Heinrich Moser, um artista pioneiro do Design : perspectivas da história do Design e memória gráfica pernambucana, no início do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LÓCIO, Leopoldina Mariz
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51714
Resumo: Esta tese investiga a trajetória e a obra gráfica de Heinrich Moser, um artista alemão que viveu em Pernambuco no início do século XX. Avalia-se a sua contribuição ao Design pernambucano, ainda em seus primórdios, por meio do conjunto de suas produções gráficas e de sua atividade profissional por uma perspectiva mais ampla, considerando sua atuação na imprensa, em periódicos, no meio editorial, na publicidade, na indústria gráfica em geral e como docente da Escola de Belas Artes de Pernambuco. O levantamento da vida de H. Moser e sua obra, relacionada ao que hoje se entende como Design gráfico, foi realizado em acervos públicos e privados, além de uma intensa investigação em jornais da época digitalizados e disponíveis on- line. Para análise dos dados foram considerados o contexto da época e as relações pessoais de H. Moser. Além disso, buscou-se avaliar algumas de suas produções sob a perspectiva do Design da informação, a partir das teorias de Twyman (1979, 1985) e Ashwin (1979), sendo assim possível refletir sobre a linguagem gráfica e soluções visuais adotadas pelo artista. Levou-se em conta ainda a possível influência dos movimentos estéticos daquele período histórico em sua obra. Foi observado que as soluções gráficas e diferentes estilos em suas produções estavam relacionados ao objetivo específico de cada trabalho e à temática solicitada pelo cliente de acordo com o público a ser alcançado, evidenciando assim práticas de um profissional de Design. Como docente, teve influência significativa na construção das disciplinas curriculares da Escola de Belas Artes de Pernambuco. Nos programas propostos por H. Moser, foram encontrados exercícios didáticos relacionados à produção gráfica da época, evidenciando a conexão dessa disciplina com o Design gráfico. A presente pesquisa identificou que as diversas produções gráficas de H. Moser, bem como sua atuação como docente, representam uma significativa contribuição para a história do Design e para a memória gráfica de Pernambuco. Dessa forma, é possível confirmar e reconhecer H. Moser como um dos pioneiros do Design brasileiro.
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O levantamento da vida de H. Moser e sua obra, relacionada ao que hoje se entende como Design gráfico, foi realizado em acervos públicos e privados, além de uma intensa investigação em jornais da época digitalizados e disponíveis on- line. Para análise dos dados foram considerados o contexto da época e as relações pessoais de H. Moser. Além disso, buscou-se avaliar algumas de suas produções sob a perspectiva do Design da informação, a partir das teorias de Twyman (1979, 1985) e Ashwin (1979), sendo assim possível refletir sobre a linguagem gráfica e soluções visuais adotadas pelo artista. Levou-se em conta ainda a possível influência dos movimentos estéticos daquele período histórico em sua obra. Foi observado que as soluções gráficas e diferentes estilos em suas produções estavam relacionados ao objetivo específico de cada trabalho e à temática solicitada pelo cliente de acordo com o público a ser alcançado, evidenciando assim práticas de um profissional de Design. Como docente, teve influência significativa na construção das disciplinas curriculares da Escola de Belas Artes de Pernambuco. Nos programas propostos por H. Moser, foram encontrados exercícios didáticos relacionados à produção gráfica da época, evidenciando a conexão dessa disciplina com o Design gráfico. A presente pesquisa identificou que as diversas produções gráficas de H. Moser, bem como sua atuação como docente, representam uma significativa contribuição para a história do Design e para a memória gráfica de Pernambuco. Dessa forma, é possível confirmar e reconhecer H. Moser como um dos pioneiros do Design brasileiro.This thesis investigates the trajectory and graphic work of Heinrich Moser, a German artist who lived in Pernambuco at the beginning of the 20th century. H. Moser ́s contribution to the beginnings of Pernambuco Design is evaluated, through the set of his graphic productions and professional activities from a broader perspective, considering his performance in the press, in periodicals, in the editorial set, in advertising, in the graphic industry in general and also as professor at the Pernambuco School of Fine Arts. The survey of H. Moser's life and of his work on what today is understood as graphic Design was carried out in public and private collections, and also, through an intense investigation, in digitized newspapers of the time now available online. For data analysis, this thesis took into account the historical and social context of the time and H. Moser's personal relationships. In addition, this thesis sought to evaluate some of his productions from the perspective of information Design, based on the theories of Twyman (1979, 1985) and Ashwin (1979), thus making it possible to reflect on the graphic language and visual solutions adopted by the artist. The possible influence of the aesthetic movements of that historical period on his work was also taken into account. It was observed that the graphic solutions and different styles in their productions were related to the specific objective of each work and the theme requested by the client according to the target audience, thus evidencing practices of a Design professional. As a professor, he had a significant influence on the construction of the curriculum at the Pernambuco School of Fine Arts (EBA). In the programs proposed by H. Moser, didactic exercises related to the graphic production of the time were found, evidencing the connection of this discipline with graphic Design. This research identified that the various graphic productions of H. Moser, as well as his teaching at EBA, represent a significant contribution to the history of Design and to the graphic memory of Pernambuco. In this way, it is possible to confirm and recognize H. Moser as one of the pioneers of Brazilian Design.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessHeinrich MoserMemória gráficaHistória do DesignArtes gráficasDesign gráficoDesign da informaçãoHeinrich Moser, um artista pioneiro do Design : perspectivas da história do Design e memória gráfica pernambucana, no início do século XXinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51714/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTTESE Leopoldina Mariz Lócio.pdf.txtTESE Leopoldina Mariz Lócio.pdf.txtExtracted texttext/plain532735https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51714/4/TESE%20Leopoldina%20Mariz%20L%c3%b3cio.pdf.txtd81bc69de83ce597a4e2602407d66101MD54THUMBNAILTESE Leopoldina Mariz Lócio.pdf.jpgTESE Leopoldina Mariz Lócio.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1243https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51714/5/TESE%20Leopoldina%20Mariz%20L%c3%b3cio.pdf.jpga7696216f0dc9a7e5de0025b9c85f93eMD55ORIGINALTESE Leopoldina Mariz Lócio.pdfTESE Leopoldina Mariz Lócio.pdfapplication/pdf14346436https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51714/1/TESE%20Leopoldina%20Mariz%20L%c3%b3cio.pdfef6f1dad880fe89fec3bdb8045f27711MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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