Contribuições do diálogo Freireano para o enfrentamento da violência baseada em gênero com crianças
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41411 |
Resumo: | A violência baseada em gênero (VBG) na infância é discutida em face da desigualdade de gênero, identificada na demarcação de gênero em brinquedos, vestimentas e comportamentos. Diante disso, dialogar com as crianças sobre este assunto estimula a criticidade e o protagonismo, proporcionando a ressignificação de padrões e estereótipos de gênero discriminatórios. O diálogo, na perspectiva freireana, transcende o senso comum, significa ação-reflexão e fundamenta-se na fé, esperança, amorosidade, humildade e pensar certo. Sua principal finalidade é favorecer a consciência crítica e a humanização dos sujeitos. O objetivo geral desta tese foi compreender as contribuições do diálogo freireano para a construção e implementação de uma intervenção educativa visando ao enfrentamento da violência baseada em gênero com crianças numa Organização Não Governamental. Os objetivos específicos foram: 1) construir uma intervenção educativa pautada no diálogo freireano para o enfrentamento da VBG; 2) descrever as etapas e o processo de uma intervenção educativa pautada no diálogo freireano para o enfrentamento da VBG; 3) identificar como os fundamentos do diálogo, na perspectiva freireana, materializam-se em um processo de problematização, planejamento, elaboração de estratégias e vivência do enfrentamento da VBG; 4) implementar uma ação educativa pautada no diálogo freireano para o enfrentamento da VBG e 5) analisar as dificuldades e potencialidades do diálogo, na perspectiva freireana, em um processo de problematização, planejamento, elaboração de estratégias e vivência do enfrentamento da VBG. Desenvolveu-se uma pesquisa-ação ancorada na Teoria Dialógica de Paulo Freire sistematizada em duas etapas: 1) Investigação Temática e 2) Ação educativa, na qual participaram 7 adultos/32 crianças e uma média de 12 crianças, respectivamente. Os dados foram organizados em tópicos que correspondem aos diferentes momentos da proposta de ação: desvelamento da realidade; Codificação; Descodificação (Círculos de Investigação Temática); Identificação/Seleção do tema gerador; Redução Temática e Planejamento do Programa de Ação; Seminários Temáticos; Planejamento e Implementação da Ação Educativa. A análise desses resultados foi realizada a partir de Creswell (2013) com suporte do software Atlas ti, versão 8.0 e apoio do referencial teórico utilizado para fundamentar esta tese. Os resultados obtidos foram agrupados em quatro eixos de discussão: 1) Problematização da VBG: apropriação e aprofundamento crítico do conhecimento; 2) Machismo: das primeiras impressões à ampliação do conhecimento; 3) O “lugar” da criança no enfrentamento da VBG: reconhecendo-se e assumindo-se como sujeitos de direitos e 4) Diálogo: um processo de construção da práxis. Somando-se a esses achados, a ação educativa concretizada com as crianças nesta tese culminou na produção de um vídeo educativo intitulado “As crianças contra a violência”, que foi divulgado nas redes sociais da ONG onde a pesquisa foi desenvolvida. Pesquisas como estas podem contribuir para a reflexão e sistematização de propostas eficazes e consistentes de enfrentamento da VBG com o púbico infantil, até então marginalizado nesta discussão, uma vez que elaborou e implementou uma ação educativa pautada no diálogo freireano, trazendo contribuições singulares à essa prática ainda predominantemente assistencialista e tecnicista na atualidade. Tais ações também potencializam a articulação da saúde a partir da Educação Popular em Saúde numa perspectiva crítica, participativa e dialógica. |
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CALHEIROS, Maria Natália Santoshttp://lattes.cnpq.br/4221113201183690http://lattes.cnpq.br/3664459834123929http://lattes.cnpq.br/9769486752428221GONTIJO, Daniela TavaresLYRA-DA-FONSECA, Jorge Luiz Cardoso2021-10-21T18:24:04Z2021-10-21T18:24:04Z2021-08-20CALHEIROS, Maria Natália Santos. Contribuições do diálogo Freireano para o enfrentamento da violência baseada em gênero com crianças. 2021. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41411ark:/64986/0013000013ztcA violência baseada em gênero (VBG) na infância é discutida em face da desigualdade de gênero, identificada na demarcação de gênero em brinquedos, vestimentas e comportamentos. Diante disso, dialogar com as crianças sobre este assunto estimula a criticidade e o protagonismo, proporcionando a ressignificação de padrões e estereótipos de gênero discriminatórios. O diálogo, na perspectiva freireana, transcende o senso comum, significa ação-reflexão e fundamenta-se na fé, esperança, amorosidade, humildade e pensar certo. Sua principal finalidade é favorecer a consciência crítica e a humanização dos sujeitos. O objetivo geral desta tese foi compreender as contribuições do diálogo freireano para a construção e implementação de uma intervenção educativa visando ao enfrentamento da violência baseada em gênero com crianças numa Organização Não Governamental. Os objetivos específicos foram: 1) construir uma intervenção educativa pautada no diálogo freireano para o enfrentamento da VBG; 2) descrever as etapas e o processo de uma intervenção educativa pautada no diálogo freireano para o enfrentamento da VBG; 3) identificar como os fundamentos do diálogo, na perspectiva freireana, materializam-se em um processo de problematização, planejamento, elaboração de estratégias e vivência do enfrentamento da VBG; 4) implementar uma ação educativa pautada no diálogo freireano para o enfrentamento da VBG e 5) analisar as dificuldades e potencialidades do diálogo, na perspectiva freireana, em um processo de problematização, planejamento, elaboração de estratégias e vivência do enfrentamento da VBG. Desenvolveu-se uma pesquisa-ação ancorada na Teoria Dialógica de Paulo Freire sistematizada em duas etapas: 1) Investigação Temática e 2) Ação educativa, na qual participaram 7 adultos/32 crianças e uma média de 12 crianças, respectivamente. Os dados foram organizados em tópicos que correspondem aos diferentes momentos da proposta de ação: desvelamento da realidade; Codificação; Descodificação (Círculos de Investigação Temática); Identificação/Seleção do tema gerador; Redução Temática e Planejamento do Programa de Ação; Seminários Temáticos; Planejamento e Implementação da Ação Educativa. A análise desses resultados foi realizada a partir de Creswell (2013) com suporte do software Atlas ti, versão 8.0 e apoio do referencial teórico utilizado para fundamentar esta tese. Os resultados obtidos foram agrupados em quatro eixos de discussão: 1) Problematização da VBG: apropriação e aprofundamento crítico do conhecimento; 2) Machismo: das primeiras impressões à ampliação do conhecimento; 3) O “lugar” da criança no enfrentamento da VBG: reconhecendo-se e assumindo-se como sujeitos de direitos e 4) Diálogo: um processo de construção da práxis. Somando-se a esses achados, a ação educativa concretizada com as crianças nesta tese culminou na produção de um vídeo educativo intitulado “As crianças contra a violência”, que foi divulgado nas redes sociais da ONG onde a pesquisa foi desenvolvida. Pesquisas como estas podem contribuir para a reflexão e sistematização de propostas eficazes e consistentes de enfrentamento da VBG com o púbico infantil, até então marginalizado nesta discussão, uma vez que elaborou e implementou uma ação educativa pautada no diálogo freireano, trazendo contribuições singulares à essa prática ainda predominantemente assistencialista e tecnicista na atualidade. Tais ações também potencializam a articulação da saúde a partir da Educação Popular em Saúde numa perspectiva crítica, participativa e dialógica.Gender based violence (GBV) during childhood is discussed within the context of gender inequality, which can be identified by gender delimitation on toys, children ́s plays and creativity. Upon that, to dialogue with children about this subject, stimulates both criticism and protagonism, enabling a resignification of standards, behaviours and gender discriminatory stereotypes. Dialogue, according to Freire ́s perspective, transcends common sense, means action-reflection, and is based upon faith, hope, lovingness, humility and correct thinking. Its main goal is to favour the critical conscience and humanization of the subjects. The general objective of this thesis was to understand the contributions of Freire ́s Dialogue to the construction and implementation of an educational intervention aiming to confront gender based violence with children on a Non-Governmental Agency. Our specific objectives were: 1) to build an educational intervention based upon Freire ́s Dialogue aiming to face up GBV; 2) to describe the stages and the process of an educational activity founded on Freire ́s dialogue to face up GBV; 3) to identify how the fundaments of dialogue, on Freire ́s perspective, take substance on a process of problematisation, planning, making up of strategies and experiencing the confrontation of GBV; 4) to implement an educational activity based on Freire ́s dialogue to face up GBV; 5) to analyse the difficulties and potentialities of the dialogue, on Freire ́s perspective, on a process of problematisation, planning, making up strategies and experiencing confrontation of GBV. An action-research founded on Paulo Freire ́s Dialogical theory was developed, being divided into two stages: 1) Thematic research and 2) Educational action, in which 7 adults and 32 children, and then about 12 children participated respectively. The data generated was organized in topics that matched the different moments of the proposed action: unveiling of reality; Coding; Decoding (Circles of Thematic Research); Identification/ Selection of the generating theme; Thematic Reduction and Planning of the Action Program; Thematic Seminars; Planning and Implementation of the Educational Action. The analysis of the results was made grounded on Creswell (2013) with the support of the Atlas ti software, version 8.0 along with the support of the theoretical ground of this thesis. The results were grouped on four axes of debate: 1) Problematisation of GBV: appropriation and further critical knowledge; 2) Machismo: from first impressions to broaden knowledge; 3) child ́s “place” on facing GBV: acknowledging oneself and assuming oneself as a subject with rights and 4) Dialogue: a process of construction of praxis. Adding to these findings, the educational actions carried out with the children on this thesis culminated on the production of an educational video named “children against violence”, which was disseminated on the social medias of the NGA where this research was carried out. Researches such as these may contribute to the reflection and systematization of efficient and consistent propositions of GBV confrontation for kids, up until now set aside from this discussion, once it concocted and implemented an educational action grounded on Freire ́s Dialogue, bringing unique contributions to this practice still mainly technical and charitable nowadays. Such action also potentialize the articulation of health services based on a Popular Education on health with a critical, participative, dialogical perspective.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do AdolescenteUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessEducação em SaúdeViolência de gêneroCriançaEnfrentamentoContribuições do diálogo Freireano para o enfrentamento da violência baseada em gênero com criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTTESE Maria Natalia Santos Calheiros.pdf.txtTESE Maria Natalia Santos Calheiros.pdf.txtExtracted texttext/plain552470https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41411/4/TESE%20Maria%20Natalia%20Santos%20Calheiros.pdf.txte625b081ef964c21c7648cd480f8a14aMD54THUMBNAILTESE Maria Natalia Santos Calheiros.pdf.jpgTESE Maria Natalia Santos Calheiros.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1156https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41411/5/TESE%20Maria%20Natalia%20Santos%20Calheiros.pdf.jpg32dced64cc67033d883fc86466e0b6fcMD55ORIGINALTESE Maria Natalia Santos Calheiros.pdfTESE Maria Natalia Santos Calheiros.pdfapplication/pdf2894503https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41411/1/TESE%20Maria%20Natalia%20Santos%20Calheiros.pdf0a0affceae1477467ad6735a9570fcc5MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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