Geometria Nasal Pré e Pós-técnica de Limpeza em Crianças com Respiração Oral
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13904 |
Resumo: | Crianças com o modo respiratório oral podem desenvolver distúrbios na fala, deformidades da face, mau posicionamento dos dentes e postura corporal inadequada. A avaliação e quantificação das possíveis alterações da cavidade nasal se fazem necessárias para o auxílio diagnóstico e tratamento dessas crianças que respiram cronicamente pela boca. O objetivo do estudo é analisar as mudanças ocorridas na geometria das cavidades nasais após limpeza nasal por meio da rinometria acústica em crianças com respiração oral. Foram selecionadas 20 crianças com diagnóstico fonoaudiológico de respiração oral com idade entre quatro e 12 anos, sendo 15 do sexo masculino. A coleta foi realizada no laboratório multifuncional do departamento de Fonoaudiologia/UFPE. Foi aplicado o Termo de Assentimento Livre Esclarecido ao responsável; em seguida, o Índice de Identificação de Sinais e Sintomas da Respiração Oral, a realização do exame de aeração nasal por meio do espelho milimetrado de Altmann e do exame da geometria nasal por meio da Rinometria Acústica. Após a limpeza nasal foram realizados os mesmos exames. Como resultados, foram observadas mudanças significativas nas áreas de areação nasal após a limpeza e massagem nasal, bem como correlações fortes entre as variáveis rinométricas e a aeração nasal. Conclui-se que existem interferências da limpeza e massagem nasais sobre a geometria narinária, antes e depois da limpeza e massagem do nariz, em crianças que apresentam respiração oral. E que a rinometria acústica pode ser um instrumento que valida o uso do espelho milimetrado na avaliação quantitativa da geometria nasal em crianças com respiração oral. |
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Melo, Ana Carolina Cardoso deSilva, Hilton Justino da 2015-05-13T14:42:43Z2015-05-13T14:42:43Z2015-02-20https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13904ark:/64986/001300000sm83Crianças com o modo respiratório oral podem desenvolver distúrbios na fala, deformidades da face, mau posicionamento dos dentes e postura corporal inadequada. A avaliação e quantificação das possíveis alterações da cavidade nasal se fazem necessárias para o auxílio diagnóstico e tratamento dessas crianças que respiram cronicamente pela boca. O objetivo do estudo é analisar as mudanças ocorridas na geometria das cavidades nasais após limpeza nasal por meio da rinometria acústica em crianças com respiração oral. Foram selecionadas 20 crianças com diagnóstico fonoaudiológico de respiração oral com idade entre quatro e 12 anos, sendo 15 do sexo masculino. A coleta foi realizada no laboratório multifuncional do departamento de Fonoaudiologia/UFPE. Foi aplicado o Termo de Assentimento Livre Esclarecido ao responsável; em seguida, o Índice de Identificação de Sinais e Sintomas da Respiração Oral, a realização do exame de aeração nasal por meio do espelho milimetrado de Altmann e do exame da geometria nasal por meio da Rinometria Acústica. Após a limpeza nasal foram realizados os mesmos exames. Como resultados, foram observadas mudanças significativas nas áreas de areação nasal após a limpeza e massagem nasal, bem como correlações fortes entre as variáveis rinométricas e a aeração nasal. Conclui-se que existem interferências da limpeza e massagem nasais sobre a geometria narinária, antes e depois da limpeza e massagem do nariz, em crianças que apresentam respiração oral. 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