Estratégias de gerenciamento de impressões nas interações ator-audiência: um estudo sobre os comportamentos de insinuação e autopromoção, sob a ótica dramatúrgica
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/683 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo identificar os comportamentos de insinuação e de autopromoção, sob a ótica dramatúrgica, utilizados pelo ator social na interação com a audiência e qual a sua relação com a formação de impressões positivas do ator e da organização. Os objetivos específicos que direcionaram esta investigação foram: a) Identificar os comportamentos de insinuação e de autopromoção exibidos durante a performance do ator; b) Analisar até que ponto a fachada social do ator (cenário, aparência e maneira) e os comportamentos não-verbais colaboram para a formação de impressões positivas do ator; c) Identificar as impressões formadas pela audiência em relação ao ator; d) Analisar até que ponto a audiência relaciona a performance do ator a impressões positivas da organização; e) Verificar se os comportamentos de insinuação e de autopromoção contribuem para a formação de impressões positivas do ator e da organização. A análise dos dados aconteceu em dois níveis, dentro de cada caso e a análise comparativa dos casos. A partir dos resultados obtidos, conclui-se que: a) No que se refere à relação entre a fachada social do ator, a comunicação não-verbal e a formação de impressões positivas, corroboram-se os pressupostos da análise dramatúrgica, nos quais os atores desempenham papéis no espetáculo social por meio de uma fachada adequada à audiência e que a comunicação não-verbal também foi considerada pelos entrevistados como um reforço na impressão que se deseja formar; b) Um bom desempenho do papel social influencia positivamente a audiência acerca do ator e também da organização da qual ele faz parte e c) Os comportamentos de insinuação e autopromoção podem contribuir na atratividade e na atribuição de competência por parte da audiência, e, conseqüentemente na formação de impressões positivas |
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Os objetivos específicos que direcionaram esta investigação foram: a) Identificar os comportamentos de insinuação e de autopromoção exibidos durante a performance do ator; b) Analisar até que ponto a fachada social do ator (cenário, aparência e maneira) e os comportamentos não-verbais colaboram para a formação de impressões positivas do ator; c) Identificar as impressões formadas pela audiência em relação ao ator; d) Analisar até que ponto a audiência relaciona a performance do ator a impressões positivas da organização; e) Verificar se os comportamentos de insinuação e de autopromoção contribuem para a formação de impressões positivas do ator e da organização. A análise dos dados aconteceu em dois níveis, dentro de cada caso e a análise comparativa dos casos. A partir dos resultados obtidos, conclui-se que: a) No que se refere à relação entre a fachada social do ator, a comunicação não-verbal e a formação de impressões positivas, corroboram-se os pressupostos da análise dramatúrgica, nos quais os atores desempenham papéis no espetáculo social por meio de uma fachada adequada à audiência e que a comunicação não-verbal também foi considerada pelos entrevistados como um reforço na impressão que se deseja formar; b) Um bom desempenho do papel social influencia positivamente a audiência acerca do ator e também da organização da qual ele faz parte e c) Os comportamentos de insinuação e autopromoção podem contribuir na atratividade e na atribuição de competência por parte da audiência, e, conseqüentemente na formação de impressões positivasporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessGerenciamento de impressõesInsinuaçãoAutopromoçãoEstratégias de gerenciamento de impressões nas interações ator-audiência: um estudo sobre os comportamentos de insinuação e autopromoção, sob a ótica dramatúrgicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo1120_1.pdf.jpgarquivo1120_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1451https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/683/4/arquivo1120_1.pdf.jpg5eca274a245dd536b87c7d4bff47d3f0MD54ORIGINALarquivo1120_1.pdfapplication/pdf1691318https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/683/1/arquivo1120_1.pdf2d4a40d94eb80ecbf9274b487f63ad78MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/683/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo1120_1.pdf.txtarquivo1120_1.pdf.txtExtracted texttext/plain320377https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/683/3/arquivo1120_1.pdf.txt47c22f7424a3ed6c6641bb7f866c7ed7MD53123456789/6832019-10-25 15:52:23.71oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T18:52:23Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
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Este estudo teve como objetivo identificar os comportamentos de insinuação e de autopromoção, sob a ótica dramatúrgica, utilizados pelo ator social na interação com a audiência e qual a sua relação com a formação de impressões positivas do ator e da organização. Os objetivos específicos que direcionaram esta investigação foram: a) Identificar os comportamentos de insinuação e de autopromoção exibidos durante a performance do ator; b) Analisar até que ponto a fachada social do ator (cenário, aparência e maneira) e os comportamentos não-verbais colaboram para a formação de impressões positivas do ator; c) Identificar as impressões formadas pela audiência em relação ao ator; d) Analisar até que ponto a audiência relaciona a performance do ator a impressões positivas da organização; e) Verificar se os comportamentos de insinuação e de autopromoção contribuem para a formação de impressões positivas do ator e da organização. A análise dos dados aconteceu em dois níveis, dentro de cada caso e a análise comparativa dos casos. A partir dos resultados obtidos, conclui-se que: a) No que se refere à relação entre a fachada social do ator, a comunicação não-verbal e a formação de impressões positivas, corroboram-se os pressupostos da análise dramatúrgica, nos quais os atores desempenham papéis no espetáculo social por meio de uma fachada adequada à audiência e que a comunicação não-verbal também foi considerada pelos entrevistados como um reforço na impressão que se deseja formar; b) Um bom desempenho do papel social influencia positivamente a audiência acerca do ator e também da organização da qual ele faz parte e c) Os comportamentos de insinuação e autopromoção podem contribuir na atratividade e na atribuição de competência por parte da audiência, e, conseqüentemente na formação de impressões positivas |
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