Jogos Blotto Sequenciais com Informação Imperfeita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Giannini Italino Alves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/00130000072w2
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12298
Resumo: Jogos Blotto são jogos nos quais os jogadores devem decidir como alocar seus recursos privados em um número nito de prêmios. Na maioria dos trabalhos desenvolvidos sobre Jogos Blotto, assume-se que os jogadores avaliam os prêmios da mesma forma, que estes tomam as decisões de alocação de forma simultânea, que o jogador que mais investir recurso em um particular prêmio sempre o ganha e que os jogadores possuem informação perfeita a respeito dos recursos privados dos seus oponentes. Nesta dissertação, modelamos Jogos Blotto sequenciais em que suprimimos a suposição de informação perfeita, por parte do jogador que se move primeiro, acerca dos recursos orçamentários de seu oponente. Mais especi camente, supomos que o jogador que se move primeiro sabe apenas que os recursos de seu oponente são distribuídos de acordo com uma dada função de distribuição acumulada, enquanto que o oponente, que se move depois, tem informação perfeita sobre toda a estrutura do jogo, inclusive sobre a alocação escolhida pelo primeiro jogador. Para cada modelo estudado, apresentamos as estratégias de equilíbrio de jogo. Adicionalmente, apresentamos um modelo de Jogo Blotto sequencial com informação imperfeita no qual assumimos a hipótese de que o jogador que mais alocar recursos em um determinado prêmio não o ganha com probabilidade um, mas apenas possui maior probabilidade de ganhá-lo, sendo que esta probabilidade é igual a proporção de recursos alocados pelo jogador para o determinado prêmio em relação à soma das alocações de todos os jogadores neste prêmio.
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Nesta dissertação, modelamos Jogos Blotto sequenciais em que suprimimos a suposição de informação perfeita, por parte do jogador que se move primeiro, acerca dos recursos orçamentários de seu oponente. Mais especi camente, supomos que o jogador que se move primeiro sabe apenas que os recursos de seu oponente são distribuídos de acordo com uma dada função de distribuição acumulada, enquanto que o oponente, que se move depois, tem informação perfeita sobre toda a estrutura do jogo, inclusive sobre a alocação escolhida pelo primeiro jogador. Para cada modelo estudado, apresentamos as estratégias de equilíbrio de jogo. Adicionalmente, apresentamos um modelo de Jogo Blotto sequencial com informação imperfeita no qual assumimos a hipótese de que o jogador que mais alocar recursos em um determinado prêmio não o ganha com probabilidade um, mas apenas possui maior probabilidade de ganhá-lo, sendo que esta probabilidade é igual a proporção de recursos alocados pelo jogador para o determinado prêmio em relação à soma das alocações de todos os jogadores neste prêmio.CAPESporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTeoria dos JogosJogos Blotto SequenciaisInformação ImperfeitaEquilíbrio de NashEquilíbrio de Subjogo PerfeitoJogos Blotto Sequenciais com Informação Imperfeitainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Giannini Italino Vieira.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Giannini Italino Vieira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1149https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/12298/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Giannini%20Italino%20Vieira.pdf.jpg5d5c42ec9d2673298542be52b2d255afMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Giannini Italino Vieira.pdfDISSERTAÇÃO Giannini Italino Vieira.pdfapplication/pdf1131512https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/12298/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Giannini%20Italino%20Vieira.pdf1d1c4b9697bb54f6674c877898f4a1a8MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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