Ensino de Filosofia no ensino médio : contributos da Fenomenologia para a prática docente
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Data de Publicação: | 2019 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34531 |
Resumo: | O texto aborda a Filosofia e a educação e problematiza a possibilidade de disciplinar e ensinar Filosofia, compreendendo que é possível apenas dedicar-se ao filosofar, como também propõe uma educação que não privilegia o objetivismo e o acúmulo de conteúdo, mas uma educação criativa e que se constrói no diálogo, na pesquisa e na dúvida. Por se voltar para si, ser algo em construção, em processo e um pensamento que se faz renovado sempre, a Filosofia é lócus do questionamento, da indisciplina, da desconfiança e da criação, sendo o interesse e não a verdade sua busca mais expressiva e fundamental. Tomamos a Fenomenologia como esse modo de fazer uma Filosofia e uma educação, e precisamente recorremos ao pensamento fenomenológico de Merleau-Ponty, ancorado em Husserl para estimular o pensamento de um processo educacional que se utilize desse método enquanto uma experiência conceitual e prática, construindo na medida do possível uma ponte dialógica com a estética narrativa e histórica de Walter Benjamim. A dissertação lança um olhar que questiona a educação e o conhecimento enquanto resultado de uma Filosofia subjetivista e de uma ciência objetivista, tecnicista e dogmática, com base apenas em cientificismos e indica a opção por uma práxis educacional embasada em uma ontologia aberta e sobretudo no imbricamento da atitude natural com a atitude transcendental, onde a facticidade torna impossível ao homem estar no mundo em uma posição própria frente às coisas e às pessoas, que o impera a recriar o mundo e a vida através da razão, entendendo o ser, o mundo e a vida enquanto abertura. |
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MONTEIRO, Geyson Magno Tôrreshttp://lattes.cnpq.br/3572674106394559http://lattes.cnpq.br/3996757440963288MENEZES, Anderson Alencar2019-10-11T20:57:21Z2019-10-11T20:57:21Z2019-03-27https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34531ark:/64986/001300000ctb7O texto aborda a Filosofia e a educação e problematiza a possibilidade de disciplinar e ensinar Filosofia, compreendendo que é possível apenas dedicar-se ao filosofar, como também propõe uma educação que não privilegia o objetivismo e o acúmulo de conteúdo, mas uma educação criativa e que se constrói no diálogo, na pesquisa e na dúvida. Por se voltar para si, ser algo em construção, em processo e um pensamento que se faz renovado sempre, a Filosofia é lócus do questionamento, da indisciplina, da desconfiança e da criação, sendo o interesse e não a verdade sua busca mais expressiva e fundamental. Tomamos a Fenomenologia como esse modo de fazer uma Filosofia e uma educação, e precisamente recorremos ao pensamento fenomenológico de Merleau-Ponty, ancorado em Husserl para estimular o pensamento de um processo educacional que se utilize desse método enquanto uma experiência conceitual e prática, construindo na medida do possível uma ponte dialógica com a estética narrativa e histórica de Walter Benjamim. A dissertação lança um olhar que questiona a educação e o conhecimento enquanto resultado de uma Filosofia subjetivista e de uma ciência objetivista, tecnicista e dogmática, com base apenas em cientificismos e indica a opção por uma práxis educacional embasada em uma ontologia aberta e sobretudo no imbricamento da atitude natural com a atitude transcendental, onde a facticidade torna impossível ao homem estar no mundo em uma posição própria frente às coisas e às pessoas, que o impera a recriar o mundo e a vida através da razão, entendendo o ser, o mundo e a vida enquanto abertura.CAPESThe aim of this study was to contemplate the teaching and the process of learning Philosophy. As it is required dedication to learn how to philosophize, the teaching method for Philosophy demands creativity based on discussion, research and questioning. Philosophy is a fluid concept that is always changing and the pursuit of its knowledge relies on skepticism, indiscipline and inventiveness. Therefore, Philosophy is not a search for “the truth”, but a journey to question it. We used a method of teaching Philosophy based on the Phenomenology studies of Merleau-Ponty and Husserl to promote a conceptual and practical experience. Additionally, we applied the aesthetic and historic narrative of Walter Benjamin in our method whenever it was possible. This dissertation offers a critical analysis of the teaching of Philosophy as an objective, technical and dogmatic discipline based exclusively on solid concepts. Thus, we propose an alternative learning method based on a more natural and transcendental approach to understand facts and to teach the student how to philosophize.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO)UFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFilosofiaFilosofia (Ensino Médio)Filosofia – Estudo e ensinoFenomenologiaMerleau-Ponty, Maurice, 1908-1961Ensino de Filosofia no ensino médio : contributos da Fenomenologia para a prática docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Geyson Magno Tôrres Monteiro.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Geyson Magno Tôrres Monteiro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1234https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34531/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Geyson%20Magno%20T%c3%b4rres%20Monteiro.pdf.jpgab0539f967dc60f02603dc0571228c0fMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Geyson Magno Tôrres Monteiro.pdfDISSERTAÇÃO Geyson Magno Tôrres Monteiro.pdfapplication/pdf748337https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34531/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Geyson%20Magno%20T%c3%b4rres%20Monteiro.pdf129f46280e97f2abb332bdcfd50c4fadMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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