O periférico é um centro : a contribuição da poesia negra para a perspectiva decolonial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOSA, Mariana de Matos Moreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000ffch
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40796
Resumo: Este trabalho consiste no estudo da produção poética de Jamu Minka, Éle Semog, Conceição Evaristo, Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa e Cuti publicados nas edições dos Cadernos Negros (Vol. 1, 15, 19 e 31), entre 1978 e 2008. A investigação busca analisar a contribuição desses poemas para a perspectiva decolonial. Para tanto, recorremos à abordagem da literatura afro-brasileira como espaço de enunciação de resistência, proposta por Eduardo de Assis Duarte (2011), e luta pelo direito à vida. Também adotamos uma perspectiva crítica, onde situamos as contradições do Giro Decolonial, enquanto conceito proposto pelo grupo Modernidade/Colonialidade (M/C) no que tange a pormenorização do Brasil e suas particularidades históricas, como território fundamental de enunciação nesta discussão, apoiando-nos no pensamento de Joaze Bernardino-Costa (2019), entre outros pensadores. A poesia afro-brasileira nos inspira a pensar como a transcendência do eurocentrismo e etnocentrismo e revisão das demais práticas de dominação sustentadas pela colonialidade, através da reconfiguração de identidades e imaginários pode ser interpretada como resposta epistêmica ao sugerir interferências nos modos de organização social. Assim, a produção poética nos oferece a possibilidade de observar o pensamento decolonial enquanto luta, evocando mudança política e social e evidenciando a necessidade da coexistência entre formas de vida e outras configurações de mundo.
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Também adotamos uma perspectiva crítica, onde situamos as contradições do Giro Decolonial, enquanto conceito proposto pelo grupo Modernidade/Colonialidade (M/C) no que tange a pormenorização do Brasil e suas particularidades históricas, como território fundamental de enunciação nesta discussão, apoiando-nos no pensamento de Joaze Bernardino-Costa (2019), entre outros pensadores. A poesia afro-brasileira nos inspira a pensar como a transcendência do eurocentrismo e etnocentrismo e revisão das demais práticas de dominação sustentadas pela colonialidade, através da reconfiguração de identidades e imaginários pode ser interpretada como resposta epistêmica ao sugerir interferências nos modos de organização social. Assim, a produção poética nos oferece a possibilidade de observar o pensamento decolonial enquanto luta, evocando mudança política e social e evidenciando a necessidade da coexistência entre formas de vida e outras configurações de mundo.CAPESThis work consists in the study of the poetic production of Jamu Minka, Éle Semog, Conceição Evaristo, Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa and Cuti published in the issues of Cadernos Negros (Vol. 1, 15, 19 and 31) between 1978 and 2008. The research seeks to analyze the contribution of these poems to the decolonial perspective. To do so, we resort to the approach of Afro-Brazilian literature as a space of enunciation of resistance, proposed by Eduardo de Assis Duarte (2011), and struggle for the right to life. We also adopt a critical perspective, where we situate the contradictions of the Decolonial Turn, as a concept proposed by the Modernity/Coloniality (M/C) group in terms of Brazil's position and its historical particularities, as a fundamental territory of enunciation in this discussion, relying on the thought of Joaze Bernardino-Costa (2019), among other thinkers. Afro-Brazilian poetry inspires us to think about how the transcendence of Eurocentrism and ethnocentrism and the revision of other practices of domination sustained by coloniality, through the reconfiguration of identities and imaginaries, can be interpreted as an epistemic response by suggesting interferences in the modes of social organization. Thus, the poetic production offers us the possibility of observing decolonial thinking as a struggle, evoking political and social change and evidencing the need for coexistence between ways of life and other configurations of the world.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCadernos negrosPoesia negraDecolonialidadeAlteridadeO periférico é um centro : a contribuição da poesia negra para a perspectiva decolonialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40796/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALDISSERTAÇÃO Mariana de Matos Moreira Barbosa.pdfDISSERTAÇÃO Mariana de Matos Moreira Barbosa.pdfapplication/pdf691682https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40796/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Mariana%20de%20Matos%20Moreira%20Barbosa.pdf6beba8731f2f6a1a4b17130dbf680f5dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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