.pdfapplication/pdf6709152https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26245/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rafael%20Alves%20de%20Oliveira.pdf2f13eef5766759aeb1b83e4db1dd8ff6MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26245/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26245/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTDISSERTAÇÃO Rafael Alves de Oliveira.pdf.txtDISSERTAÇÃO Rafael Alves de Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain287528https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26245/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rafael%20Alves%20de%20Oliveira.pdf.txtc55f78bdc55108ac2015a4d32fdd5e02MD54123456789/262452019-10-26 02:08:45.66oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T05:08:45Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Obras de arte e a memória imagética: uma análise dos métodos de representação |
title |
Obras de arte e a memória imagética: uma análise dos métodos de representação |
spellingShingle |
Obras de arte e a memória imagética: uma análise dos métodos de representação OLIVEIRA, Rafael Alves de Ciência da informação Representação do conhecimento (Teoria da informação) Memória Indexação Fotografia Pintura |
title_short |
Obras de arte e a memória imagética: uma análise dos métodos de representação |
title_full |
Obras de arte e a memória imagética: uma análise dos métodos de representação |
title_fullStr |
Obras de arte e a memória imagética: uma análise dos métodos de representação |
title_full_unstemmed |
Obras de arte e a memória imagética: uma análise dos métodos de representação |
title_sort |
Obras de arte e a memória imagética: uma análise dos métodos de representação |
author |
OLIVEIRA, Rafael Alves de |
author_facet |
OLIVEIRA, Rafael Alves de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3404615946234629 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4220711855480007 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Rafael Alves de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
PINHO, Fábio Assis |
contributor_str_mv |
PINHO, Fábio Assis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência da informação Representação do conhecimento (Teoria da informação) Memória Indexação Fotografia Pintura |
topic |
Ciência da informação Representação do conhecimento (Teoria da informação) Memória Indexação Fotografia Pintura |
description |
Aborda conceitos de memória visando demonstrar suas dimensões e alcance, e contextualizar a indexação de documentos como processo gerador de dispositivos de memória. Em seguida, apresenta um resgate teórico e epistemológico da Organização do Conhecimento enquanto campo de estudo, destacando o construto teórico que fornece subsídios para a elaboração de métodos e técnicas que permitam o arranjo e a recuperação de documentos, e sua aplicabilidade nas ciências em geral, enfocando-se nas questões relacionadas à análise de documentos. Aborda a questão do aboutness, elemento que, embora inerente à análise de assunto, possui divergências relacionadas ao seu conceito e à sua tradução para a língua portuguesa. Delimita a abordagem para a questão dos documentos imagéticos, apresentando as suas possíveis manifestações e as características que os diferenciam dos documentos textuais, oferecendo subsídios teóricos para o processo de análise. Apresenta as metodologias propostas por Rodrigues e Manini, buscando obter subsídios para a análise de obras de arte, destacando o fato de que ambas possuem como foco de estudo as imagens fotográficas. Propõe uma pesquisa exploratória, por meio de observação sistemática, uma análise da possível aplicabilidade de metodologias desenvolvidas para fins fotográficos em obras de arte. Dessa forma, aplica as metodologias escolhida na obras de Cândido Portinari contidas no acervo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, buscando observar até que ponto as metodologias atendem as demandas das obras de arte, considerando que o objetivo inicial de ambas seja a análise de fotografias. Verifica-se, por fim, que os métodos conseguem abarcar parte dos elementos identificados nas pinturas, embora aponte indícios da necessidade de adequação e criação de novos campos, para que sejam plenamente compatíveis com as demandas das obras de arte. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-03-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-05T19:58:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-09-05T19:58:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26245 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26245 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Informacao |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26245/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rafael%20Alves%20de%20Oliveira.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26245/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rafael%20Alves%20de%20Oliveira.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26245/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26245/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26245/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rafael%20Alves%20de%20Oliveira.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1a59fb9f69d90f95896003f6969a49eb 2f13eef5766759aeb1b83e4db1dd8ff6 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08 c55f78bdc55108ac2015a4d32fdd5e02 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1813708300629311488 |