As ondas musicais do Pós - Manguebit
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
dARK ID: | ark:/64986/0013000014qs6 |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19199 |
Resumo: | tese aborda o debate sobre algumas das ondas musicais que surgiram após o Manguebit – manifestação cultural que marcou a cultura local nos anos 1990 e que teve importantes representantes da música pernambucana reconhecidos nacionalmente e no mundo afora, como: Chico Science, Nação Zumbi, Mundo Livre S/A, Mestre Ambrósio, Otto etc. Tendo como foco as análises a partir dos estudos culturais, comunicacionais, sociológicos e antropológicos sobre Cena, Movimento e Carreiras Musicais, principalmente. Escolhemos algumas das manifestações musicais que mais destacaram-se dentre os agrupamentos musicais do Pós-Manguebit: Recife Lo-fi, TsuMangue e Cena Beto. Como forma de encontrar alguns pontos-chave no ambiente musical do Grande Recife do século XXI. As formas de agrupamentos em meio à música despertam o interesse da pesquisa em entender como ocorrem essas dinâmicas de encontros e desencontros, consensos e dissensos, afinidades sociais e violências simbólicas, só para citar algumas maneiras de partilha do sensível musical. E o conceito de onda musical ajuda-nos a entender melhor como os agentes contemporâneos atuam de forma fragmentada, efêmera, líquida e fluída nos grupos que têm a música enquanto sentido aglutinador das manifestações culturais. As movimentações da música alternativa contemporânea da Região Metropolitana da capital pernambucana, tendo como estudo de caso as ondas do Pós-Manguebit pretendem abordar uma parcela da complexa dinâmica cultural recifense mais recente. |
id |
UFPE_bd3c88d2e8431e4854d682995d9dc98b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/19199 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
MAIA JÚNIOR, Ricardo César Camposhttp://lattes.cnpq.br/1413740336961367http://lattes.cnpq.br/6366551742319233JANOTTI JÚNIOR, Jeder Silveira2017-06-22T14:29:24Z2017-06-22T14:29:24Z2016-02-26https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19199ark:/64986/0013000014qs6tese aborda o debate sobre algumas das ondas musicais que surgiram após o Manguebit – manifestação cultural que marcou a cultura local nos anos 1990 e que teve importantes representantes da música pernambucana reconhecidos nacionalmente e no mundo afora, como: Chico Science, Nação Zumbi, Mundo Livre S/A, Mestre Ambrósio, Otto etc. Tendo como foco as análises a partir dos estudos culturais, comunicacionais, sociológicos e antropológicos sobre Cena, Movimento e Carreiras Musicais, principalmente. Escolhemos algumas das manifestações musicais que mais destacaram-se dentre os agrupamentos musicais do Pós-Manguebit: Recife Lo-fi, TsuMangue e Cena Beto. Como forma de encontrar alguns pontos-chave no ambiente musical do Grande Recife do século XXI. As formas de agrupamentos em meio à música despertam o interesse da pesquisa em entender como ocorrem essas dinâmicas de encontros e desencontros, consensos e dissensos, afinidades sociais e violências simbólicas, só para citar algumas maneiras de partilha do sensível musical. E o conceito de onda musical ajuda-nos a entender melhor como os agentes contemporâneos atuam de forma fragmentada, efêmera, líquida e fluída nos grupos que têm a música enquanto sentido aglutinador das manifestações culturais. As movimentações da música alternativa contemporânea da Região Metropolitana da capital pernambucana, tendo como estudo de caso as ondas do Pós-Manguebit pretendem abordar uma parcela da complexa dinâmica cultural recifense mais recente.The thesis discusses the debate on the musical wave that emerged after the Manguebit - cultural event that marked the local culture in the 1990s and had important representatives of Pernambuco music recognized nationally and worldwide, as Chico Science, Nação Zumbi, Mundo Livre S/A, Mestre Ambrósio, Otto etc. Focusing on analysis from cultural studies, communication, sociological and anthropological on scene, movement and music careers, mostly. We chose some of the musical manifestations that most stood out among the musical groups of the Post-Manguebit: Recife Lo-fi, TsuMangue and Cena Beto. In order to find some key points in the musical environment of Recife of the twenty-first century. The grouping forms amid music arouse the interest of research to understand how these dynamics of meetings and disagreements, consensus and dissent, social affinities and symbolic violence, just to name a few ways of sharing sensitive musical. And the concept of musical wave helps us to better understand how the contemporary agents act in a fragmented, ephemeral, liquid and fluid way in groups that have music as a unifying sense of cultural manifestations. The drives by the contemporary alternative music in the Metropolitan Region of Recife, having as a case study of the waves of Post-Manguebit intend to approach a portion of the complex latest Recife cultural dynamics.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPós-ManguebitOndas musicaisCenaMovimentoCarreiraPost-ManguebitMusical wavesSceneMovementCareerAs ondas musicais do Pós - Manguebitinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTese - As Ondas Musicais do Pós-Manguebit - Ricardo Maia.com.pdf.jpgTese - As Ondas Musicais do Pós-Manguebit - Ricardo Maia.com.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1176https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/19199/5/Tese%20-%20As%20Ondas%20Musicais%20do%20P%c3%b3s-Manguebit%20-%20Ricardo%20Maia.com.pdf.jpgf0d140bd4f5f777957ce81eecad59a04MD55ORIGINALTese - As Ondas Musicais do Pós-Manguebit - Ricardo Maia.com.pdfTese - As Ondas Musicais do Pós-Manguebit - Ricardo Maia.com.pdfapplication/pdf3068947https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/19199/1/Tese%20-%20As%20Ondas%20Musicais%20do%20P%c3%b3s-Manguebit%20-%20Ricardo%20Maia.com.pdf22686e6c32fe763057f349d5056f9033MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/19199/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/19199/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTTese - As Ondas Musicais do Pós-Manguebit - Ricardo Maia.com.pdf.txtTese - As Ondas Musicais do Pós-Manguebit - Ricardo Maia.com.pdf.txtExtracted texttext/plain555691https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/19199/4/Tese%20-%20As%20Ondas%20Musicais%20do%20P%c3%b3s-Manguebit%20-%20Ricardo%20Maia.com.pdf.txt5331d731a8291aa69d3b5571810fa17eMD54123456789/191992019-10-25 06:44:51.706oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T09:44:51Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As ondas musicais do Pós - Manguebit |
title |
As ondas musicais do Pós - Manguebit |
spellingShingle |
As ondas musicais do Pós - Manguebit MAIA JÚNIOR, Ricardo César Campos Pós-Manguebit Ondas musicais Cena Movimento Carreira Post-Manguebit Musical waves Scene Movement Career |
title_short |
As ondas musicais do Pós - Manguebit |
title_full |
As ondas musicais do Pós - Manguebit |
title_fullStr |
As ondas musicais do Pós - Manguebit |
title_full_unstemmed |
As ondas musicais do Pós - Manguebit |
title_sort |
As ondas musicais do Pós - Manguebit |
author |
MAIA JÚNIOR, Ricardo César Campos |
author_facet |
MAIA JÚNIOR, Ricardo César Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1413740336961367 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6366551742319233 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MAIA JÚNIOR, Ricardo César Campos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
JANOTTI JÚNIOR, Jeder Silveira |
contributor_str_mv |
JANOTTI JÚNIOR, Jeder Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pós-Manguebit Ondas musicais Cena Movimento Carreira Post-Manguebit Musical waves Scene Movement Career |
topic |
Pós-Manguebit Ondas musicais Cena Movimento Carreira Post-Manguebit Musical waves Scene Movement Career |
description |
tese aborda o debate sobre algumas das ondas musicais que surgiram após o Manguebit – manifestação cultural que marcou a cultura local nos anos 1990 e que teve importantes representantes da música pernambucana reconhecidos nacionalmente e no mundo afora, como: Chico Science, Nação Zumbi, Mundo Livre S/A, Mestre Ambrósio, Otto etc. Tendo como foco as análises a partir dos estudos culturais, comunicacionais, sociológicos e antropológicos sobre Cena, Movimento e Carreiras Musicais, principalmente. Escolhemos algumas das manifestações musicais que mais destacaram-se dentre os agrupamentos musicais do Pós-Manguebit: Recife Lo-fi, TsuMangue e Cena Beto. Como forma de encontrar alguns pontos-chave no ambiente musical do Grande Recife do século XXI. As formas de agrupamentos em meio à música despertam o interesse da pesquisa em entender como ocorrem essas dinâmicas de encontros e desencontros, consensos e dissensos, afinidades sociais e violências simbólicas, só para citar algumas maneiras de partilha do sensível musical. E o conceito de onda musical ajuda-nos a entender melhor como os agentes contemporâneos atuam de forma fragmentada, efêmera, líquida e fluída nos grupos que têm a música enquanto sentido aglutinador das manifestações culturais. As movimentações da música alternativa contemporânea da Região Metropolitana da capital pernambucana, tendo como estudo de caso as ondas do Pós-Manguebit pretendem abordar uma parcela da complexa dinâmica cultural recifense mais recente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-02-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-06-22T14:29:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-06-22T14:29:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19199 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/64986/0013000014qs6 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19199 |
identifier_str_mv |
ark:/64986/0013000014qs6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Comunicacao |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/19199/5/Tese%20-%20As%20Ondas%20Musicais%20do%20P%c3%b3s-Manguebit%20-%20Ricardo%20Maia.com.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/19199/1/Tese%20-%20As%20Ondas%20Musicais%20do%20P%c3%b3s-Manguebit%20-%20Ricardo%20Maia.com.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/19199/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/19199/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/19199/4/Tese%20-%20As%20Ondas%20Musicais%20do%20P%c3%b3s-Manguebit%20-%20Ricardo%20Maia.com.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f0d140bd4f5f777957ce81eecad59a04 22686e6c32fe763057f349d5056f9033 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08 5331d731a8291aa69d3b5571810fa17e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1815173002685317120 |