Est(éticas) cosplay : performatividades que possibilitam viver o consumo nômade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOURA, Bruno Melo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45309
Resumo: O cosplay é um fenômeno capaz de ilustrar como as práticas de consumo podem ser investigadas como um mosaico de relações culturais. Não à toa, as performances vivenciadas com o cosplay represenam diversos temas investigados pela pesquisa do consumidor que trata do consumo como uma prática cultural: se caracterizam como produções de fãs, atestam a capacidade prossumidora dos praticantes, indicam a co-criação de experiências extraordinárias e, enfim, revelam performatividades que aludem a posicionamentos sociais para além das relações mercadológicas. Logo, o arranjo das múltiplas performances exercidas pelos cosplayers lhes possibilita tanto a compreensão e elaboração de si próprios, quanto do ethos em que atuam de maneira participativa. Esta possibilidade nos leva a acessar a obra de Michel Foucault para investigar as performances dos cosplayers, evocando o conceito da est(ética): quando sujeitos elaboram a ética que guia sua existência através de noções estéticas em que se relacionam consigo mesmo e com o tecido social em que vivem. Assim, nosso estudo busca responder a seguinte pergunta de pesquisa: como cosplayers produzem est(ética)s por meio de suas performances interfandômicas? Nesta articulação, a estética é uma forma de elaborar interacionalmente as éticas que conduzem as práticas de consumo de sujeitos investigados: os cosplayers. Para responder à pergunta de pesquisa, realizamos uma etnografia entre 2019 e 2021 quando coletamos dados através de netnografias, entrevistas etnográficas, etnometodologias virtuais e autoetnografia com cosplayers dispersos geograficamente nos cinco continentes, mas alcançáveis pela convergência e conectividade das redes sociais. Os corpora da pesquisa foram analisados através de uma arqueogenealogia, a metodologia foucaultiana que permite a inferência de éticas que guiam a produção de sujeitos. Tal esforço analítico permitiu a inferência de três est(éticas) cosplay: mercado, fanidade e política. Quando combinadas, estas est(éticas) representam reflexões sobre o arranjo de performances dos cosplayers, os levando a: estabelecer uma cultura de si sobre o que são fãs, agenciar os próprios desejos em sua atuação prossumidora, co-criar experiências de amor às suas relações de consumo e, ainda, articular resistências mútuas em performatividades socioculturais. Enfim, as est(éticas) cosplay elucidam que é possível tanto viver uma vida bela através de práticas de consumo, quanto extrapolar a iterabilidade inerente às performances dos consumidores. Ambos aspectos, quando combinados, dão evidencias de um consumo nômade em que os praticantes criam seus próprios desejos.
id UFPE_b9dc97e9b9b16e9033b787914b808176
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/45309
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling MOURA, Bruno Melohttp://lattes.cnpq.br/4175571719803868http://lattes.cnpq.br/2313504052405431SOUZA-LEÃO, André Luiz Maranhão de2022-07-28T16:01:55Z2022-07-28T16:01:55Z2022-03-29MOURA, Bruno Melo. Est(éticas) cosplay: performatividades que possibilitam viver o consumo nômade. 2022. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45309O cosplay é um fenômeno capaz de ilustrar como as práticas de consumo podem ser investigadas como um mosaico de relações culturais. Não à toa, as performances vivenciadas com o cosplay represenam diversos temas investigados pela pesquisa do consumidor que trata do consumo como uma prática cultural: se caracterizam como produções de fãs, atestam a capacidade prossumidora dos praticantes, indicam a co-criação de experiências extraordinárias e, enfim, revelam performatividades que aludem a posicionamentos sociais para além das relações mercadológicas. Logo, o arranjo das múltiplas performances exercidas pelos cosplayers lhes possibilita tanto a compreensão e elaboração de si próprios, quanto do ethos em que atuam de maneira participativa. Esta possibilidade nos leva a acessar a obra de Michel Foucault para investigar as performances dos cosplayers, evocando o conceito da est(ética): quando sujeitos elaboram a ética que guia sua existência através de noções estéticas em que se relacionam consigo mesmo e com o tecido social em que vivem. Assim, nosso estudo busca responder a seguinte pergunta de pesquisa: como cosplayers produzem est(ética)s por meio de suas performances interfandômicas? Nesta articulação, a estética é uma forma de elaborar interacionalmente as éticas que conduzem as práticas de consumo de sujeitos investigados: os cosplayers. Para responder à pergunta de pesquisa, realizamos uma etnografia entre 2019 e 2021 quando coletamos dados através de netnografias, entrevistas etnográficas, etnometodologias virtuais e autoetnografia com cosplayers dispersos geograficamente nos cinco continentes, mas alcançáveis pela convergência e conectividade das redes sociais. Os corpora da pesquisa foram analisados através de uma arqueogenealogia, a metodologia foucaultiana que permite a inferência de éticas que guiam a produção de sujeitos. Tal esforço analítico permitiu a inferência de três est(éticas) cosplay: mercado, fanidade e política. Quando combinadas, estas est(éticas) representam reflexões sobre o arranjo de performances dos cosplayers, os levando a: estabelecer uma cultura de si sobre o que são fãs, agenciar os próprios desejos em sua atuação prossumidora, co-criar experiências de amor às suas relações de consumo e, ainda, articular resistências mútuas em performatividades socioculturais. Enfim, as est(éticas) cosplay elucidam que é possível tanto viver uma vida bela através de práticas de consumo, quanto extrapolar a iterabilidade inerente às performances dos consumidores. Ambos aspectos, quando combinados, dão evidencias de um consumo nômade em que os praticantes criam seus próprios desejos.FACEPECosplay is a phenomenon capable of illustrating how consumption practices can be investigated as a mosaic of cultural relations. It is not by chance that the performances experienced with cosplay represent several themes investigated by consumer research that deals with consumption as a cultural practice: they are characterized as fan productions, attest to the prosumer capacity of practitioners, indicate the co-creation of extraordinary experiences, and, finally, they reveal performativities that allude to social positions beyond market relations. Therefore, the arrangement of the multiple performances performed by the cosplayers allows them both to understand and elaborate on themselves and the ethos in which they act in a participatory way. This possibility leads us to access the work of Michel Foucault to investigate the cosplayers' performances, evoking the concept of aesth(ethics): when subjects elaborate on the ethics that guide their existence through aesthetic notions in which they relate to themselves and the fabric society in which they live. Thus, our study seeks to answer the following research question: how do cosplayers produce aesth(ethics) through interfandomic performances? In this articulation, aesthetics is a way of interactionally elaborating the ethics that guide the consumption practices of the investigated subjects: the cosplayers. To answer the research question, we carried out an ethnography between 2019 and 2021 when we collected data through netnographies, ethnographic interviews, virtual ethnomethodologies, and autoethnography with cosplayers geographically dispersed on five continents but reachable through the convergence and connectivity of social networks. The corpora research were analyzed through an archeogenealogy, the Foucauldian methodology that allows the inference of ethics that guide the production of subjects. Such an analytical effort allowed the inference of three cosplay aesth(ethics): market, fannish, and politics. When combined, these aesth(ethics) represent reflections on the arrangement of cosplayers' performances, leading them to establish a culture of themselves about what they are fans of, assemble their desires in their prosumer performance, co-create experiences of love to their consumer relations, and also, to articulate mutual resistances in sociocultural performativities. Finally, cosplay aesth(ethics) elucidates that it is possible to live a beautiful life through consumption practices and extrapolate the iterability inherent to consumer performances. Both aspects, when combined, give evidence of a nomadic consumption in which practitioners create their desires.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AdministracaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEtnografiaArqueogenealogiaSubjetivaçãoEst(éticas) cosplay : performatividades que possibilitam viver o consumo nômadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82142https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45309/3/license.txt6928b9260b07fb2755249a5ca9903395MD53ORIGINALTESE Bruno Melo Moura.pdfTESE Bruno Melo Moura.pdfapplication/pdf6265400https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45309/1/TESE%20Bruno%20Melo%20Moura.pdf8dc31305c857f1142b39441cd158614eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45309/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTTESE Bruno Melo Moura.pdf.txtTESE Bruno Melo Moura.pdf.txtExtracted texttext/plain1238251https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45309/4/TESE%20Bruno%20Melo%20Moura.pdf.txt38e81194571998b5c2768e0f7594f2a0MD54THUMBNAILTESE Bruno Melo Moura.pdf.jpgTESE Bruno Melo Moura.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1341https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45309/5/TESE%20Bruno%20Melo%20Moura.pdf.jpg78d79c95c2168464d9f3a9b7d5d107a6MD55123456789/453092022-07-29 02:35:58.991oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212022-07-29T05:35:58Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Est(éticas) cosplay : performatividades que possibilitam viver o consumo nômade
title Est(éticas) cosplay : performatividades que possibilitam viver o consumo nômade
spellingShingle Est(éticas) cosplay : performatividades que possibilitam viver o consumo nômade
MOURA, Bruno Melo
Etnografia
Arqueogenealogia
Subjetivação
title_short Est(éticas) cosplay : performatividades que possibilitam viver o consumo nômade
title_full Est(éticas) cosplay : performatividades que possibilitam viver o consumo nômade
title_fullStr Est(éticas) cosplay : performatividades que possibilitam viver o consumo nômade
title_full_unstemmed Est(éticas) cosplay : performatividades que possibilitam viver o consumo nômade
title_sort Est(éticas) cosplay : performatividades que possibilitam viver o consumo nômade
author MOURA, Bruno Melo
author_facet MOURA, Bruno Melo
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4175571719803868
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2313504052405431
dc.contributor.author.fl_str_mv MOURA, Bruno Melo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SOUZA-LEÃO, André Luiz Maranhão de
contributor_str_mv SOUZA-LEÃO, André Luiz Maranhão de
dc.subject.por.fl_str_mv Etnografia
Arqueogenealogia
Subjetivação
topic Etnografia
Arqueogenealogia
Subjetivação
description O cosplay é um fenômeno capaz de ilustrar como as práticas de consumo podem ser investigadas como um mosaico de relações culturais. Não à toa, as performances vivenciadas com o cosplay represenam diversos temas investigados pela pesquisa do consumidor que trata do consumo como uma prática cultural: se caracterizam como produções de fãs, atestam a capacidade prossumidora dos praticantes, indicam a co-criação de experiências extraordinárias e, enfim, revelam performatividades que aludem a posicionamentos sociais para além das relações mercadológicas. Logo, o arranjo das múltiplas performances exercidas pelos cosplayers lhes possibilita tanto a compreensão e elaboração de si próprios, quanto do ethos em que atuam de maneira participativa. Esta possibilidade nos leva a acessar a obra de Michel Foucault para investigar as performances dos cosplayers, evocando o conceito da est(ética): quando sujeitos elaboram a ética que guia sua existência através de noções estéticas em que se relacionam consigo mesmo e com o tecido social em que vivem. Assim, nosso estudo busca responder a seguinte pergunta de pesquisa: como cosplayers produzem est(ética)s por meio de suas performances interfandômicas? Nesta articulação, a estética é uma forma de elaborar interacionalmente as éticas que conduzem as práticas de consumo de sujeitos investigados: os cosplayers. Para responder à pergunta de pesquisa, realizamos uma etnografia entre 2019 e 2021 quando coletamos dados através de netnografias, entrevistas etnográficas, etnometodologias virtuais e autoetnografia com cosplayers dispersos geograficamente nos cinco continentes, mas alcançáveis pela convergência e conectividade das redes sociais. Os corpora da pesquisa foram analisados através de uma arqueogenealogia, a metodologia foucaultiana que permite a inferência de éticas que guiam a produção de sujeitos. Tal esforço analítico permitiu a inferência de três est(éticas) cosplay: mercado, fanidade e política. Quando combinadas, estas est(éticas) representam reflexões sobre o arranjo de performances dos cosplayers, os levando a: estabelecer uma cultura de si sobre o que são fãs, agenciar os próprios desejos em sua atuação prossumidora, co-criar experiências de amor às suas relações de consumo e, ainda, articular resistências mútuas em performatividades socioculturais. Enfim, as est(éticas) cosplay elucidam que é possível tanto viver uma vida bela através de práticas de consumo, quanto extrapolar a iterabilidade inerente às performances dos consumidores. Ambos aspectos, quando combinados, dão evidencias de um consumo nômade em que os praticantes criam seus próprios desejos.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-28T16:01:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-28T16:01:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-03-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MOURA, Bruno Melo. Est(éticas) cosplay: performatividades que possibilitam viver o consumo nômade. 2022. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45309
identifier_str_mv MOURA, Bruno Melo. Est(éticas) cosplay: performatividades que possibilitam viver o consumo nômade. 2022. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Administracao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45309/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45309/1/TESE%20Bruno%20Melo%20Moura.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45309/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45309/4/TESE%20Bruno%20Melo%20Moura.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45309/5/TESE%20Bruno%20Melo%20Moura.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6928b9260b07fb2755249a5ca9903395
8dc31305c857f1142b39441cd158614e
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
38e81194571998b5c2768e0f7594f2a0
78d79c95c2168464d9f3a9b7d5d107a6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310730286891008