O uso da bicicleta sob os fundamentos da teoria do comportamento planejado
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Data de Publicação: | 2016 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17552 |
Resumo: | Baseada em fundamentos comportamentais, esta tese apresenta variáveis que influenciam na intenção de uso frequente da bicicleta. Entende-se como uso frequente o relacionado a viagens cotidianas ao trabalho e/ou escola. A abordagem na linha comportamental se deve a relevância desta categoria de pesquisa mediante levantamento bibliográfico sobre motivadores e empecilhos ao uso frequente da bicicleta. A Teoria do Comportamento Planejado (TCP) junto à técnica estatística de regressão logística é adotada para definição de variáveis que influenciam no uso frequente da bicicleta entre 500 não ciclistas e potenciais ciclistas de duas instituições do Recife, do CESAR (empresa de inovação tecnológica) e da UFPE. As variáveis „infraestrutura cicloviária‟, „andar de bicicleta é bom para a saúde‟, „custo para se ter e/ou usar a bicicleta‟, „tempo de deslocamento com o uso da bicicleta‟ e „volume do tráfego motorizado‟ foram as que obtiveram significância estatística na influência de uso frequente da bicicleta entre as duas amostras analisadas. Quando essas variáveis são relacionadas com os fundamentos da Teoria do Comportamento Planejado tem-se que crenças de Atitude e de Controle Comportamental Percebido determinaram o resultado da pesquisa, o que indica que são as variáveis dessas crenças que devem ser trabalhadas nas políticas públicas de incentivo ao uso frequente da bicicleta. |
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SILVEIRA, Mariana Oliveira dahttp://lattes.cnpq.br/6662906460266573http://lattes.cnpq.br/5541333217408107MAIA, Maria Leonor Alves2016-07-28T12:26:15Z2016-07-28T12:26:15Z2016-03-21https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17552ark:/64986/001300000x7gkBaseada em fundamentos comportamentais, esta tese apresenta variáveis que influenciam na intenção de uso frequente da bicicleta. Entende-se como uso frequente o relacionado a viagens cotidianas ao trabalho e/ou escola. A abordagem na linha comportamental se deve a relevância desta categoria de pesquisa mediante levantamento bibliográfico sobre motivadores e empecilhos ao uso frequente da bicicleta. A Teoria do Comportamento Planejado (TCP) junto à técnica estatística de regressão logística é adotada para definição de variáveis que influenciam no uso frequente da bicicleta entre 500 não ciclistas e potenciais ciclistas de duas instituições do Recife, do CESAR (empresa de inovação tecnológica) e da UFPE. As variáveis „infraestrutura cicloviária‟, „andar de bicicleta é bom para a saúde‟, „custo para se ter e/ou usar a bicicleta‟, „tempo de deslocamento com o uso da bicicleta‟ e „volume do tráfego motorizado‟ foram as que obtiveram significância estatística na influência de uso frequente da bicicleta entre as duas amostras analisadas. Quando essas variáveis são relacionadas com os fundamentos da Teoria do Comportamento Planejado tem-se que crenças de Atitude e de Controle Comportamental Percebido determinaram o resultado da pesquisa, o que indica que são as variáveis dessas crenças que devem ser trabalhadas nas políticas públicas de incentivo ao uso frequente da bicicleta.CAPEsBased on behavioral elements, this thesis introduces variables that influence the intention of frequent use of bicycle. The frequent use is related to daily trips to work and / or school. The approach in behavioral line is due to the relevance of this research category by literature on motivators and obstacles to the frequent use of bicycles. The Theory of Planned Behavior (TPB) with the logistic regression statistical technique is adopted to define variables that influence the frequent use of bicycles among 500 non cyclists and potential cyclists of two institutions of Recife, CESAR (technological innovation company) and UFPE. The variables 'cycling infrastructure', 'cycling is good for health', 'cost to own and / or to use the bicycle', 'travel time using the bicycle' and 'volume of motorized traffic' were which achieved statistical significance in influence of the frequent use of bicycle between the two samples. When these variables are related to the elements of the Theory of Planned Behavior we have that beliefs Attitude and Perception of Behavioral Control determined the research result, which indicates that these variables should be dealt with in the public policies which intends to influence the use of bicycles.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessComportamentoBicicletaTeoria do Comportamento PlanejadoBehaviorBicycleTheory of Planned BehaviorO uso da bicicleta sob os fundamentos da teoria do comportamento planejadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALVERSAO_DEFINITIVA_TESE_MARIANA_OLIVEIRA_DA_SILVEIRA_ENG_CIVIL.pdfVERSAO_DEFINITIVA_TESE_MARIANA_OLIVEIRA_DA_SILVEIRA_ENG_CIVIL.pdfapplication/pdf5294359https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17552/1/VERSAO_DEFINITIVA_TESE_MARIANA_OLIVEIRA_DA_SILVEIRA_ENG_CIVIL.pdf5329bacd52996926c4c8c81038df732aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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