A trama dos sons : invenção e arquivo na fabricação de uma escuta do Nordeste (1910-1950)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VENTURA, Leonardo Carneiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42008
Resumo: Este trabalho trata da emergência de um dispositivo arquivístico sonoro pensado para reter o que seriam as dimensões sonora e musical da região Nordeste. Entrecruzando práticas discursivas oriundas do campo da imprensa, da literatura, dos estudos do folclore, da música, da poesia, ele investiga os fios de som acionados por determinados agentes na elaboração do que seria uma sonoridade e uma musicalidade nordestinas. Para tanto, propõe as noções de regime de audibilidade e cartografia auditiva. A primeira funciona para nomear o conjunto de imagens sonoras associadas, desde as primeiras décadas do século XX, ao espaço imaginado do Nordeste, assim como suas condições históricas de surgimento. A segunda cuida de identificar nas obras – acadêmica, literária, musical – de determinados autores, autoras e artistas, os traços de sonoridade e de musicalidade que operam para constituir o Nordeste enquanto território sonorizado, musicado. Este trabalho busca pensar a elaboração de um arquivo sonoro para o espaço nordestino, enquanto produto do enfrentamento do tempo, em especial, do advento da modernidade, por determinados grupos atuantes na sociedade brasileira naquele período. Leva em conta os movimentos aglutinantes de pessoas e ideias como o Regionalismo Tradicionalista, o Modernismo, ambos da década de 1920, além do Movimento Folclórico, de final da década de 1940. Segue o entrelaçamento de suas linhas até o surgimento de uma indústria fonográfica, com polos de produção nas cidades do Rio de Janeiro e Recife, além de perseguir outras práticas sonoras que contribuíram para cristalizar a ideia de uma música e um som do Nordeste, enquanto, ao mesmo tempo, excluía dela os corpos dos cantadores e cantadoras que, em primeiro lugar, os inspiraram.
id UFPE_baf8666cc5a4101e0170314905432370
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/42008
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling VENTURA, Leonardo Carneirohttp://lattes.cnpq.br/3876181915963041http://lattes.cnpq.br/7585947992338412ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de2021-12-08T18:30:11Z2021-12-08T18:30:11Z2021-08-30VENTURA, Leonardo Carneiro. A trama dos sons : invenção e arquivo na fabricação de uma escuta do Nordeste (1910-1950). 2021. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42008Este trabalho trata da emergência de um dispositivo arquivístico sonoro pensado para reter o que seriam as dimensões sonora e musical da região Nordeste. Entrecruzando práticas discursivas oriundas do campo da imprensa, da literatura, dos estudos do folclore, da música, da poesia, ele investiga os fios de som acionados por determinados agentes na elaboração do que seria uma sonoridade e uma musicalidade nordestinas. Para tanto, propõe as noções de regime de audibilidade e cartografia auditiva. A primeira funciona para nomear o conjunto de imagens sonoras associadas, desde as primeiras décadas do século XX, ao espaço imaginado do Nordeste, assim como suas condições históricas de surgimento. A segunda cuida de identificar nas obras – acadêmica, literária, musical – de determinados autores, autoras e artistas, os traços de sonoridade e de musicalidade que operam para constituir o Nordeste enquanto território sonorizado, musicado. Este trabalho busca pensar a elaboração de um arquivo sonoro para o espaço nordestino, enquanto produto do enfrentamento do tempo, em especial, do advento da modernidade, por determinados grupos atuantes na sociedade brasileira naquele período. Leva em conta os movimentos aglutinantes de pessoas e ideias como o Regionalismo Tradicionalista, o Modernismo, ambos da década de 1920, além do Movimento Folclórico, de final da década de 1940. Segue o entrelaçamento de suas linhas até o surgimento de uma indústria fonográfica, com polos de produção nas cidades do Rio de Janeiro e Recife, além de perseguir outras práticas sonoras que contribuíram para cristalizar a ideia de uma música e um som do Nordeste, enquanto, ao mesmo tempo, excluía dela os corpos dos cantadores e cantadoras que, em primeiro lugar, os inspiraram.This work deals with the emergence of a sound archival device designed to retain what would be the sound and musical dimensions of the Northeast region of Brazil. Crossing discursive practices from the field of literature, folklore studies, music, poetry, he investigates the threads of sound activated by certain agents in the elaboration of what would be a northeastern sonority and musicality. Therefore, it proposes the notions of audibility regime and auditory cartography. The first works to name the set of sound images associated, since the first decades of the 20th century, with the imagined space of the Northeast of Brazil, as well as its historical conditions of appearance. The second seeks to identify in the works – folkloric, literary, musical – by certain authors and artists, the sonority and musicality traits that operate to constitute the Northeast of Brazil as a territory with sounds and music. This work seeks to think about the elaboration of a sound archive for the Northeastern space, as a product of the confrontation of time, in particular, of the advent of modernity, by certain social groups. It takes into account the agglutinating movements such as Traditionalist Regionalism, Modernism, both from the 1920s, in addition to the Folklore Movement, from the late 1940s. It follows the intertwining of its lines until the emergence of a phonographic industry, with production centers in the cities of Rio de Janeiro and Recife, in addition to pursuing other sound practices that contributed to embodying the idea of a music and a sound from the Northeast, while, at the same time, excluding from it the bodies of male and female singers who inspired them in the first place.Ce travail traite de l'émergence d'un dispositif sonore d'archives destiné à retenir ce que seraient les dimensions sonores et musicales de la région du Nord-Est du Brésil. Croisant des pratiques discursives issues du domaine de la littérature, des études folkloriques, de la musique, de la poésie, il explore les fils sonores activés par certains agents dans l'élaboration de ce que seraient une sonorité et une musicalité nord-orientales. Il propose donc les notions de régime d'audibilité et de cartographie auditive. Les premières oeuvres pour nommer l'ensemble des images sonores associées, depuis les premières décennies du XXe siècle, à l'espace imaginé du Nord-Est du Brésil, ainsi qu'à ses conditions historiques d'apparition. La seconde cherche à identifier dans les œuvres – folkloriques, littéraires, musicales – de certains auteurs, auteurs et artistes, les traits de sonorité et de musicalité qui opèrent pour constituer le Nord-Est du Brésil comme territoire de sons et de musique. Ce travail cherche à réfléchir à l'élaboration d'une archive sonore pour l'espace du Nord-Est, comme produit de la confrontation du temps, en particulier, de l'avènement de la modernité, par certains groupes sociaux. Il prend en compte les mouvements agglutinants tels que le régionalisme traditionaliste, le modernisme, tous deux des années 1920, en plus du mouvement folklorique, de la fin des années 1940. dans les villes de Rio de Janeiro et de Recife, en plus de poursuivre d'autres pratiques saines qui ont contribué à incarner l'idée d'une chanson et d'un son du Nord-Est, tout en en excluant les corps des chanteurs et chanteuses qui, en premier lieu, les ont inspirés.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em HistoriaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessBrasil, Nordeste - HistóriaArquivos sonoros – Brasil, NordesteCartografia auditivaMúsicaA trama dos sons : invenção e arquivo na fabricação de uma escuta do Nordeste (1910-1950)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTTESE Leonardo Carneiro Ventura.pdf.txtTESE Leonardo Carneiro Ventura.pdf.txtExtracted texttext/plain1083092https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/42008/4/TESE%20Leonardo%20Carneiro%20Ventura.pdf.txt629c76e841f7fb7af92743b74b39ae21MD54THUMBNAILTESE Leonardo Carneiro Ventura.pdf.jpgTESE Leonardo Carneiro Ventura.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1147https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/42008/5/TESE%20Leonardo%20Carneiro%20Ventura.pdf.jpg7a490b916c63ace9b185ee66346b7874MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/42008/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALTESE Leonardo Carneiro Ventura.pdfTESE Leonardo Carneiro Ventura.pdfapplication/pdf3661308https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/42008/1/TESE%20Leonardo%20Carneiro%20Ventura.pdf4f0380505662be4bb6b4bb31f9957b3fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81908https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/42008/3/license.txtc59d330e2c454f71974f5866a0e8a96aMD53123456789/420082021-12-09 02:09:15.042oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212021-12-09T05:09:15Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A trama dos sons : invenção e arquivo na fabricação de uma escuta do Nordeste (1910-1950)
title A trama dos sons : invenção e arquivo na fabricação de uma escuta do Nordeste (1910-1950)
spellingShingle A trama dos sons : invenção e arquivo na fabricação de uma escuta do Nordeste (1910-1950)
VENTURA, Leonardo Carneiro
Brasil, Nordeste - História
Arquivos sonoros – Brasil, Nordeste
Cartografia auditiva
Música
title_short A trama dos sons : invenção e arquivo na fabricação de uma escuta do Nordeste (1910-1950)
title_full A trama dos sons : invenção e arquivo na fabricação de uma escuta do Nordeste (1910-1950)
title_fullStr A trama dos sons : invenção e arquivo na fabricação de uma escuta do Nordeste (1910-1950)
title_full_unstemmed A trama dos sons : invenção e arquivo na fabricação de uma escuta do Nordeste (1910-1950)
title_sort A trama dos sons : invenção e arquivo na fabricação de uma escuta do Nordeste (1910-1950)
author VENTURA, Leonardo Carneiro
author_facet VENTURA, Leonardo Carneiro
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3876181915963041
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7585947992338412
dc.contributor.author.fl_str_mv VENTURA, Leonardo Carneiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de
contributor_str_mv ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de
dc.subject.por.fl_str_mv Brasil, Nordeste - História
Arquivos sonoros – Brasil, Nordeste
Cartografia auditiva
Música
topic Brasil, Nordeste - História
Arquivos sonoros – Brasil, Nordeste
Cartografia auditiva
Música
description Este trabalho trata da emergência de um dispositivo arquivístico sonoro pensado para reter o que seriam as dimensões sonora e musical da região Nordeste. Entrecruzando práticas discursivas oriundas do campo da imprensa, da literatura, dos estudos do folclore, da música, da poesia, ele investiga os fios de som acionados por determinados agentes na elaboração do que seria uma sonoridade e uma musicalidade nordestinas. Para tanto, propõe as noções de regime de audibilidade e cartografia auditiva. A primeira funciona para nomear o conjunto de imagens sonoras associadas, desde as primeiras décadas do século XX, ao espaço imaginado do Nordeste, assim como suas condições históricas de surgimento. A segunda cuida de identificar nas obras – acadêmica, literária, musical – de determinados autores, autoras e artistas, os traços de sonoridade e de musicalidade que operam para constituir o Nordeste enquanto território sonorizado, musicado. Este trabalho busca pensar a elaboração de um arquivo sonoro para o espaço nordestino, enquanto produto do enfrentamento do tempo, em especial, do advento da modernidade, por determinados grupos atuantes na sociedade brasileira naquele período. Leva em conta os movimentos aglutinantes de pessoas e ideias como o Regionalismo Tradicionalista, o Modernismo, ambos da década de 1920, além do Movimento Folclórico, de final da década de 1940. Segue o entrelaçamento de suas linhas até o surgimento de uma indústria fonográfica, com polos de produção nas cidades do Rio de Janeiro e Recife, além de perseguir outras práticas sonoras que contribuíram para cristalizar a ideia de uma música e um som do Nordeste, enquanto, ao mesmo tempo, excluía dela os corpos dos cantadores e cantadoras que, em primeiro lugar, os inspiraram.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-08T18:30:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-08T18:30:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VENTURA, Leonardo Carneiro. A trama dos sons : invenção e arquivo na fabricação de uma escuta do Nordeste (1910-1950). 2021. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42008
identifier_str_mv VENTURA, Leonardo Carneiro. A trama dos sons : invenção e arquivo na fabricação de uma escuta do Nordeste (1910-1950). 2021. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Historia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/42008/4/TESE%20Leonardo%20Carneiro%20Ventura.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/42008/5/TESE%20Leonardo%20Carneiro%20Ventura.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/42008/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/42008/1/TESE%20Leonardo%20Carneiro%20Ventura.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/42008/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 629c76e841f7fb7af92743b74b39ae21
7a490b916c63ace9b185ee66346b7874
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
4f0380505662be4bb6b4bb31f9957b3f
c59d330e2c454f71974f5866a0e8a96a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310729933520896