Os Canela-Ramkokamekrá, sentidos e mediação através das relações com seus objetos
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Data de Publicação: | 2018 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32465 |
Resumo: | Esta tese observa a produção da cultura material e imaterial dos Canela Ramkokamekrá diante de um processo de mercantilização, ao ser utilizada como ferramenta para esse povo indígena estabelecer ligações e parcerias com os seus “outros”, como pesquisadores e instituições museais. Como metodologia, a pesquisa partiu do estudo de um conjunto de “coisas” dos índios Canela Ramkokamekrá coletadas por Curt Nimuendajú na primeira metade do século XX, que se encontram na Coleção Carlos Estevão no Museu do Estado de Pernambuco, e da produção atual de trançados e miçangas dos Canela Ramkokamekrá. Nesse caminho, museus se mostraram como mercados, por possibilitarem uma vitrine da cultura indígena, assim como compradores e promotores de cenários propícios para a valorização e venda da produção cultural indígena. Aqui não se optou pela perspectiva patrimonial ou simbólica para olhar os objetos etnográficos, ao contrário, estes foram vistos como meio metodológico privilegiado, pois tais objetos são percebidos como mediadores de relações sociais e vínculos econômicos, a partir dos quais se apresentam como uma possibilidade de compreender melhor as interações dos Canela Ramkokamekrá com os não-indígenas. |
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BARROS, Nilvânia Mirelly Amorim dehttp://lattes.cnpq.br/5116579561082824http://lattes.cnpq.br/3820775754333816ATHIAS, Renato Monteiro2019-09-10T19:46:25Z2019-09-10T19:46:25Z2018-03-08https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32465ark:/64986/0013000014n47Esta tese observa a produção da cultura material e imaterial dos Canela Ramkokamekrá diante de um processo de mercantilização, ao ser utilizada como ferramenta para esse povo indígena estabelecer ligações e parcerias com os seus “outros”, como pesquisadores e instituições museais. Como metodologia, a pesquisa partiu do estudo de um conjunto de “coisas” dos índios Canela Ramkokamekrá coletadas por Curt Nimuendajú na primeira metade do século XX, que se encontram na Coleção Carlos Estevão no Museu do Estado de Pernambuco, e da produção atual de trançados e miçangas dos Canela Ramkokamekrá. Nesse caminho, museus se mostraram como mercados, por possibilitarem uma vitrine da cultura indígena, assim como compradores e promotores de cenários propícios para a valorização e venda da produção cultural indígena. Aqui não se optou pela perspectiva patrimonial ou simbólica para olhar os objetos etnográficos, ao contrário, estes foram vistos como meio metodológico privilegiado, pois tais objetos são percebidos como mediadores de relações sociais e vínculos econômicos, a partir dos quais se apresentam como uma possibilidade de compreender melhor as interações dos Canela Ramkokamekrá com os não-indígenas.This thesis observes the material and immaterial production of Canela Ramkokamekrá as it faces a process of mercantilization by been used as a tool by this indigenous people to establish networks and partnerships with their "others", as researchers and museum institutions. As a methodology, the research left of the study of a set of "things" of the Canela Ramkokamekrá Indians collected by Curt Nimuendajú in the first half of the 20th century, found in the Carlos Estevão Collection at the State Museum of Pernambuco, and the current production of beads and vegetables fibers the Canela Ramkokamekrá Indians. In the way, museums have shown themselves as markets as long as they work as a kind of display window to the cultural indigenous production, as sellers, buyers and promoters of favorable scenarios for the valorization and sale of indigenous cultural production. We did not opt for the patrimonial or symbolic perspective to look at the ethnographic objects, but these were seen as a privileged methodological mean, since these objects are perceived as mediators of social relations and economic ties, from which it is presented as a possibility to better understand the interactions of Canela Ramkokamekrá with the non-indigenous.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AntropologiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAntropologiaEtnologiaÍndios TimbiraArte indígenaCultura materialObjetos etnográficosMuseus e coleções etnológicasOs Canela-Ramkokamekrá, sentidos e mediação através das relações com seus objetosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Nilvânia Mirelly Amorim de Barros.pdf.jpgTESE Nilvânia Mirelly Amorim de Barros.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1225https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32465/5/TESE%20Nilv%c3%a2nia%20Mirelly%20Amorim%20de%20Barros.pdf.jpg137c66df9eca9408d0c1ae1edb5fa6ebMD55ORIGINALTESE Nilvânia Mirelly Amorim de Barros.pdfTESE Nilvânia Mirelly Amorim de Barros.pdfapplication/pdf8137815https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32465/1/TESE%20Nilv%c3%a2nia%20Mirelly%20Amorim%20de%20Barros.pdf9745c0fcacb99bf4cbdf6913b3bed956MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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