City Marketing, Empresarialismo Turístico e Desenvolvimento Local Sustentável no Município de Tamandaré- PE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
dARK ID: | ark:/64986/0013000009vcb |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7676 |
Resumo: | Este trabalho de dissertação propõe-se a construir reflexões sobre a importância do papel exercido pelo city marketing e pelo empresarialismo turístico na promoção do desenvolvimento local sustentável, focando o município de Tamandaré, no estado de Pernambuco, como possível alvo de alternativas, por parte do poder publico, voltadas para dinamização da atividade turística.Com base numa leitura aportada nas abordagens de autores como Kotler, Harvey Sanchez, Leal, entre outros, procura-se resgatar as principais visões teóricas com respeito às temáticas do marketing dos lugares e do city marketing, do empreendedorismo e empresarialismo urbano, e do papel do turismo no desenvolvimento local sustentável. Face à importância da recuperação do patrimônio ambiental de Tamandaré, hoje em franca degradação, e a necessidade de reapropriação do seu acervo cultural, histórico e artístico, como vetores principais na promoção de um projeto de desenvolvimento com bases sustentáveis, considera-se de fundamental importância realizar uma análise empírica apoiada na percepção dos atores locais. Com este intuito buscouse avaliar junto aos moradores, veranistas, turistas e representantes dos segmentos público e privado, a sua percepção sobre a problemática local e seu grau de envolvimento no sentido da superação dos estrangulamentos críticos de natureza econômica, social e ambiental por que passa o município. Tem-se a convicção de que a cooperação entre os atores, por meio de um modelo participativo de gestão e governança compartilhada, constitui-se no caminho principal para possibilitar e embasar um planejamento estratégico centrado no city marketing e no empresarialismo urbano. As experiências de incentivo ao empresarialismo turístico atuando dentro de uma visão compartilhada com governo e sociedade, visando ao desenvolvimento sustentável por meio do uso da ferramenta city marketing, têm tido histórias de sucesso em cidades como Barcelona (Espanha), Lisboa (Portugal) e Curitiba (Brasil). A adoção deste modelo, associado à formulação de estratégias de desenvolvimento endógeno e voltadas à internacionalização do lugar, visto que o espaço econômico hoje ultrapassa as fronteiras locais, sendo um desafio do mercado e do Estado, constituem-se, sem dúvida, em ferramenta imprescindível aos gestores públicos na implantação do planejamento estratégico voltado para promoção do desenvolvimento local sustentável |
id |
UFPE_b87014b4fb12fd8b2b3f4b414655346f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/7676 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
Fernando Braga e Silva, AntonioMaria Ribeiro Leal, Suely 2014-06-12T18:34:27Z2014-06-12T18:34:27Z2007Fernando Braga e Silva, Antonio; Maria Ribeiro Leal, Suely. City Marketing, Empresarialismo Turístico e Desenvolvimento Local Sustentável no Município de Tamandaré- PE. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Gestão e Pública p/ o Desenvolvimento do Nordeste, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7676ark:/64986/0013000009vcbEste trabalho de dissertação propõe-se a construir reflexões sobre a importância do papel exercido pelo city marketing e pelo empresarialismo turístico na promoção do desenvolvimento local sustentável, focando o município de Tamandaré, no estado de Pernambuco, como possível alvo de alternativas, por parte do poder publico, voltadas para dinamização da atividade turística.Com base numa leitura aportada nas abordagens de autores como Kotler, Harvey Sanchez, Leal, entre outros, procura-se resgatar as principais visões teóricas com respeito às temáticas do marketing dos lugares e do city marketing, do empreendedorismo e empresarialismo urbano, e do papel do turismo no desenvolvimento local sustentável. Face à importância da recuperação do patrimônio ambiental de Tamandaré, hoje em franca degradação, e a necessidade de reapropriação do seu acervo cultural, histórico e artístico, como vetores principais na promoção de um projeto de desenvolvimento com bases sustentáveis, considera-se de fundamental importância realizar uma análise empírica apoiada na percepção dos atores locais. Com este intuito buscouse avaliar junto aos moradores, veranistas, turistas e representantes dos segmentos público e privado, a sua percepção sobre a problemática local e seu grau de envolvimento no sentido da superação dos estrangulamentos críticos de natureza econômica, social e ambiental por que passa o município. Tem-se a convicção de que a cooperação entre os atores, por meio de um modelo participativo de gestão e governança compartilhada, constitui-se no caminho principal para possibilitar e embasar um planejamento estratégico centrado no city marketing e no empresarialismo urbano. As experiências de incentivo ao empresarialismo turístico atuando dentro de uma visão compartilhada com governo e sociedade, visando ao desenvolvimento sustentável por meio do uso da ferramenta city marketing, têm tido histórias de sucesso em cidades como Barcelona (Espanha), Lisboa (Portugal) e Curitiba (Brasil). A adoção deste modelo, associado à formulação de estratégias de desenvolvimento endógeno e voltadas à internacionalização do lugar, visto que o espaço econômico hoje ultrapassa as fronteiras locais, sendo um desafio do mercado e do Estado, constituem-se, sem dúvida, em ferramenta imprescindível aos gestores públicos na implantação do planejamento estratégico voltado para promoção do desenvolvimento local sustentávelporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCity MarketingEmpresarialismo TurísticoDesenvolvimento SustentávelTamandaréCity Marketing, Empresarialismo Turístico e Desenvolvimento Local Sustentável no Município de Tamandaré- PEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo7788_1.pdf.jpgarquivo7788_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1290https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7676/4/arquivo7788_1.pdf.jpg4b89667871072cb4737f29d15c92beb3MD54ORIGINALarquivo7788_1.pdfapplication/pdf2502953https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7676/1/arquivo7788_1.pdfc83b7bb02904cf8849a1653bdf96823cMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7676/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo7788_1.pdf.txtarquivo7788_1.pdf.txtExtracted texttext/plain303995https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7676/3/arquivo7788_1.pdf.txtc1a1a29124b0b7cc0d59ac43baa95be3MD53123456789/76762019-10-25 14:54:03.05oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T17:54:03Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
City Marketing, Empresarialismo Turístico e Desenvolvimento Local Sustentável no Município de Tamandaré- PE |
title |
City Marketing, Empresarialismo Turístico e Desenvolvimento Local Sustentável no Município de Tamandaré- PE |
spellingShingle |
City Marketing, Empresarialismo Turístico e Desenvolvimento Local Sustentável no Município de Tamandaré- PE Fernando Braga e Silva, Antonio City Marketing Empresarialismo Turístico Desenvolvimento Sustentável Tamandaré |
title_short |
City Marketing, Empresarialismo Turístico e Desenvolvimento Local Sustentável no Município de Tamandaré- PE |
title_full |
City Marketing, Empresarialismo Turístico e Desenvolvimento Local Sustentável no Município de Tamandaré- PE |
title_fullStr |
City Marketing, Empresarialismo Turístico e Desenvolvimento Local Sustentável no Município de Tamandaré- PE |
title_full_unstemmed |
City Marketing, Empresarialismo Turístico e Desenvolvimento Local Sustentável no Município de Tamandaré- PE |
title_sort |
City Marketing, Empresarialismo Turístico e Desenvolvimento Local Sustentável no Município de Tamandaré- PE |
author |
Fernando Braga e Silva, Antonio |
author_facet |
Fernando Braga e Silva, Antonio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernando Braga e Silva, Antonio |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Ribeiro Leal, Suely |
contributor_str_mv |
Maria Ribeiro Leal, Suely |
dc.subject.por.fl_str_mv |
City Marketing Empresarialismo Turístico Desenvolvimento Sustentável Tamandaré |
topic |
City Marketing Empresarialismo Turístico Desenvolvimento Sustentável Tamandaré |
description |
Este trabalho de dissertação propõe-se a construir reflexões sobre a importância do papel exercido pelo city marketing e pelo empresarialismo turístico na promoção do desenvolvimento local sustentável, focando o município de Tamandaré, no estado de Pernambuco, como possível alvo de alternativas, por parte do poder publico, voltadas para dinamização da atividade turística.Com base numa leitura aportada nas abordagens de autores como Kotler, Harvey Sanchez, Leal, entre outros, procura-se resgatar as principais visões teóricas com respeito às temáticas do marketing dos lugares e do city marketing, do empreendedorismo e empresarialismo urbano, e do papel do turismo no desenvolvimento local sustentável. Face à importância da recuperação do patrimônio ambiental de Tamandaré, hoje em franca degradação, e a necessidade de reapropriação do seu acervo cultural, histórico e artístico, como vetores principais na promoção de um projeto de desenvolvimento com bases sustentáveis, considera-se de fundamental importância realizar uma análise empírica apoiada na percepção dos atores locais. Com este intuito buscouse avaliar junto aos moradores, veranistas, turistas e representantes dos segmentos público e privado, a sua percepção sobre a problemática local e seu grau de envolvimento no sentido da superação dos estrangulamentos críticos de natureza econômica, social e ambiental por que passa o município. Tem-se a convicção de que a cooperação entre os atores, por meio de um modelo participativo de gestão e governança compartilhada, constitui-se no caminho principal para possibilitar e embasar um planejamento estratégico centrado no city marketing e no empresarialismo urbano. As experiências de incentivo ao empresarialismo turístico atuando dentro de uma visão compartilhada com governo e sociedade, visando ao desenvolvimento sustentável por meio do uso da ferramenta city marketing, têm tido histórias de sucesso em cidades como Barcelona (Espanha), Lisboa (Portugal) e Curitiba (Brasil). A adoção deste modelo, associado à formulação de estratégias de desenvolvimento endógeno e voltadas à internacionalização do lugar, visto que o espaço econômico hoje ultrapassa as fronteiras locais, sendo um desafio do mercado e do Estado, constituem-se, sem dúvida, em ferramenta imprescindível aos gestores públicos na implantação do planejamento estratégico voltado para promoção do desenvolvimento local sustentável |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-12T18:34:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-06-12T18:34:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Fernando Braga e Silva, Antonio; Maria Ribeiro Leal, Suely. City Marketing, Empresarialismo Turístico e Desenvolvimento Local Sustentável no Município de Tamandaré- PE. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Gestão e Pública p/ o Desenvolvimento do Nordeste, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7676 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/64986/0013000009vcb |
identifier_str_mv |
Fernando Braga e Silva, Antonio; Maria Ribeiro Leal, Suely. City Marketing, Empresarialismo Turístico e Desenvolvimento Local Sustentável no Município de Tamandaré- PE. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Gestão e Pública p/ o Desenvolvimento do Nordeste, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007. ark:/64986/0013000009vcb |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7676 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7676/4/arquivo7788_1.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7676/1/arquivo7788_1.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7676/2/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7676/3/arquivo7788_1.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4b89667871072cb4737f29d15c92beb3 c83b7bb02904cf8849a1653bdf96823c 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 c1a1a29124b0b7cc0d59ac43baa95be3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1815172773106941952 |