A calça jeans de Toritama: o papel da produção cultural de um artefato de moda a construção de uma cidade
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18348 |
Resumo: | O significado da calça jeans produzida por Toritama é uma construção coletiva, fruto de ações conjuntas de uma cadeia de atores os quais empreendem culturalmente ao articularem significados a esse artefato. Assim, para contextualizar essa dinâmica de significação, buscamos compreender as dimensões discursivas que demarcam a produção cultural da calça jeans no campo da moda em Toritama, a partir da perspectiva de cadeia de atores que atuam como produtores culturais. Diante desse cenário, o estudo segue na perspectiva teóricometodológico sugerida pelo Circuito da Cultura de Du Gay et al. (1997a), oriundos da tradição dos Estudos Culturais. Como forma de acessar o campo das subjetividades da produção da calça jeans na cidade de Toritama, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 06 atores representativos da cadeia produtiva, os quais impulsionam e demarcam a produção subjetiva da calça jeans como produto de moda. A análise dos dados foi norteada com o suporte da - Análise do Discurso (AD) -, na perspectiva proposta por Gil (2002). As considerações sobre os achados de pesquisa apontam para uma produção cultural que significa não só a calça jeans de Toritama no campo da moda, mas todo o modo de vida e os valores culturais dessa cidade. Logo, diante dos argumentos, dos achados de pesquisa, as considerações finais sugerem que a moda, em Toritama, por meio da calça jeans, surge como um emaranhado de discursos culturais e disputas por poder. Os quais minimamente relevam estratégias de mercado para o negócio de moda pautado no discurso da economia criativa. Mas desvelam e conferem a grandiosa dimensão da vida nesta cidade, que articula a calça jeans como símbolo de história e conquistas, expondo a calça jeans como base epistemológica da cultura de Toritama. |
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Como forma de acessar o campo das subjetividades da produção da calça jeans na cidade de Toritama, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 06 atores representativos da cadeia produtiva, os quais impulsionam e demarcam a produção subjetiva da calça jeans como produto de moda. A análise dos dados foi norteada com o suporte da - Análise do Discurso (AD) -, na perspectiva proposta por Gil (2002). As considerações sobre os achados de pesquisa apontam para uma produção cultural que significa não só a calça jeans de Toritama no campo da moda, mas todo o modo de vida e os valores culturais dessa cidade. Logo, diante dos argumentos, dos achados de pesquisa, as considerações finais sugerem que a moda, em Toritama, por meio da calça jeans, surge como um emaranhado de discursos culturais e disputas por poder. Os quais minimamente relevam estratégias de mercado para o negócio de moda pautado no discurso da economia criativa. Mas desvelam e conferem a grandiosa dimensão da vida nesta cidade, que articula a calça jeans como símbolo de história e conquistas, expondo a calça jeans como base epistemológica da cultura de Toritama.CAPESCNPqThe meaning of jeans produced by Toritama is a collective construction, the result of joint actions of a chain of actors that culturally undertake to articulate meanings to this artifact. So, to contextualize this dynamic of meaning, we seek to understand the discursive dimensions that mark the cultural production of jeans in the fashion field in Toritama, from the actors chain perspective that act as cultural producers. In this scenario, the study follows the theoretical and methodological approach suggested by Du Culture Circuit Gay et al. (1997a), derived from the tradition of Cultural Studies. As a way to access the field of jeans production of subjectivities in the town of Toritama they were conducted semi-structured interviews with 06 representative players in the production chain, which drive and demarcate the subjective production of jeans as a fashion product. Data analysis was guided with the support of - Discourse Analysis (AD) - in the perspective proposed by Gil (2002). The considerations on the research findings point to a cultural production that means not only Toritama jeans in fashion, but the whole way of life and cultural values of this city. Therefore, before the arguments in the research findings, the final considerations suggest that fashion in Toritama through the jeans, appears as a tangle of cultural discourses and power for disputes. Which fall under minimally market strategies for the fashion business guided the discourse of the creative economy. But they unfold and give the great dimension of life in this city, which articulates the jeans as a symbol of history and achievements, exposing the jeans as epistemological basis of Toritama culture.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AdministracaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCircuito da CulturaModaALPToritamaCalça JeansAnálise do DiscursoCultural CircuitFashionALPToritamaJeansSpeech analysisA calça jeans de Toritama: o papel da produção cultural de um artefato de moda a construção de uma cidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDissertacao-Hannah-Miranda-Pos-Banca_Final.pdfDissertacao-Hannah-Miranda-Pos-Banca_Final.pdfapplication/pdf2597153https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18348/1/Dissertacao-Hannah-Miranda-Pos-Banca_Final.pdfc470b93501a783aa39ce20f2f828a95cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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