As lutas dos professores da rede pública estadual em Pernambuco: o novo sindicalismo e a formação do SINTEPE
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Data de Publicação: | 2014 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28161 |
Resumo: | A presente dissertação discute sobre as experiências de lutas dos professores da rede pública estadual em Pernambuco no período compreendido entre a eclosão da primeira greve geral da categoria, em 1979, – evento significativo do impacto do novo sindicalismo no movimento dos professores no Estado –, e a formação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE), no início de 1990. Em nossa análise focamos as lutas empreendidas pelos mestres pernambucanos sob a batuta da Associação dos Professores do Ensino Oficial de Pernambuco (APENOPE). Deste modo, consideramos a importância dos congressos e encontros organizados pela entidade no sentido de articular os interesses da categoria, bem como seu caráter propositivo quanto a questões relacionadas à política nacional; como também enfatizamos os momentos de radicalização das lutas dos professores: as greves. Estas, que se constituíram como vetores significativos para a construção da identificação dos mestres enquanto classe de trabalhadores em educação, o que contribuiu para a formação de um sindicato único de representação de todos os profissionais ligados à Escola Pública e à rede oficial de ensino do Estado de Pernambuco. A partir disto, buscamos discutir sobre o processo pelo qual os professores passam a se constituir enquanto uma categoria de trabalhadores, decantando em sua configuração como uma força política e social. |
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SILVA, Max Rodolfo Roque dahttp://lattes.cnpq.br/2558799579688400http://lattes.cnpq.br/3966877544841288SILVA, André Gustavo Ferreira da2018-12-12T18:45:52Z2018-12-12T18:45:52Z2014-08-29https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28161ark:/64986/0013000005s1rA presente dissertação discute sobre as experiências de lutas dos professores da rede pública estadual em Pernambuco no período compreendido entre a eclosão da primeira greve geral da categoria, em 1979, – evento significativo do impacto do novo sindicalismo no movimento dos professores no Estado –, e a formação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE), no início de 1990. Em nossa análise focamos as lutas empreendidas pelos mestres pernambucanos sob a batuta da Associação dos Professores do Ensino Oficial de Pernambuco (APENOPE). Deste modo, consideramos a importância dos congressos e encontros organizados pela entidade no sentido de articular os interesses da categoria, bem como seu caráter propositivo quanto a questões relacionadas à política nacional; como também enfatizamos os momentos de radicalização das lutas dos professores: as greves. Estas, que se constituíram como vetores significativos para a construção da identificação dos mestres enquanto classe de trabalhadores em educação, o que contribuiu para a formação de um sindicato único de representação de todos os profissionais ligados à Escola Pública e à rede oficial de ensino do Estado de Pernambuco. A partir disto, buscamos discutir sobre o processo pelo qual os professores passam a se constituir enquanto uma categoria de trabalhadores, decantando em sua configuração como uma força política e social.CAPESThe present dissertation discusses about the experiences of fights of teachers of public state network in Pernambuco in the period understood between the outbreak of the first general strike of the category in 1979 - significant event of the impact of the new unionism in the movement of teachers in the state - and the formation of the Union of Education Workers of Pernambuco (SINTEPE) in early 1990. In our analysis we focus the struggles undertaken by masters pernambucans under the baton of the Teachers Association of Official Teaching of Pernambuco (APENOPE). Thus, we consider the importance of the congresses and meetings organized by the entity towards articulate the interests of the category, as well as its propositional character as to questions national politic; as also we emphasize the moments of radicalization of the struggles of teachers: the strikes. These, who constituted as significative vectors for the construction of identification of masters as a class of workers in education, which contributed to the formation of a union single of the representation of all professionals connected to the Public School and the teaching network official of the State Pernambuco. From this, we search discuss about the process by which teachers to passes the constituted as a category of workers, decanting in its configuration as a political and social force.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSindicalismoEducação - HistóriaUFPE - Pós-graduaçãoAs lutas dos professores da rede pública estadual em Pernambuco: o novo sindicalismo e a formação do SINTEPEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Max Rodolfo Roque da Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Max Rodolfo Roque da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1246https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/28161/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Max%20Rodolfo%20Roque%20da%20Silva.pdf.jpg5db6aa4d13935e74e7d267bfeb417179MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Max Rodolfo Roque da Silva.pdfDISSERTAÇÃO Max Rodolfo Roque da Silva.pdfapplication/pdf1037794https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/28161/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Max%20Rodolfo%20Roque%20da%20Silva.pdf730db42495bffffca71bb6746983b932MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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