Amo Muito Tudo Isso: O relacionamento marca-consumidor sob o enfoque da fenomenologia clarificadora de Edmund Husserl
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1131 |
Resumo: | O relacionamento marca-consumidor é um fenômeno interpessoal construído de forma dialética-dialógica-discursiva entre parceiros. De fato, a relação é dialética por se constituir da síntese das interações dos discursos objetivados dialogicamente entre marca e consumidor. A intersubjetividade é presente no momento em que esse fenômeno ocorre num vivido partilhado pelos parceiros, os quais conjuntamente (ao se relacionarem) constroem um novo ser , ou seja, o nós . Esse ser não pode ser compreendido apenas como a soma de eus dos parceiros, posto que, o nós é composto pelas vozes da marca e do consumidor, assim como pelas demais vozes (i.e., eles ) que partilham de tal ser . A qualidade interpessoal, para um fenômeno que é em essência parassocial, emerge da consciência dos seres da marca de que, no cotidiano de vida do nós , eles simulam ser a personificação da marca para o consumidor. A Fenomenologia Clarificadora de Edmund Husserl, apoiada pela base epistemológica dos saberes provenientes da sociologia do conhecimento, relacionamento interpessoal e parassocial, praticante reflexivo, relacionamento marca-consumidor, teorias do animismo e literatura acerca da sociedade de consumo, propicia a clarificação do significado desse fenômeno sob o prisma da persona. O significado do fenômeno relacional marcaconsumidor foi captado por intermédio de entrevistas em profundidade com cinco gerentes da McDonalds. Após a redução fenomenológica, 404 temas foram integrados em seis entidades universais que revestem o significado do relacionamento clarificado: identidade, julgamento, confiança e comprometimento, desempenho, interação e afeto |
id |
UFPE_c2edb68cda7938fe7bdf75257558a204 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/1131 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
FONSECA, Francisco Ricardo BezerraMELLO, Sérgio Carvalho Benício de2014-06-12T15:07:51Z2014-06-12T15:07:51Z2004Ricardo Bezerra Fonseca, Francisco; Carvalho Benício de Mello, Sérgio. Amo Muito Tudo Isso: O relacionamento marca-consumidor sob o enfoque da fenomenologia clarificadora de Edmund Husserl. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1131O relacionamento marca-consumidor é um fenômeno interpessoal construído de forma dialética-dialógica-discursiva entre parceiros. De fato, a relação é dialética por se constituir da síntese das interações dos discursos objetivados dialogicamente entre marca e consumidor. A intersubjetividade é presente no momento em que esse fenômeno ocorre num vivido partilhado pelos parceiros, os quais conjuntamente (ao se relacionarem) constroem um novo ser , ou seja, o nós . Esse ser não pode ser compreendido apenas como a soma de eus dos parceiros, posto que, o nós é composto pelas vozes da marca e do consumidor, assim como pelas demais vozes (i.e., eles ) que partilham de tal ser . A qualidade interpessoal, para um fenômeno que é em essência parassocial, emerge da consciência dos seres da marca de que, no cotidiano de vida do nós , eles simulam ser a personificação da marca para o consumidor. A Fenomenologia Clarificadora de Edmund Husserl, apoiada pela base epistemológica dos saberes provenientes da sociologia do conhecimento, relacionamento interpessoal e parassocial, praticante reflexivo, relacionamento marca-consumidor, teorias do animismo e literatura acerca da sociedade de consumo, propicia a clarificação do significado desse fenômeno sob o prisma da persona. O significado do fenômeno relacional marcaconsumidor foi captado por intermédio de entrevistas em profundidade com cinco gerentes da McDonalds. Após a redução fenomenológica, 404 temas foram integrados em seis entidades universais que revestem o significado do relacionamento clarificado: identidade, julgamento, confiança e comprometimento, desempenho, interação e afetoporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessRelacionamento interpessoal. Relacionamento parassocialRelacionamento marca-consumidorFenomenologia clarificadora. Praticante reflexivoSócioconstrucionismoAmo Muito Tudo Isso: O relacionamento marca-consumidor sob o enfoque da fenomenologia clarificadora de Edmund Husserlinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo1589_1.pdf.jpgarquivo1589_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1498https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/1131/4/arquivo1589_1.pdf.jpgd0123754b6ba826afe02e14958359150MD54ORIGINALarquivo1589_1.pdfapplication/pdf1508493https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/1131/1/arquivo1589_1.pdff1ebd19a3b445687fb9494af3ab82f44MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/1131/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo1589_1.pdf.txtarquivo1589_1.pdf.txtExtracted texttext/plain1107101https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/1131/3/arquivo1589_1.pdf.txtd038789b062dc0ec3730b46e3a015fb9MD53123456789/11312019-10-25 15:56:04.032oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T18:56:04Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Amo Muito Tudo Isso: O relacionamento marca-consumidor sob o enfoque da fenomenologia clarificadora de Edmund Husserl |
title |
Amo Muito Tudo Isso: O relacionamento marca-consumidor sob o enfoque da fenomenologia clarificadora de Edmund Husserl |
spellingShingle |
Amo Muito Tudo Isso: O relacionamento marca-consumidor sob o enfoque da fenomenologia clarificadora de Edmund Husserl FONSECA, Francisco Ricardo Bezerra Relacionamento interpessoal. Relacionamento parassocial Relacionamento marca-consumidor Fenomenologia clarificadora. Praticante reflexivo Sócioconstrucionismo |
title_short |
Amo Muito Tudo Isso: O relacionamento marca-consumidor sob o enfoque da fenomenologia clarificadora de Edmund Husserl |
title_full |
Amo Muito Tudo Isso: O relacionamento marca-consumidor sob o enfoque da fenomenologia clarificadora de Edmund Husserl |
title_fullStr |
Amo Muito Tudo Isso: O relacionamento marca-consumidor sob o enfoque da fenomenologia clarificadora de Edmund Husserl |
title_full_unstemmed |
Amo Muito Tudo Isso: O relacionamento marca-consumidor sob o enfoque da fenomenologia clarificadora de Edmund Husserl |
title_sort |
Amo Muito Tudo Isso: O relacionamento marca-consumidor sob o enfoque da fenomenologia clarificadora de Edmund Husserl |
author |
FONSECA, Francisco Ricardo Bezerra |
author_facet |
FONSECA, Francisco Ricardo Bezerra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FONSECA, Francisco Ricardo Bezerra |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MELLO, Sérgio Carvalho Benício de |
contributor_str_mv |
MELLO, Sérgio Carvalho Benício de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relacionamento interpessoal. Relacionamento parassocial Relacionamento marca-consumidor Fenomenologia clarificadora. Praticante reflexivo Sócioconstrucionismo |
topic |
Relacionamento interpessoal. Relacionamento parassocial Relacionamento marca-consumidor Fenomenologia clarificadora. Praticante reflexivo Sócioconstrucionismo |
description |
O relacionamento marca-consumidor é um fenômeno interpessoal construído de forma dialética-dialógica-discursiva entre parceiros. De fato, a relação é dialética por se constituir da síntese das interações dos discursos objetivados dialogicamente entre marca e consumidor. A intersubjetividade é presente no momento em que esse fenômeno ocorre num vivido partilhado pelos parceiros, os quais conjuntamente (ao se relacionarem) constroem um novo ser , ou seja, o nós . Esse ser não pode ser compreendido apenas como a soma de eus dos parceiros, posto que, o nós é composto pelas vozes da marca e do consumidor, assim como pelas demais vozes (i.e., eles ) que partilham de tal ser . A qualidade interpessoal, para um fenômeno que é em essência parassocial, emerge da consciência dos seres da marca de que, no cotidiano de vida do nós , eles simulam ser a personificação da marca para o consumidor. A Fenomenologia Clarificadora de Edmund Husserl, apoiada pela base epistemológica dos saberes provenientes da sociologia do conhecimento, relacionamento interpessoal e parassocial, praticante reflexivo, relacionamento marca-consumidor, teorias do animismo e literatura acerca da sociedade de consumo, propicia a clarificação do significado desse fenômeno sob o prisma da persona. O significado do fenômeno relacional marcaconsumidor foi captado por intermédio de entrevistas em profundidade com cinco gerentes da McDonalds. Após a redução fenomenológica, 404 temas foram integrados em seis entidades universais que revestem o significado do relacionamento clarificado: identidade, julgamento, confiança e comprometimento, desempenho, interação e afeto |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-12T15:07:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-06-12T15:07:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Ricardo Bezerra Fonseca, Francisco; Carvalho Benício de Mello, Sérgio. Amo Muito Tudo Isso: O relacionamento marca-consumidor sob o enfoque da fenomenologia clarificadora de Edmund Husserl. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1131 |
identifier_str_mv |
Ricardo Bezerra Fonseca, Francisco; Carvalho Benício de Mello, Sérgio. Amo Muito Tudo Isso: O relacionamento marca-consumidor sob o enfoque da fenomenologia clarificadora de Edmund Husserl. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/1131/4/arquivo1589_1.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/1131/1/arquivo1589_1.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/1131/2/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/1131/3/arquivo1589_1.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d0123754b6ba826afe02e14958359150 f1ebd19a3b445687fb9494af3ab82f44 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 d038789b062dc0ec3730b46e3a015fb9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1823423163313160192 |