A mobilidade urbana e a crescente utilização do transporte individual motorizado: a percepção de futuros condutores de Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ELIAS, Carlos Augusto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29573
Resumo: Essa dissertação procura entender quais as percepções dos futuros condutores quanto ao crescente uso de formas individuais motorizadas de deslocamento, especialmente por automóvel e motocicleta em detrimento do transporte público de massas, buscando compreender as variáveis dessa motivação. Dessa forma, a pesquisa tem como objetivos, procurar conhecer qual o perfil dos futuros condutores sujeitos à primeira habilitação, qual a dimensão da vontade de utilização dos modos motorizados públicos e privados de transporte, e se o automóvel e a motocicleta são percebidos apenas como possíveis soluções aos problemas do transporte público. Busca adicionalmente conhecer como o transporte público é visto, como se dá sua utilização e quais as formas que esses futuros condutores se deslocam e pretendem se deslocar após habilitados. A literatura automotiva demonstra quão importante para sociedade moderna foi a invenção dos primeiros veículos automotores e como as distâncias foram reduzidas depois do surgimento e utilização em grande escala desses veículos. O referencial teórico é baseado nos elementos e na importância que a mobilidade urbana possui na vida das pessoas e das cidades. O estudo empírico foi realizado em Recife-PE com candidatos à primeira habilitação no Departamento de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE) nas categorias “A” – apenas motocicletas, “B” – apenas automóveis e “AB” contemplando os dois tipos de veículos descritos. Como análise dos resultados conclui-se que (i) uma maioria era usuária do transporte público, intencionam deixar o automóvel e a motocicleta em casa, caso já o tenham ou adquiram se o transporte coletivo apresentasse melhor nível de serviço. Apesar disso, uma parcela dos usuários é cativa do carro e da moto e nada de positivo realizado no transporte coletivo os fariam mudar de modal; (ii) que apesar da crescente produção e comercialização das motocicletas, a população pesquisada demonstrou uma enorme aversão em utilizar motos; (iii) as principais características negativas do transporte público sob a ótica da maioria da população pesquisada é inversamente proporcional às opções de escolha para utilização de carros; (iv) o gênero é um fator que influencia na predominância da característica “independência” apontada mais pelas mulheres do que pelos homens na escolha do modo individual de transporte.
id UFPE_b9078271a8da32f407f9083d831bd533
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/29573
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling ELIAS, Carlos Augustohttp://lattes.cnpq.br/8055991217474226http://lattes.cnpq.br/5541333217408107MAIA, Maria Leonor Alves2019-03-07T21:19:38Z2019-03-07T21:19:38Z2012-02-29https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29573Essa dissertação procura entender quais as percepções dos futuros condutores quanto ao crescente uso de formas individuais motorizadas de deslocamento, especialmente por automóvel e motocicleta em detrimento do transporte público de massas, buscando compreender as variáveis dessa motivação. Dessa forma, a pesquisa tem como objetivos, procurar conhecer qual o perfil dos futuros condutores sujeitos à primeira habilitação, qual a dimensão da vontade de utilização dos modos motorizados públicos e privados de transporte, e se o automóvel e a motocicleta são percebidos apenas como possíveis soluções aos problemas do transporte público. Busca adicionalmente conhecer como o transporte público é visto, como se dá sua utilização e quais as formas que esses futuros condutores se deslocam e pretendem se deslocar após habilitados. A literatura automotiva demonstra quão importante para sociedade moderna foi a invenção dos primeiros veículos automotores e como as distâncias foram reduzidas depois do surgimento e utilização em grande escala desses veículos. O referencial teórico é baseado nos elementos e na importância que a mobilidade urbana possui na vida das pessoas e das cidades. O estudo empírico foi realizado em Recife-PE com candidatos à primeira habilitação no Departamento de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE) nas categorias “A” – apenas motocicletas, “B” – apenas automóveis e “AB” contemplando os dois tipos de veículos descritos. Como análise dos resultados conclui-se que (i) uma maioria era usuária do transporte público, intencionam deixar o automóvel e a motocicleta em casa, caso já o tenham ou adquiram se o transporte coletivo apresentasse melhor nível de serviço. Apesar disso, uma parcela dos usuários é cativa do carro e da moto e nada de positivo realizado no transporte coletivo os fariam mudar de modal; (ii) que apesar da crescente produção e comercialização das motocicletas, a população pesquisada demonstrou uma enorme aversão em utilizar motos; (iii) as principais características negativas do transporte público sob a ótica da maioria da população pesquisada é inversamente proporcional às opções de escolha para utilização de carros; (iv) o gênero é um fator que influencia na predominância da característica “independência” apontada mais pelas mulheres do que pelos homens na escolha do modo individual de transporte.This dissertation seeks to understand the perceptions of future drivers about the increasing use of individual motorized forms of travel, especially by car and motorcycle at the expense of public transport mass, trying to understand the variables that motivation. Thus, the research aims, seeking to know what the profile of future drivers subject to first enable the size of which will use motorized modes of public and private transport, and the car and the motorcycle are only perceived as potential solutions the problems of public transport. Searching additionally known as public transport is seen as giving up their use and ways that these future drivers moving and want to move after enabled. The automotive literature shows how important to modern society was the invention of the first automobile and how the distances were reduced after emergence and large-scale use of these vehicles. The theoretical framework is based on the elements and importance of urban mobility has on people's lives and cities. The empirical study was conducted in Recife-PE with the first qualification candidates in DETRAN of Pernambuco in categories "A" - just motorcycles, "B" - just cars and "AB" contemplating the two types of vehicles described. As analysis of the results it is concluded that (i) a majority were users of public transport, intend to leave the car and motorcycle at home, where they already have or acquire if the mass transit submit better level of service. Nevertheless, a portion of users is captive of the car and the bike and nothing positive accomplished in the public transport modal would change, (ii) that despite the increased production and marketing of motorcycles, the population studied showed a huge aversion to using bikes, (iii) the main negative features of public transport from the perspective of the majority of the surveyed population is inversely proportional to the options for car use, (iv) gender is a factor that influences the predominant characteristic "independence" pointed more by women than by men in the choice of the individual mode of transport.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessA mobilidade urbana e a crescente utilização do transporte individual motorizado: a percepção de futuros condutores de Pernambucoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Carlos Augusto Elias de Souza.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Carlos Augusto Elias de Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1314https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29573/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Carlos%20Augusto%20Elias%20de%20Souza.pdf.jpg144f300e3481db1283e85c1f474ace26MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Carlos Augusto Elias de Souza.pdfDISSERTAÇÃO Carlos Augusto Elias de Souza.pdfapplication/pdf3851306https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29573/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Carlos%20Augusto%20Elias%20de%20Souza.pdf22d7e591185cb51e4695555039bcaa3bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29573/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29573/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTDISSERTAÇÃO Carlos Augusto Elias de Souza.pdf.txtDISSERTAÇÃO Carlos Augusto Elias de Souza.pdf.txtExtracted texttext/plain216733https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29573/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Carlos%20Augusto%20Elias%20de%20Souza.pdf.txtbd6ca4ed3f60e279eeea02b573a05b62MD54123456789/295732019-10-25 08:31:49.528oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T11:31:49Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A mobilidade urbana e a crescente utilização do transporte individual motorizado: a percepção de futuros condutores de Pernambuco
title A mobilidade urbana e a crescente utilização do transporte individual motorizado: a percepção de futuros condutores de Pernambuco
spellingShingle A mobilidade urbana e a crescente utilização do transporte individual motorizado: a percepção de futuros condutores de Pernambuco
ELIAS, Carlos Augusto
title_short A mobilidade urbana e a crescente utilização do transporte individual motorizado: a percepção de futuros condutores de Pernambuco
title_full A mobilidade urbana e a crescente utilização do transporte individual motorizado: a percepção de futuros condutores de Pernambuco
title_fullStr A mobilidade urbana e a crescente utilização do transporte individual motorizado: a percepção de futuros condutores de Pernambuco
title_full_unstemmed A mobilidade urbana e a crescente utilização do transporte individual motorizado: a percepção de futuros condutores de Pernambuco
title_sort A mobilidade urbana e a crescente utilização do transporte individual motorizado: a percepção de futuros condutores de Pernambuco
author ELIAS, Carlos Augusto
author_facet ELIAS, Carlos Augusto
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8055991217474226
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5541333217408107
dc.contributor.author.fl_str_mv ELIAS, Carlos Augusto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MAIA, Maria Leonor Alves
contributor_str_mv MAIA, Maria Leonor Alves
description Essa dissertação procura entender quais as percepções dos futuros condutores quanto ao crescente uso de formas individuais motorizadas de deslocamento, especialmente por automóvel e motocicleta em detrimento do transporte público de massas, buscando compreender as variáveis dessa motivação. Dessa forma, a pesquisa tem como objetivos, procurar conhecer qual o perfil dos futuros condutores sujeitos à primeira habilitação, qual a dimensão da vontade de utilização dos modos motorizados públicos e privados de transporte, e se o automóvel e a motocicleta são percebidos apenas como possíveis soluções aos problemas do transporte público. Busca adicionalmente conhecer como o transporte público é visto, como se dá sua utilização e quais as formas que esses futuros condutores se deslocam e pretendem se deslocar após habilitados. A literatura automotiva demonstra quão importante para sociedade moderna foi a invenção dos primeiros veículos automotores e como as distâncias foram reduzidas depois do surgimento e utilização em grande escala desses veículos. O referencial teórico é baseado nos elementos e na importância que a mobilidade urbana possui na vida das pessoas e das cidades. O estudo empírico foi realizado em Recife-PE com candidatos à primeira habilitação no Departamento de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE) nas categorias “A” – apenas motocicletas, “B” – apenas automóveis e “AB” contemplando os dois tipos de veículos descritos. Como análise dos resultados conclui-se que (i) uma maioria era usuária do transporte público, intencionam deixar o automóvel e a motocicleta em casa, caso já o tenham ou adquiram se o transporte coletivo apresentasse melhor nível de serviço. Apesar disso, uma parcela dos usuários é cativa do carro e da moto e nada de positivo realizado no transporte coletivo os fariam mudar de modal; (ii) que apesar da crescente produção e comercialização das motocicletas, a população pesquisada demonstrou uma enorme aversão em utilizar motos; (iii) as principais características negativas do transporte público sob a ótica da maioria da população pesquisada é inversamente proporcional às opções de escolha para utilização de carros; (iv) o gênero é um fator que influencia na predominância da característica “independência” apontada mais pelas mulheres do que pelos homens na escolha do modo individual de transporte.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-02-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-07T21:19:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-03-07T21:19:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29573
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29573/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Carlos%20Augusto%20Elias%20de%20Souza.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29573/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Carlos%20Augusto%20Elias%20de%20Souza.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29573/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29573/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29573/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Carlos%20Augusto%20Elias%20de%20Souza.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 144f300e3481db1283e85c1f474ace26
22d7e591185cb51e4695555039bcaa3b
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
bd6ca4ed3f60e279eeea02b573a05b62
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310863819898880