Motivação no trabalho : um estudo sobre a percepção dos técnicos administrativos da UFPE à luz das teorias motivacionais
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47106 |
Resumo: | Esta pesquisa teve o objetivo geral de identificar e hierarquizar os fatores motivacionais mais importantes e menos existentes no trabalho dos servidores TAE's da UFPE, segundo a percepção deles. A revisão de literatura se baseou em estudiosos do fenômeno da motivação, em teorias motivacionais consagradas e em estudos empíricos recentes sobre a motivação no contexto do setor público. Para o levantamento de campo (survey), um instrumento de coleta de dados foi aperfeiçoado e aplicado através do formulário eletrônico da Google, o qual solicitou a percepção dos TAE's da UFPE quanto à importância atribuída e quanto à existência no trabalho de 35 fatores motivacionais. O público-alvo foram 3855 TAE's da UFPE. Obteve-se respostas de 460 deles, no entanto, para as questões induzidas, 365 respostas foram consideradas válidas, o que corresponde à aproximadamente 9,5% da população. Essa amostra é aceitável para o tipo de pesquisa realizada, isto é, um estudo de caso do tipo descritivo com abordagem qualiquantitativa, pois apresenta um grau de confiança de 95% e uma margem de erro amostral de 5%. Os dados primários foram analisados, principalmente, à luz da Teoria dos Dois Fatores, da Teoria da Equidade e da Teoria da Fixação de Objetivos. Os resultados apontaram como fatores considerados mais importantes para a motivação no trabalho dos TAE's da UFPE, independentemente de existirem de fato: (i) boas condições psicossociais para exercício do trabalho (sem excessos de autoritarismo, pressão por desempenho, desentendimentos pessoais etc); (ii) ter uma perspectiva de carreira que permita antever uma vida digna e feliz; (iii) bom relacionamento com a chefia imediata. Já os fatores que apresentaram menor importância para a motivação no trabalho são: (i) ter oportunidade de exercer liderança (mesmo sem ocupar cargo de chefia); (ii) objetivos e metas do trabalho serem desafiadores; (iii) disponibilidade de atendimento médico no local de trabalho. Quanto à percepção da existência dos fatores na instituição, os TAE's consideraram mais presentes: (i) estabilidade no emprego; (ii) bom relacionamento com a chefia imediata; (iii) bom relacionamento com colegas de trabalho. Já os fatores menos presentes foram: (i) trabalho em home office; (ii) ao menos um benefício extra, como 14o salário, participação em lucros, automóvel para uso particular, plano ou serviço de saúde extensivo a familiares etc; (iii) horário de trabalho presencial de 6 horas diárias. A partir de uma análise comparativa, considerando a diferença entre a importância dos fatores para a motivação e a percepção de existência deles na instituição, os fatores que apresentam maiores divergências entre essas variáveis são, consequentemente, os que necessitam receber atenção prioritária da gestão universitária, a saber: (i) trabalho em regime de home office; (ii) horário de trabalho presencial de 6 horas diárias; (iii) ter uma perspectiva de carreira que permita antever uma vida digna e feliz; (iv) oportunidades e benefícios (como capacitação, trabalhar de casa, jornada reduzida, horário flexível etc) serem concedidos a quem de fato merece; (v) Salários e benefícios básicos que permitam uma qualidade de vida adequada. |
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Para o levantamento de campo (survey), um instrumento de coleta de dados foi aperfeiçoado e aplicado através do formulário eletrônico da Google, o qual solicitou a percepção dos TAE's da UFPE quanto à importância atribuída e quanto à existência no trabalho de 35 fatores motivacionais. O público-alvo foram 3855 TAE's da UFPE. Obteve-se respostas de 460 deles, no entanto, para as questões induzidas, 365 respostas foram consideradas válidas, o que corresponde à aproximadamente 9,5% da população. Essa amostra é aceitável para o tipo de pesquisa realizada, isto é, um estudo de caso do tipo descritivo com abordagem qualiquantitativa, pois apresenta um grau de confiança de 95% e uma margem de erro amostral de 5%. Os dados primários foram analisados, principalmente, à luz da Teoria dos Dois Fatores, da Teoria da Equidade e da Teoria da Fixação de Objetivos. Os resultados apontaram como fatores considerados mais importantes para a motivação no trabalho dos TAE's da UFPE, independentemente de existirem de fato: (i) boas condições psicossociais para exercício do trabalho (sem excessos de autoritarismo, pressão por desempenho, desentendimentos pessoais etc); (ii) ter uma perspectiva de carreira que permita antever uma vida digna e feliz; (iii) bom relacionamento com a chefia imediata. Já os fatores que apresentaram menor importância para a motivação no trabalho são: (i) ter oportunidade de exercer liderança (mesmo sem ocupar cargo de chefia); (ii) objetivos e metas do trabalho serem desafiadores; (iii) disponibilidade de atendimento médico no local de trabalho. Quanto à percepção da existência dos fatores na instituição, os TAE's consideraram mais presentes: (i) estabilidade no emprego; (ii) bom relacionamento com a chefia imediata; (iii) bom relacionamento com colegas de trabalho. Já os fatores menos presentes foram: (i) trabalho em home office; (ii) ao menos um benefício extra, como 14o salário, participação em lucros, automóvel para uso particular, plano ou serviço de saúde extensivo a familiares etc; (iii) horário de trabalho presencial de 6 horas diárias. A partir de uma análise comparativa, considerando a diferença entre a importância dos fatores para a motivação e a percepção de existência deles na instituição, os fatores que apresentam maiores divergências entre essas variáveis são, consequentemente, os que necessitam receber atenção prioritária da gestão universitária, a saber: (i) trabalho em regime de home office; (ii) horário de trabalho presencial de 6 horas diárias; (iii) ter uma perspectiva de carreira que permita antever uma vida digna e feliz; (iv) oportunidades e benefícios (como capacitação, trabalhar de casa, jornada reduzida, horário flexível etc) serem concedidos a quem de fato merece; (v) Salários e benefícios básicos que permitam uma qualidade de vida adequada.This research had the general objective of identifying and hierarchize the most important and least existing motivational factors in the work of TAE's UFPE servers, according to their perception. The literature review was based on scholars of the phenomenon of motivation, on established motivational theories and on recent empirical studies on motivation in the context of the public sector. For the field survey, a data collection instrument was improved and applied through Google's electronic form, which requested the perception of the TAE's from UFPE regarding the importance attributed and the existence of 35 motivational factors at work. The target audience was 3855 TAE's from UFPE. Responses were obtained from 460 of them, however, for the induced questions, 365 responses were considered valid, which corresponds to approximately 9.5% of the population. This sample is acceptable for the type of research carried out, that is, a descriptive case study with a qualiquantitative approach, as it has a confidence level of 95% and a sample error margin of 5%. The primary data were analyzed mainly in the light of the Two Factor Theory, the Equity Theory and the Goal Setting Theory. The results pointed out as the most important factors for motivating the work of the TAE's at UFPE, regardless of whether they actually exist: (i) good psychosocial conditions for working (without excessive authoritarianism, pressure for performance, personal disagreements, etc); (ii) have a career perspective that allows for a dignified and happy life; (iii) good relationship with the immediate supervisor. The factors that were less important for motivation at work are: (i) having the opportunity to exercise leadership (even without occupying a leadership position); (ii) work objectives and goals are challenging; (iii) availability of medical care in the workplace. Regarding the perception of the existence of factors in the institution, the TAE's considered more present: (i) job stability; (ii) good relationship with the immediate superior; (iii) good relationship with co-workers. The least present factors were: (i) working from home; (ii) at least one extra benefit, such as 14th salary, profit sharing, car for private use, health plan or service extended to family members, etc; (iii) face-to-face working hours of 6 hours a day. Based on a comparative analysis, considering the difference between the importance of factors for motivation and the perception of their existence in the institution, the factors that present greater divergences between these variables are, consequently, those that need to receive priority attention from university management, namely: (i) working from home; (ii) face-to-face working hours of 6 hours a day; (iii) having a career perspective that allows for a dignified and happy life; (iv) opportunities and benefits (such as training, working from home, reduced hours, flexible hours, etc); (v) Salaries and basic benefits that allow for an adequate quality of life.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do NordesteUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMotivaçãoServiço PúblicoGestão PúblicaMotivação no trabalho : um estudo sobre a percepção dos técnicos administrativos da UFPE à luz das teorias motivacionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestrado profissionalreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Paulo Victor da Cruz Souto Maior.pdfDISSERTAÇÃO Paulo Victor da Cruz Souto Maior.pdfapplication/pdf2518202https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47106/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Paulo%20Victor%20da%20Cruz%20Souto%20Maior.pdf8e65cb186b68b041eac06030fa34af2bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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