Avaliação de modelos de coleta seletiva de recicláveis secos em perfis socioeconômicos : Estudo de Caso Recife-PE
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Data de Publicação: | 2020 |
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Resumo: | A coleta seletiva de resíduos recicláveis é um dos instrumentos instituídos pela Lei nº 12.305/2010, a qual estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos do Brasil. No entanto, é um serviço que esbarra em diversos entraves por ser oneroso, ineficiente, por vezes inadequado às particularidades socioeconômicas das áreas na qual foi implantada, além de inviável para a maioria dos programas municipais de coleta seletiva do país, realidade na qual se enquadra a cidade de Recife, Pernambuco. Com base neste cenário, a presente pesquisa busca avaliar modelos de coleta seletiva quanto às dimensões econômica, ambiental e social para os diferentes perfis socioeconômicos de Recife. Para tanto, o estudo foi estruturado em cinco etapas: i) tipificação dos perfis socioeconômicos dos setores de coleta; ii) seleção dos setores de coleta representativos; iii) diagnóstico dos setores de coleta representativos; iv) proposição de modelos de coleta seletiva; e, por fim, v) avaliação de modelos propositivos de coleta seletiva. Neste sentido, foram selecionados cinco setores de coleta de resíduos sólidos domiciliares representativos de áreas de classe alta verticalizada, média com alta e baixa concentração populacional, baixa e comercial da capital pernambucana. Estes setores foram diagnosticados quanto aos indicadores socioeconômicos, demográfico, bem como de geração e de composição gravimétrica dos resíduos. Em seguida, foram determinados modelos propositivos de coleta seletiva pautados na tipologia do resíduo, na modalidade adotada e no agente de coleta responsável pela execução do serviço, os quais foram avaliados em função das dimensões econômica, ambiental e social. Os resultados revelaram que os setores de maior renda sinalizaram elevada geração per capita de resíduos domiciliares, com destaque para os materiais recicláveis, em especial o plástico, além de concentrarem população de cor branca e idosa residindo em edificações do tipo apartamento. Por outro lado, os setores de menor poder aquisitivo caracterizaram-se pela baixa geração de resíduos por habitante, com destaque para os resíduos alimentares, assim como pela predominância de jovens de cor preta, parda e amarela residindo em edificações do tipo casa. Verificou a proposição de quatro modelos de coleta seletiva pautados no arranjo formado pela coleta de recicláveis secos em fluxo único realizadas pelas coletas porta a porta ou mista e executados por empresas terceirizadas ou pela parceria remunerada entre as organizações de catadores de materiais recicláveis com a prefeitura. Por fim, notou que a coleta porta a porta de resíduos recicláveis em fluxo único realizada por organizações de catadores remunerados em parceria com a prefeitura foi o modelo seletivo melhor avaliado para todos os perfis socioeconômicos estudados. No entanto, um modelo de coleta seletiva mais bem avaliado não implica que seja ideal. Logo, requer ações contínuas, paulatinas e efetivas de planejamento estratégico, bem como de fomento aos aspectos político, técnico, institucional, regulatório, mercadológico, entre outros, para o incentivo e expansão do serviço prestado. |
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No entanto, é um serviço que esbarra em diversos entraves por ser oneroso, ineficiente, por vezes inadequado às particularidades socioeconômicas das áreas na qual foi implantada, além de inviável para a maioria dos programas municipais de coleta seletiva do país, realidade na qual se enquadra a cidade de Recife, Pernambuco. Com base neste cenário, a presente pesquisa busca avaliar modelos de coleta seletiva quanto às dimensões econômica, ambiental e social para os diferentes perfis socioeconômicos de Recife. Para tanto, o estudo foi estruturado em cinco etapas: i) tipificação dos perfis socioeconômicos dos setores de coleta; ii) seleção dos setores de coleta representativos; iii) diagnóstico dos setores de coleta representativos; iv) proposição de modelos de coleta seletiva; e, por fim, v) avaliação de modelos propositivos de coleta seletiva. Neste sentido, foram selecionados cinco setores de coleta de resíduos sólidos domiciliares representativos de áreas de classe alta verticalizada, média com alta e baixa concentração populacional, baixa e comercial da capital pernambucana. Estes setores foram diagnosticados quanto aos indicadores socioeconômicos, demográfico, bem como de geração e de composição gravimétrica dos resíduos. Em seguida, foram determinados modelos propositivos de coleta seletiva pautados na tipologia do resíduo, na modalidade adotada e no agente de coleta responsável pela execução do serviço, os quais foram avaliados em função das dimensões econômica, ambiental e social. Os resultados revelaram que os setores de maior renda sinalizaram elevada geração per capita de resíduos domiciliares, com destaque para os materiais recicláveis, em especial o plástico, além de concentrarem população de cor branca e idosa residindo em edificações do tipo apartamento. Por outro lado, os setores de menor poder aquisitivo caracterizaram-se pela baixa geração de resíduos por habitante, com destaque para os resíduos alimentares, assim como pela predominância de jovens de cor preta, parda e amarela residindo em edificações do tipo casa. Verificou a proposição de quatro modelos de coleta seletiva pautados no arranjo formado pela coleta de recicláveis secos em fluxo único realizadas pelas coletas porta a porta ou mista e executados por empresas terceirizadas ou pela parceria remunerada entre as organizações de catadores de materiais recicláveis com a prefeitura. Por fim, notou que a coleta porta a porta de resíduos recicláveis em fluxo único realizada por organizações de catadores remunerados em parceria com a prefeitura foi o modelo seletivo melhor avaliado para todos os perfis socioeconômicos estudados. No entanto, um modelo de coleta seletiva mais bem avaliado não implica que seja ideal. Logo, requer ações contínuas, paulatinas e efetivas de planejamento estratégico, bem como de fomento aos aspectos político, técnico, institucional, regulatório, mercadológico, entre outros, para o incentivo e expansão do serviço prestado.FACEPEThe selective collection of recyclable waste is one of the instruments established by Law No. 12,305 / 2010, which consists of the National Solid Waste Policy of Brazil. However, it is a service that comes up against several obstacles because it is costly, inefficient, sometimes inadequate to the socioeconomic particularities of the areas in which it was implemented, in addition to being unfeasible for most municipal selective collection programs in the country, a reality in which it fits. the city of Recife, Pernambuco. Based on this scenario, the present research seeks to evaluate models of selective collection regarding the economic, environmental and social dimensions for the different socioeconomic profiles of Recife. To this end, the study was structured in five stages: i) classification of the socioeconomic profiles of the collection sectors; ii) selection of representative collection sectors; iii) diagnosis of the representative collection sectors; iv) proposition of selective collection models; and, finally, v) evaluation of proposed models of selective collection. In this sense, five sectors of collection of household solid residues were selected, representative of areas of verticalized upper class, medium with high and low population, low and commercial concentration of the capital of Pernambuco. These sectors were diagnosed in terms of socioeconomic and demographic indicators, as well as the generation and gravimetric composition of the waste. Then, propositive models of selective collection were determined based on the type of waste, the modality adopted and the collection agent responsible for the execution of the service, which were evaluated according to the economic, environmental and social dimensions. The results revealed that the higher income sectors signaled a high per capita generation of household waste, with emphasis on recyclable materials, especially plastic, in addition to concentrating the white and elderly population residing in apartment-type buildings. On the other hand, the sectors with lower purchasing power were characterized by low generation of waste per inhabitant, with emphasis on food waste, as well as the predominance of young people of black, brown and yellow color residing in house-type buildings. It verified the proposition of four selective collection models based on the arrangement formed by the collection of dry recyclables in a single flow carried out by door to door or mixed collections and carried out by outsourced companies or by the paid partnership between organizations of recyclable material collectors with the city hall. Finally, he noted that door-to-door collection of recyclable waste in a single flow carried out by organizations of paid scavengers in partnership with the city hall was the selective model best evaluated for all the socioeconomic profiles studied. However, a better assessed model of selective collection does not imply that it is ideal. Therefore, it requires continuous, gradual and effective strategic planning actions, as well as promoting political, technical, institutional, regulatory and marketing aspects, among others, to encourage and expand the service provided.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia CivilGestão integrada de resíduos sólidosModelos de coleta seletivaResponsabilidade socioambientalAvaliação de modelos de coleta seletiva de recicláveis secos em perfis socioeconômicos : Estudo de Caso Recife-PEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTTESE Rodrigo Cândido Passos da Silva.pdf.txtTESE Rodrigo Cândido Passos da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain467952https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40107/4/TESE%20Rodrigo%20C%c3%a2ndido%20Passos%20da%20Silva.pdf.txt1de25f9b4aa9bc4fef0dfc974a5048cbMD54THUMBNAILTESE Rodrigo Cândido Passos da Silva.pdf.jpgTESE Rodrigo Cândido Passos da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1262https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40107/5/TESE%20Rodrigo%20C%c3%a2ndido%20Passos%20da%20Silva.pdf.jpg8120c8da19becaefae9fc2f5e2355285MD55ORIGINALTESE Rodrigo Cândido Passos da Silva.pdfTESE Rodrigo Cândido Passos da Silva.pdfapplication/pdf4356860https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40107/1/TESE%20Rodrigo%20C%c3%a2ndido%20Passos%20da%20Silva.pdf844e974b09a0beef59e94108521d5eeeMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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