Diretrizes estratégicas para mobilidade sustentável em campi universitários: campus Recife da UFPE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, Silmara Rufino de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000qwqr
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31951
Resumo: Nas últimas décadas as grandes cidades têm buscado formas mais eficientes e eficazes de trabalhar a problemática da mobilidade urbana, com foco na sustentabilidade. Busca-se com isso reduzir os efeitos das externalidades negativas provocadas pelo transporte, com vistas a estabelecer critérios e ações para melhorar as condições de vida da sociedade e do meio ambiente. A crise de mobilidade nos grandes centros urbanos se ilustra pelos longos congestionamentos e o tempo gasto pelo cidadão para se deslocar. Dentre as áreas problemáticas se encontram os entornos dos campi universitários que passam por grandes transformações e muitos se caracterizam como importantes polos geradores de viagens. Assim, a busca pela mobilidade urbana sustentável se constitui em um desafio para as gestões universitárias. O objetivo desta dissertação é sugerir diretrizes de mobilidade sustentável para campi universitários. Para propor essas estratégias, optou-se por estudar as condições de acessibilidade e mobilidade no Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco. Como metodologia de trabalho, adotou-se a aplicação de questionário a uma amostra representativa de frequentadores do Campus, visando a partir do seu perfil e hábitos, identificar possíveis barreiras e facilidades para a adoção de comportamentos sustentáveis de transportes. A análise dos dados atuais mostra que o transporte coletivo (56%) é o principal modo de transporte utilizado pelos estudantes e o automóvel (70%), o principal utilizado pelos servidores (docentes e técnicos administrativos). Por outro lado, os modos ativos (a pé e bicicleta) atingem percentuais ainda baixos, mas que podem ser incentivados para mudança de comportamento. Análises dos hábitos e opiniões dos usuários permitem propor como diretrizes estratégicas ações que facilitem o gerenciamento da mobilidade. Para incorporar o conceito de mobilidade sustentável, com ampliação da segurança pública e viária, propõem-se melhorias na infraestrutura das vias para pedestres e implantação de ciclovias dentro e no entorno do campus, como também elevar a qualidade e eficiência do transporte coletivo para melhoria do acesso da população ao campus universitário.
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Assim, a busca pela mobilidade urbana sustentável se constitui em um desafio para as gestões universitárias. O objetivo desta dissertação é sugerir diretrizes de mobilidade sustentável para campi universitários. Para propor essas estratégias, optou-se por estudar as condições de acessibilidade e mobilidade no Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco. Como metodologia de trabalho, adotou-se a aplicação de questionário a uma amostra representativa de frequentadores do Campus, visando a partir do seu perfil e hábitos, identificar possíveis barreiras e facilidades para a adoção de comportamentos sustentáveis de transportes. A análise dos dados atuais mostra que o transporte coletivo (56%) é o principal modo de transporte utilizado pelos estudantes e o automóvel (70%), o principal utilizado pelos servidores (docentes e técnicos administrativos). Por outro lado, os modos ativos (a pé e bicicleta) atingem percentuais ainda baixos, mas que podem ser incentivados para mudança de comportamento. Análises dos hábitos e opiniões dos usuários permitem propor como diretrizes estratégicas ações que facilitem o gerenciamento da mobilidade. Para incorporar o conceito de mobilidade sustentável, com ampliação da segurança pública e viária, propõem-se melhorias na infraestrutura das vias para pedestres e implantação de ciclovias dentro e no entorno do campus, como também elevar a qualidade e eficiência do transporte coletivo para melhoria do acesso da população ao campus universitário.In the last decades the big cities have searched for more efficient and effective ways of working the problem of the urban mobility, with focus in the sustainability. The aim is to reduce the effects of negative externalities caused by transport, with a view to establishing criteria and actions to improve the living conditions of society and the environment. The crisis of mobility in large urban centers is illustrated by the long congestions and the time spent by people to move. Among the problematic areas the university campuses surroundings are included; they undergo major transformations and many are characterized as important poles that generate travels. Thus, the search for sustainable urban mobility constitutes a challenge for the university management. The objective of this dissertation is to propose sustainable mobility guidelines for university campuses. To propose these strategies, it was decided to study the accessibility and mobility conditions at Campus Recife at the Federal University of Pernambuco. As a working methodology, it was decided to apply questionnaires to a representative sample of Campus visitors, aiming at, based on their profile and habits, identifying the barriers and facilities for the adoption of sustainable transport behaviors. The analysis of the current data shows that public transport (56%) is the main mode of transport used by students and the automobile (70%), the main one used by public servants (teachers and administrative technicians). On the other hand, active modes (walking and cycling) reach even low percentages but they can be encouraged for changing behaviors. Analyzes of users' habits and opinions allow us to propose, as strategic guidelines, actions that facilitate the management of mobility. In order to incorporate the concept of sustainable mobility, with an increase in public security and road safety, improvements are proposed in the infrastructure of pedestrian routes and the implantation of bicycle paths in and around the campus, as well as raising the quality and efficiency of collective transportation to improve access to the university campus.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia CivilMobilidade urbanaSustentávelGerenciamento de mobilidadeCampi universitáriosDiretrizes estratégicas para mobilidade sustentável em campi universitários: campus Recife da UFPEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Silmara Rufino de Melo.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Silmara Rufino de Melo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1207https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31951/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Silmara%20Rufino%20de%20Melo.pdf.jpg65ac11fc7b102791aadbc530ea3e6d3eMD56ORIGINALDISSERTAÇÃO Silmara Rufino de Melo.pdfDISSERTAÇÃO Silmara Rufino de Melo.pdfapplication/pdf5382541https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31951/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Silmara%20Rufino%20de%20Melo.pdf9ac7ee3eaf846cebf3cd0121efef6754MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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