Intervenção Reiki na ansiedade e adaptação acadêmica em estudantes de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Cândida Maria Rodrigues dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000013rq0
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53838
Resumo: A ansiedade é verificada entre universitários e os fatores que a geram podem estar relacionados à competividade, uma formação específica na vida profissional e uma má adaptação acadêmica. Logo, as instituições de ensino superior devem elaborar estratégias de educação e promoção à saúde dos estudantes e demais pessoas que nela transitam. Nesse contexto, esta pesquisa buscou avaliar o efeito da intervenção Reiki na ansiedade e na adaptação acadêmica em estudantes de enfermagem. Foi realizado um estudo quase-experimental, cuja investigação se deu por meio da avaliação das médias dos escores de ansiedade e adaptação acadêmica em estudantes de enfermagem, antes e após sessões de Reiki. Os participantes receberam quatro sessões de Reiki pela pesquisadora principal, que tem formação na intervenção Reiki. Para a coleta de dados foram utilizados, na primeira e quarta sessões, os instrumentos: “Questionário com dados clínicos”, o “Inventário de Ansiedade Traço-Estado”, e o “Questionário de Vivência Acadêmica”. A análise dos dados foi realizada através da estatística descritiva e inferencial. A comparação da média da redução ou ganho dos escores entre os diversos perfis do aluno foi pelo teste t de Student – para amostras independentes – e o teste da ANOVA, a depender do número de categorias comparadas. Para a avaliação do efeito do Reiki na ansiedade e adaptação acadêmica foi aplicado o teste t de Student, para amostras pareadas na comparação da média. Para avaliação do efeito do perfil dos estudantes e da intervenção realizada na alteração do escore QVA-r, IDATE-E e IDATE-T foi calculado o Delta de Glass e o seu intervalo de confiança, adotando um p-valor de 0,05. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o número: 40250620.0.0000.5208. Participaram da pesquisa 54 estudantes de enfermagem, com predominância de mulheres (81,5%), média de idade de 23 anos (48,1%), não exerciam função remunerada (85,2%), não necessitaram sair de casa (68,5%) e residiam com seus familiares (52,9%). A maioria sem acompanhamento psiquiátrico (70,4%) ou psicológico (55,6%) e não utilizavam medicação para dormir (68,5%). Ser do sexo masculino (p-valor = 0,016) e não estar em acompanhamento psiquiátrico (p-valor = 0,016) contribuiu na redução da média da ansiedade-estado. Para o perfil acadêmico, o teste de comparação de média foi significativo apenas para o estudante que veio transferido de outra instituição de ensino, com redução do escore da média da ansiedade-traço/estado. Os estudantes apresentaram uma redução significativa nos escores de ansiedade-traço/estado após a aplicação da primeira e quartas sessões de Reiki. Ao analisar o efeito da intervenção Reiki, em relação a adaptação acadêmica, houve um aumento estatisticamente significante no escore total da vivência durante a execução da intervenção. Assim, o estudo sugere o uso da terapia Reiki para redução na ansiedade e aumento na adaptação acadêmica em estudantes de enfermagem.
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Nesse contexto, esta pesquisa buscou avaliar o efeito da intervenção Reiki na ansiedade e na adaptação acadêmica em estudantes de enfermagem. Foi realizado um estudo quase-experimental, cuja investigação se deu por meio da avaliação das médias dos escores de ansiedade e adaptação acadêmica em estudantes de enfermagem, antes e após sessões de Reiki. Os participantes receberam quatro sessões de Reiki pela pesquisadora principal, que tem formação na intervenção Reiki. Para a coleta de dados foram utilizados, na primeira e quarta sessões, os instrumentos: “Questionário com dados clínicos”, o “Inventário de Ansiedade Traço-Estado”, e o “Questionário de Vivência Acadêmica”. A análise dos dados foi realizada através da estatística descritiva e inferencial. A comparação da média da redução ou ganho dos escores entre os diversos perfis do aluno foi pelo teste t de Student – para amostras independentes – e o teste da ANOVA, a depender do número de categorias comparadas. Para a avaliação do efeito do Reiki na ansiedade e adaptação acadêmica foi aplicado o teste t de Student, para amostras pareadas na comparação da média. Para avaliação do efeito do perfil dos estudantes e da intervenção realizada na alteração do escore QVA-r, IDATE-E e IDATE-T foi calculado o Delta de Glass e o seu intervalo de confiança, adotando um p-valor de 0,05. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o número: 40250620.0.0000.5208. Participaram da pesquisa 54 estudantes de enfermagem, com predominância de mulheres (81,5%), média de idade de 23 anos (48,1%), não exerciam função remunerada (85,2%), não necessitaram sair de casa (68,5%) e residiam com seus familiares (52,9%). A maioria sem acompanhamento psiquiátrico (70,4%) ou psicológico (55,6%) e não utilizavam medicação para dormir (68,5%). Ser do sexo masculino (p-valor = 0,016) e não estar em acompanhamento psiquiátrico (p-valor = 0,016) contribuiu na redução da média da ansiedade-estado. Para o perfil acadêmico, o teste de comparação de média foi significativo apenas para o estudante que veio transferido de outra instituição de ensino, com redução do escore da média da ansiedade-traço/estado. Os estudantes apresentaram uma redução significativa nos escores de ansiedade-traço/estado após a aplicação da primeira e quartas sessões de Reiki. Ao analisar o efeito da intervenção Reiki, em relação a adaptação acadêmica, houve um aumento estatisticamente significante no escore total da vivência durante a execução da intervenção. Assim, o estudo sugere o uso da terapia Reiki para redução na ansiedade e aumento na adaptação acadêmica em estudantes de enfermagem.Anxiety is verified among university students, whose factors that generate it may be related to competitiveness, specific training in professional life and poor academic adaptation. Therefore, higher education institutions must develop education and health promotion strategies for students and other people who pass through them. In this context, this research sought to evaluate the effect of the Reiki intervention on anxiety and academic adaptation in nursing students. A quasi-experimental study was carried out, whose investigation was carried out through the evaluation of the average scores of anxiety and academic adaptation in nursing students, before and after Reiki sessions. Participants received four sessions of Reiki by the principal investigator who is trained in the Reiki intervention. For data collection, in the first and fourth sessions, the following instruments were used: Questionnaire with clinical data, the State-Trait Anxiety Inventory, and the Academic Experience Questionnaire. Data analysis was performed using descriptive and inferential statistics. Comparison of the average score reduction or gain between the different student profiles was performed using Student's t test for independent samples and the ANOVA test, depending on the number of categories compared. To assess the effect of Reiki on anxiety and academic adaptation, Student's t test was applied for paired samples to compare the means. To evaluate the effect of the students' profile and the intervention carried out in changing the QVA-r, IDATE-E and IDATE-T scores, the Glass Delta and its confidence interval were calculated. Adopting a p value of 0.05. The research was approved by the Ethics Committee under the number: 40250620.0.0000.5208. 54 nursing students participated in the research, with a predominance of women 81.5%, mean age of 23 years 48.1%, 85.2% did not have a paid job, 68.5% did not need to leave the house and lived with their family members 52.9%. Most without psychiatric 70.4% or psychological 55.6% and did not use medication to sleep 68.5%. Regarding the male gender p-value 0.016 and not being under psychiatric follow-up p-value 0.016 contributed to the reduction of the mean state- anxiety. For the academic profile, the average comparison test was significant only for the student who was transferred from another educational institution with a reduction in the anxiety-trait/state average score. After the application of the Reiki sessions, the students showed a significant reduction in the trait/state anxiety scores after the first and fourth sessions. And when analyzing the effect of the Reiki intervention in relation to the academic adaptation, there was a statistically significant increase after the intervention in the total score of the experience during the execution of the intervention. Thus, the study suggests the use of Reiki therapy to reduce anxiety and increase academic adaptation in nursing students.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EnfermagemUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessToque terapêuticoReikiEstudantes de enfermagemAnsiedadeEnfermagemIntervenção Reiki na ansiedade e adaptação acadêmica em estudantes de enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Cândida Maria Rodrigues dos Santos.pdfTESE Cândida Maria Rodrigues dos Santos.pdfapplication/pdf3138897https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/53838/1/TESE%20C%c3%a2ndida%20Maria%20Rodrigues%20dos%20Santos.pdfaddd725f8ce041db87bddef18ca66bd8MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/53838/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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