Contribuição ao estudo de solos tropicais finos para uso na pavimentação rodoviária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Mayssa Alves da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44282
Resumo: Segundo dados da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), a matriz de transportes de cargas brasileira mostra a preferência do país pelo modo rodoviário, caracterizando-o como o de maior representatividade no âmbito nacional. A malha rodoviária é a mais extensa dentre as demais existentes no Brasil e devido a essa grande demanda pelas rodovias, é comum a construção de novas estradas ou a restauração de vias antigas, e, em ambos os casos, utilizam-se grandes volumes de materiais para compor as camadas do pavimento. Este fato se torna um gargalo para os projetos, uma vez que os sistemas de classificação e seleção tradicionais de solos para a pavimentação (USCS e TRB) indicam basicamente apenas materiais granulares para tal uso. Os projetos rodoviários executados no estado de Pernambuco ainda seguem esses procedimentos, que não se adequam à realidade dos solos brasileiros, visto que se baseiam em normas desenvolvidas para solos de clima temperado. Assim, uma grande parte dos solos disponíveis na região são descartados ou subutilizados. No entanto, ao longo de décadas, várias pesquisas têm indicado o uso de solos finos que não se encaixam dentro dos critérios de seleção tradicionais, mas que apresentam bom desempenho mecânico. Nesta pesquisa buscou-se contribuir na avaliação de solos tropicais finos regionais para uso na pavimentação rodoviária. Para isso, realizou-se uma extensa campanha experimental de análise do comportamento geotécnico de treze solos finos representativos da Região Metropolitana do Recife (RMRecife) e montou-se um Banco de Dados de Solos Finos brasileiro (BDSF) composto por sessenta e sete materiais de diversas regiões do país com vários parâmetros geotécnicos. As análises foram conduzidas sob aspectos físicos, químicos e mineralógicos, assim como à luz da mecânica dos pavimentos, com aplicação de metodologias especificas, como a MCT (M - miniatura; C - compactação; T – tropical) e os ensaios de Módulo Resiliente (MR) e Deformação Permanente (DP), utilizados como base para o dimensionamento de pavimentos asfálticos pelo novo Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa). Adicionalmente, foram utilizadas técnicas de estatísticas básicas, de correlação, de regressão e multivariadas (Análise de Clusters) utilizando-se ferramentas da Ciência de Dados para obter correlações de forma mais completa. Os resultados mostraram que os solos tropicais finos (tanto da RMRecife quanto do BDSF) são materiais que apresentam excelente comportamento mecânico (altos valores de MR e DP baixas), atendendo aos padrões requeridos para um Sistema Arterial Primário. Como exemplo, os solos da RMRecife são materiais mistos compostos por altas porcentagens de argila e areia, marcados pela presença de argilominerais não expansivos, como a caulinita e a ilita, com grãos de limonita em suas frações mais grosseiras, além de outras características que os designam como solos lateríticos, bem desenvolvidos pedologicamente. Neste contexto, esta pesquisa contribuiu com proposição de diversas estruturas de pavimento rodoviário validadas pelo MeDiNa considerando diferentes tipos de materiais e níveis de tráfego, provando a viabilidade técnica de uso dos solos tropicais finos, com vantagem econômica por redução de custos com transporte e aquisição de materiais granulares. Fez aplicação, divulgação e implementação do MeDiNa no Estado de Pernambuco e montou um banco de dados pautado em critérios da mecânica dos pavimentos. Gerou equações de previsão do MR em função das tensões atuantes na estrutura de um pavimento submetido à trafego pesado para os solos LA’ da RMRecife e modelos de regressão linear múltipla para previsão do MR considerando variáveis geotécnicas específicas.
id UFPE_c79f632f6154659ab1eb628a1950d637
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/44282
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling SOUSA, Mayssa Alves da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9817216775515273http://lattes.cnpq.br/3333925962323676http://lattes.cnpq.br/6503451042716161COUTINHO, Roberto QuentalMOTTA, Laura Maria Goretti da2022-05-04T20:02:15Z2022-05-04T20:02:15Z2021-12-22SOUSA, Mayssa Alves da Silva. Contribuição ao estudo de solos tropicais finos para uso na pavimentação rodoviária. 2021. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44282Segundo dados da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), a matriz de transportes de cargas brasileira mostra a preferência do país pelo modo rodoviário, caracterizando-o como o de maior representatividade no âmbito nacional. A malha rodoviária é a mais extensa dentre as demais existentes no Brasil e devido a essa grande demanda pelas rodovias, é comum a construção de novas estradas ou a restauração de vias antigas, e, em ambos os casos, utilizam-se grandes volumes de materiais para compor as camadas do pavimento. Este fato se torna um gargalo para os projetos, uma vez que os sistemas de classificação e seleção tradicionais de solos para a pavimentação (USCS e TRB) indicam basicamente apenas materiais granulares para tal uso. Os projetos rodoviários executados no estado de Pernambuco ainda seguem esses procedimentos, que não se adequam à realidade dos solos brasileiros, visto que se baseiam em normas desenvolvidas para solos de clima temperado. Assim, uma grande parte dos solos disponíveis na região são descartados ou subutilizados. No entanto, ao longo de décadas, várias pesquisas têm indicado o uso de solos finos que não se encaixam dentro dos critérios de seleção tradicionais, mas que apresentam bom desempenho mecânico. Nesta pesquisa buscou-se contribuir na avaliação de solos tropicais finos regionais para uso na pavimentação rodoviária. Para isso, realizou-se uma extensa campanha experimental de análise do comportamento geotécnico de treze solos finos representativos da Região Metropolitana do Recife (RMRecife) e montou-se um Banco de Dados de Solos Finos brasileiro (BDSF) composto por sessenta e sete materiais de diversas regiões do país com vários parâmetros geotécnicos. As análises foram conduzidas sob aspectos físicos, químicos e mineralógicos, assim como à luz da mecânica dos pavimentos, com aplicação de metodologias especificas, como a MCT (M - miniatura; C - compactação; T – tropical) e os ensaios de Módulo Resiliente (MR) e Deformação Permanente (DP), utilizados como base para o dimensionamento de pavimentos asfálticos pelo novo Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa). Adicionalmente, foram utilizadas técnicas de estatísticas básicas, de correlação, de regressão e multivariadas (Análise de Clusters) utilizando-se ferramentas da Ciência de Dados para obter correlações de forma mais completa. Os resultados mostraram que os solos tropicais finos (tanto da RMRecife quanto do BDSF) são materiais que apresentam excelente comportamento mecânico (altos valores de MR e DP baixas), atendendo aos padrões requeridos para um Sistema Arterial Primário. Como exemplo, os solos da RMRecife são materiais mistos compostos por altas porcentagens de argila e areia, marcados pela presença de argilominerais não expansivos, como a caulinita e a ilita, com grãos de limonita em suas frações mais grosseiras, além de outras características que os designam como solos lateríticos, bem desenvolvidos pedologicamente. Neste contexto, esta pesquisa contribuiu com proposição de diversas estruturas de pavimento rodoviário validadas pelo MeDiNa considerando diferentes tipos de materiais e níveis de tráfego, provando a viabilidade técnica de uso dos solos tropicais finos, com vantagem econômica por redução de custos com transporte e aquisição de materiais granulares. Fez aplicação, divulgação e implementação do MeDiNa no Estado de Pernambuco e montou um banco de dados pautado em critérios da mecânica dos pavimentos. Gerou equações de previsão do MR em função das tensões atuantes na estrutura de um pavimento submetido à trafego pesado para os solos LA’ da RMRecife e modelos de regressão linear múltipla para previsão do MR considerando variáveis geotécnicas específicas.FACEPEAccording to data from the National Transport Confederation (CNT), the matrix for the transport of cargo in Brazil shows the country's preference for the road mode, characterizing it as the most representative nationwide. The road network is the most extensive among others in Brazil and due to this great demand for highways, it is common to build new roads or restore old roads and, in both cases, large volumes of materials are used to compose the pavement layers. This fact becomes a bottleneck for projects, since the current traditional soil classification and selection systems for paving (USCS and TRB) basically indicate only granular materials for such use. The road projects carried out in the state of Pernambuco still follow these procedures, which do not fit the reality of Brazilian soils, as they are based on standards developed for temperate soils. Thus, a large part of the soils available in the region are discarded or underutilized. However, over the decades, several researches have indicated the use of fine-grained soils that do not fit within the traditional selection criteria, but that present good mechanical performance. In this research sought to contribute to the evaluation of regional fine-grained tropical soils for use in road paving. For this, an extensive experimental campaign was carried out to analyze the geotechnical behavior of thirteen representative fine- grained soils of the Metropolitan Region of Recife (RMRecife) and a Brazilian Fine Soils Database (BDSF) was set up composed by sixty and seven materials from different regions of Brazil with various geotechnical parameters. The analyzes were conducted under physical, chemical and mineralogical aspects, as well as in the light of pavement mechanics, with the application of specific methodologies, such as MCT (M - miniature; C - compaction; T - tropical) and the Resilient Modulus (MR) and Permanent Deformation (DP) tests, used as a basis for the design of asphalt pavements by the new Brazilian Design Method (MeDiNa). Additionally, basics statistics, correlation, regression and multivariate techniques (Cluster Analysis) were used using Data Science tools to get correlations more completely. The results showed that fine-grained tropical soils (both from RMRecife and BDSF) are materials that present excellent mechanical behavior (high values of MR and low DP), meeting the standards required for a Primary Arterial System. As examples, the soils of RMRecife are mixed materials composed of high percentages of clay and sand, marked by the presence of non-expanding clay minerals, such as kaolinite and illite, with limonite grains in their coarsest fractions, among others characteristics that designate them as lateritic soils, well developed pedologically. In this context, this research contributed to the proposition of several road pavement structures validated by MeDiNa considering different types of materials and traffic levels - proving the technical feasibility of using fine-grained tropical soils, with advantage economic, by reducing costs with transport and acquisition of granular materials. Made application, dissemination and implementation of MeDiNa in the State of Pernambuco and built a database based on criteria of pavement mechanics. Genareted MR prediction equations as a function of the stresses acting on the structure of a pavement subjected to heavy traffic for RMRecife's LA' soils and multiple linear regression models for MR prediction considering specific variables geotechnics.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia civilPavimento rodoviárioSolos tropicaisSolos finosMCTMódulo resilienteDeformação permanenteContribuição ao estudo de solos tropicais finos para uso na pavimentação rodoviáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Mayssa Alves da Silva Sousa.pdfTESE Mayssa Alves da Silva Sousa.pdfapplication/pdf13943543https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44282/1/TESE%20Mayssa%20Alves%20da%20Silva%20Sousa.pdfd4dac48403b207ef5b83da48e66d7673MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44282/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82142https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44282/3/license.txt6928b9260b07fb2755249a5ca9903395MD53TEXTTESE Mayssa Alves da Silva Sousa.pdf.txtTESE Mayssa Alves da Silva Sousa.pdf.txtExtracted texttext/plain578591https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44282/4/TESE%20Mayssa%20Alves%20da%20Silva%20Sousa.pdf.txtedd0f7380b51bbffa05a8774d4a3bca6MD54THUMBNAILTESE Mayssa Alves da Silva Sousa.pdf.jpgTESE Mayssa Alves da Silva Sousa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1199https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44282/5/TESE%20Mayssa%20Alves%20da%20Silva%20Sousa.pdf.jpg0926d361347ef97767925d2603aeb674MD55123456789/442822022-05-05 02:11:37.278oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212022-05-05T05:11:37Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuição ao estudo de solos tropicais finos para uso na pavimentação rodoviária
title Contribuição ao estudo de solos tropicais finos para uso na pavimentação rodoviária
spellingShingle Contribuição ao estudo de solos tropicais finos para uso na pavimentação rodoviária
SOUSA, Mayssa Alves da Silva
Engenharia civil
Pavimento rodoviário
Solos tropicais
Solos finos
MCT
Módulo resiliente
Deformação permanente
title_short Contribuição ao estudo de solos tropicais finos para uso na pavimentação rodoviária
title_full Contribuição ao estudo de solos tropicais finos para uso na pavimentação rodoviária
title_fullStr Contribuição ao estudo de solos tropicais finos para uso na pavimentação rodoviária
title_full_unstemmed Contribuição ao estudo de solos tropicais finos para uso na pavimentação rodoviária
title_sort Contribuição ao estudo de solos tropicais finos para uso na pavimentação rodoviária
author SOUSA, Mayssa Alves da Silva
author_facet SOUSA, Mayssa Alves da Silva
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9817216775515273
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3333925962323676
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6503451042716161
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Mayssa Alves da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv COUTINHO, Roberto Quental
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv MOTTA, Laura Maria Goretti da
contributor_str_mv COUTINHO, Roberto Quental
MOTTA, Laura Maria Goretti da
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia civil
Pavimento rodoviário
Solos tropicais
Solos finos
MCT
Módulo resiliente
Deformação permanente
topic Engenharia civil
Pavimento rodoviário
Solos tropicais
Solos finos
MCT
Módulo resiliente
Deformação permanente
description Segundo dados da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), a matriz de transportes de cargas brasileira mostra a preferência do país pelo modo rodoviário, caracterizando-o como o de maior representatividade no âmbito nacional. A malha rodoviária é a mais extensa dentre as demais existentes no Brasil e devido a essa grande demanda pelas rodovias, é comum a construção de novas estradas ou a restauração de vias antigas, e, em ambos os casos, utilizam-se grandes volumes de materiais para compor as camadas do pavimento. Este fato se torna um gargalo para os projetos, uma vez que os sistemas de classificação e seleção tradicionais de solos para a pavimentação (USCS e TRB) indicam basicamente apenas materiais granulares para tal uso. Os projetos rodoviários executados no estado de Pernambuco ainda seguem esses procedimentos, que não se adequam à realidade dos solos brasileiros, visto que se baseiam em normas desenvolvidas para solos de clima temperado. Assim, uma grande parte dos solos disponíveis na região são descartados ou subutilizados. No entanto, ao longo de décadas, várias pesquisas têm indicado o uso de solos finos que não se encaixam dentro dos critérios de seleção tradicionais, mas que apresentam bom desempenho mecânico. Nesta pesquisa buscou-se contribuir na avaliação de solos tropicais finos regionais para uso na pavimentação rodoviária. Para isso, realizou-se uma extensa campanha experimental de análise do comportamento geotécnico de treze solos finos representativos da Região Metropolitana do Recife (RMRecife) e montou-se um Banco de Dados de Solos Finos brasileiro (BDSF) composto por sessenta e sete materiais de diversas regiões do país com vários parâmetros geotécnicos. As análises foram conduzidas sob aspectos físicos, químicos e mineralógicos, assim como à luz da mecânica dos pavimentos, com aplicação de metodologias especificas, como a MCT (M - miniatura; C - compactação; T – tropical) e os ensaios de Módulo Resiliente (MR) e Deformação Permanente (DP), utilizados como base para o dimensionamento de pavimentos asfálticos pelo novo Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa). Adicionalmente, foram utilizadas técnicas de estatísticas básicas, de correlação, de regressão e multivariadas (Análise de Clusters) utilizando-se ferramentas da Ciência de Dados para obter correlações de forma mais completa. Os resultados mostraram que os solos tropicais finos (tanto da RMRecife quanto do BDSF) são materiais que apresentam excelente comportamento mecânico (altos valores de MR e DP baixas), atendendo aos padrões requeridos para um Sistema Arterial Primário. Como exemplo, os solos da RMRecife são materiais mistos compostos por altas porcentagens de argila e areia, marcados pela presença de argilominerais não expansivos, como a caulinita e a ilita, com grãos de limonita em suas frações mais grosseiras, além de outras características que os designam como solos lateríticos, bem desenvolvidos pedologicamente. Neste contexto, esta pesquisa contribuiu com proposição de diversas estruturas de pavimento rodoviário validadas pelo MeDiNa considerando diferentes tipos de materiais e níveis de tráfego, provando a viabilidade técnica de uso dos solos tropicais finos, com vantagem econômica por redução de custos com transporte e aquisição de materiais granulares. Fez aplicação, divulgação e implementação do MeDiNa no Estado de Pernambuco e montou um banco de dados pautado em critérios da mecânica dos pavimentos. Gerou equações de previsão do MR em função das tensões atuantes na estrutura de um pavimento submetido à trafego pesado para os solos LA’ da RMRecife e modelos de regressão linear múltipla para previsão do MR considerando variáveis geotécnicas específicas.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-04T20:02:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-04T20:02:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUSA, Mayssa Alves da Silva. Contribuição ao estudo de solos tropicais finos para uso na pavimentação rodoviária. 2021. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44282
identifier_str_mv SOUSA, Mayssa Alves da Silva. Contribuição ao estudo de solos tropicais finos para uso na pavimentação rodoviária. 2021. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44282/1/TESE%20Mayssa%20Alves%20da%20Silva%20Sousa.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44282/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44282/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44282/4/TESE%20Mayssa%20Alves%20da%20Silva%20Sousa.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44282/5/TESE%20Mayssa%20Alves%20da%20Silva%20Sousa.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d4dac48403b207ef5b83da48e66d7673
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
6928b9260b07fb2755249a5ca9903395
edd0f7380b51bbffa05a8774d4a3bca6
0926d361347ef97767925d2603aeb674
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310620754739200