O uso da bicicleta sob os fundamentos da teoria do comportamento planejado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVEIRA, Mariana Oliveira da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000x7gk
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17552
Resumo: Baseada em fundamentos comportamentais, esta tese apresenta variáveis que influenciam na intenção de uso frequente da bicicleta. Entende-se como uso frequente o relacionado a viagens cotidianas ao trabalho e/ou escola. A abordagem na linha comportamental se deve a relevância desta categoria de pesquisa mediante levantamento bibliográfico sobre motivadores e empecilhos ao uso frequente da bicicleta. A Teoria do Comportamento Planejado (TCP) junto à técnica estatística de regressão logística é adotada para definição de variáveis que influenciam no uso frequente da bicicleta entre 500 não ciclistas e potenciais ciclistas de duas instituições do Recife, do CESAR (empresa de inovação tecnológica) e da UFPE. As variáveis „infraestrutura cicloviária‟, „andar de bicicleta é bom para a saúde‟, „custo para se ter e/ou usar a bicicleta‟, „tempo de deslocamento com o uso da bicicleta‟ e „volume do tráfego motorizado‟ foram as que obtiveram significância estatística na influência de uso frequente da bicicleta entre as duas amostras analisadas. Quando essas variáveis são relacionadas com os fundamentos da Teoria do Comportamento Planejado tem-se que crenças de Atitude e de Controle Comportamental Percebido determinaram o resultado da pesquisa, o que indica que são as variáveis dessas crenças que devem ser trabalhadas nas políticas públicas de incentivo ao uso frequente da bicicleta.
id UFPE_c451fa6e09ce04e2fe926152d0d8f532
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/17552
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling SILVEIRA, Mariana Oliveira dahttp://lattes.cnpq.br/6662906460266573http://lattes.cnpq.br/5541333217408107MAIA, Maria Leonor Alves2016-07-28T12:26:15Z2016-07-28T12:26:15Z2016-03-21https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17552ark:/64986/001300000x7gkBaseada em fundamentos comportamentais, esta tese apresenta variáveis que influenciam na intenção de uso frequente da bicicleta. Entende-se como uso frequente o relacionado a viagens cotidianas ao trabalho e/ou escola. A abordagem na linha comportamental se deve a relevância desta categoria de pesquisa mediante levantamento bibliográfico sobre motivadores e empecilhos ao uso frequente da bicicleta. A Teoria do Comportamento Planejado (TCP) junto à técnica estatística de regressão logística é adotada para definição de variáveis que influenciam no uso frequente da bicicleta entre 500 não ciclistas e potenciais ciclistas de duas instituições do Recife, do CESAR (empresa de inovação tecnológica) e da UFPE. As variáveis „infraestrutura cicloviária‟, „andar de bicicleta é bom para a saúde‟, „custo para se ter e/ou usar a bicicleta‟, „tempo de deslocamento com o uso da bicicleta‟ e „volume do tráfego motorizado‟ foram as que obtiveram significância estatística na influência de uso frequente da bicicleta entre as duas amostras analisadas. Quando essas variáveis são relacionadas com os fundamentos da Teoria do Comportamento Planejado tem-se que crenças de Atitude e de Controle Comportamental Percebido determinaram o resultado da pesquisa, o que indica que são as variáveis dessas crenças que devem ser trabalhadas nas políticas públicas de incentivo ao uso frequente da bicicleta.CAPEsBased on behavioral elements, this thesis introduces variables that influence the intention of frequent use of bicycle. The frequent use is related to daily trips to work and / or school. The approach in behavioral line is due to the relevance of this research category by literature on motivators and obstacles to the frequent use of bicycles. The Theory of Planned Behavior (TPB) with the logistic regression statistical technique is adopted to define variables that influence the frequent use of bicycles among 500 non cyclists and potential cyclists of two institutions of Recife, CESAR (technological innovation company) and UFPE. The variables 'cycling infrastructure', 'cycling is good for health', 'cost to own and / or to use the bicycle', 'travel time using the bicycle' and 'volume of motorized traffic' were which achieved statistical significance in influence of the frequent use of bicycle between the two samples. When these variables are related to the elements of the Theory of Planned Behavior we have that beliefs Attitude and Perception of Behavioral Control determined the research result, which indicates that these variables should be dealt with in the public policies which intends to influence the use of bicycles.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessComportamentoBicicletaTeoria do Comportamento PlanejadoBehaviorBicycleTheory of Planned BehaviorO uso da bicicleta sob os fundamentos da teoria do comportamento planejadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALVERSAO_DEFINITIVA_TESE_MARIANA_OLIVEIRA_DA_SILVEIRA_ENG_CIVIL.pdfVERSAO_DEFINITIVA_TESE_MARIANA_OLIVEIRA_DA_SILVEIRA_ENG_CIVIL.pdfapplication/pdf5294359https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17552/1/VERSAO_DEFINITIVA_TESE_MARIANA_OLIVEIRA_DA_SILVEIRA_ENG_CIVIL.pdf5329bacd52996926c4c8c81038df732aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17552/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17552/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTVERSAO_DEFINITIVA_TESE_MARIANA_OLIVEIRA_DA_SILVEIRA_ENG_CIVIL.pdf.txtVERSAO_DEFINITIVA_TESE_MARIANA_OLIVEIRA_DA_SILVEIRA_ENG_CIVIL.pdf.txtExtracted texttext/plain445280https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17552/4/VERSAO_DEFINITIVA_TESE_MARIANA_OLIVEIRA_DA_SILVEIRA_ENG_CIVIL.pdf.txt907b9e168f8fbd4ea2da1bca9798e822MD54THUMBNAILVERSAO_DEFINITIVA_TESE_MARIANA_OLIVEIRA_DA_SILVEIRA_ENG_CIVIL.pdf.jpgVERSAO_DEFINITIVA_TESE_MARIANA_OLIVEIRA_DA_SILVEIRA_ENG_CIVIL.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1198https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17552/5/VERSAO_DEFINITIVA_TESE_MARIANA_OLIVEIRA_DA_SILVEIRA_ENG_CIVIL.pdf.jpg9c1319eb2fb66ea0c51235478471a14eMD55123456789/175522019-10-25 02:30:50.108oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T05:30:50Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso da bicicleta sob os fundamentos da teoria do comportamento planejado
title O uso da bicicleta sob os fundamentos da teoria do comportamento planejado
spellingShingle O uso da bicicleta sob os fundamentos da teoria do comportamento planejado
SILVEIRA, Mariana Oliveira da
Comportamento
Bicicleta
Teoria do Comportamento Planejado
Behavior
Bicycle
Theory of Planned Behavior
title_short O uso da bicicleta sob os fundamentos da teoria do comportamento planejado
title_full O uso da bicicleta sob os fundamentos da teoria do comportamento planejado
title_fullStr O uso da bicicleta sob os fundamentos da teoria do comportamento planejado
title_full_unstemmed O uso da bicicleta sob os fundamentos da teoria do comportamento planejado
title_sort O uso da bicicleta sob os fundamentos da teoria do comportamento planejado
author SILVEIRA, Mariana Oliveira da
author_facet SILVEIRA, Mariana Oliveira da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6662906460266573
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5541333217408107
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVEIRA, Mariana Oliveira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MAIA, Maria Leonor Alves
contributor_str_mv MAIA, Maria Leonor Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento
Bicicleta
Teoria do Comportamento Planejado
Behavior
Bicycle
Theory of Planned Behavior
topic Comportamento
Bicicleta
Teoria do Comportamento Planejado
Behavior
Bicycle
Theory of Planned Behavior
description Baseada em fundamentos comportamentais, esta tese apresenta variáveis que influenciam na intenção de uso frequente da bicicleta. Entende-se como uso frequente o relacionado a viagens cotidianas ao trabalho e/ou escola. A abordagem na linha comportamental se deve a relevância desta categoria de pesquisa mediante levantamento bibliográfico sobre motivadores e empecilhos ao uso frequente da bicicleta. A Teoria do Comportamento Planejado (TCP) junto à técnica estatística de regressão logística é adotada para definição de variáveis que influenciam no uso frequente da bicicleta entre 500 não ciclistas e potenciais ciclistas de duas instituições do Recife, do CESAR (empresa de inovação tecnológica) e da UFPE. As variáveis „infraestrutura cicloviária‟, „andar de bicicleta é bom para a saúde‟, „custo para se ter e/ou usar a bicicleta‟, „tempo de deslocamento com o uso da bicicleta‟ e „volume do tráfego motorizado‟ foram as que obtiveram significância estatística na influência de uso frequente da bicicleta entre as duas amostras analisadas. Quando essas variáveis são relacionadas com os fundamentos da Teoria do Comportamento Planejado tem-se que crenças de Atitude e de Controle Comportamental Percebido determinaram o resultado da pesquisa, o que indica que são as variáveis dessas crenças que devem ser trabalhadas nas políticas públicas de incentivo ao uso frequente da bicicleta.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-28T12:26:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-07-28T12:26:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17552
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/001300000x7gk
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17552
identifier_str_mv ark:/64986/001300000x7gk
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17552/1/VERSAO_DEFINITIVA_TESE_MARIANA_OLIVEIRA_DA_SILVEIRA_ENG_CIVIL.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17552/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17552/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17552/4/VERSAO_DEFINITIVA_TESE_MARIANA_OLIVEIRA_DA_SILVEIRA_ENG_CIVIL.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17552/5/VERSAO_DEFINITIVA_TESE_MARIANA_OLIVEIRA_DA_SILVEIRA_ENG_CIVIL.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5329bacd52996926c4c8c81038df732a
66e71c371cc565284e70f40736c94386
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
907b9e168f8fbd4ea2da1bca9798e822
9c1319eb2fb66ea0c51235478471a14e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1815172941738934272