“A obrigação de produzir aliena a paixão de criar” : sentidos de lazer por jovens universitários
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33955 |
Resumo: | Objetivou-se, nesta pesquisa, compreender sentidos de lazer compartilhados por jovens universitários atuantes em uma política estudantil, acreditando na universidade como um lugar potencial para o desenvolvimento de interações sociais e efetivação de distintas práticas culturais. Atribuímos valor à dimensão ativa e histórica do desenvolvimento psicológico do jovem, concebendo-o como sujeito situado em uma relação dialética com a cultura, como proposto pela epistemologia histórico cultural de Vygotsky. A base teóricometodológica da Teoria das Representações Sociais foi relevante, por ser um importante campo na Psicologia Social. Estudou-se as práticas de lazer juvenis, viabilizadoras de relações significativas e espaços de construção de projetos existenciais, o que transforma as realidades cotidianas. A natureza da pesquisa qualitativa e exploratória dividiu os procedimentos metodológicos em uma primeira etapa documental, que teve como intuito a análise de documentos e informações mais detalhadas sobre as políticas de lazer da cidade do Recife/PE e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e uma segunda etapa, com a realização de um grupo focal com oito jovens atuantes em uma política estudantil da UFPE. O procedimento de análise focou núcleos de significação e os resultados apontaram, na análise documental, a necessidade de ampliação dos espaços públicos de lazer; no grupo focal, o lazer emergiu como ‘necessidade’ e ‘obrigação’ cotidiana dos jovens, ao ser associado à saúde mental e à qualidade de vida. Essa ‘obrigação’ de experimentar lazer no espaço público se deve à atual cultura de consumo do lazer e exclui os jovens pobres dessa experiência. Os interlocutores narraram, ainda, a incipiência de espaços voltados às práticas sociais e lúdicas dos jovens universitários no âmbito interno da universidade e destacaram a pressão do contexto acadêmico pelo desempenho, o que inviabiliza o lazer e/ou leva a sentimentos de culpa, quando vivido. |
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ARRUDA, Thaíris Ferreira dehttp://lattes.cnpq.br/6592143181896616http://lattes.cnpq.br/0484091401612310CRUZ, Fatima Maria Leite2019-09-30T19:57:46Z2019-09-30T19:57:46Z2019-02-27https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33955ark:/64986/001300000sm04Objetivou-se, nesta pesquisa, compreender sentidos de lazer compartilhados por jovens universitários atuantes em uma política estudantil, acreditando na universidade como um lugar potencial para o desenvolvimento de interações sociais e efetivação de distintas práticas culturais. Atribuímos valor à dimensão ativa e histórica do desenvolvimento psicológico do jovem, concebendo-o como sujeito situado em uma relação dialética com a cultura, como proposto pela epistemologia histórico cultural de Vygotsky. A base teóricometodológica da Teoria das Representações Sociais foi relevante, por ser um importante campo na Psicologia Social. Estudou-se as práticas de lazer juvenis, viabilizadoras de relações significativas e espaços de construção de projetos existenciais, o que transforma as realidades cotidianas. A natureza da pesquisa qualitativa e exploratória dividiu os procedimentos metodológicos em uma primeira etapa documental, que teve como intuito a análise de documentos e informações mais detalhadas sobre as políticas de lazer da cidade do Recife/PE e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e uma segunda etapa, com a realização de um grupo focal com oito jovens atuantes em uma política estudantil da UFPE. O procedimento de análise focou núcleos de significação e os resultados apontaram, na análise documental, a necessidade de ampliação dos espaços públicos de lazer; no grupo focal, o lazer emergiu como ‘necessidade’ e ‘obrigação’ cotidiana dos jovens, ao ser associado à saúde mental e à qualidade de vida. Essa ‘obrigação’ de experimentar lazer no espaço público se deve à atual cultura de consumo do lazer e exclui os jovens pobres dessa experiência. Os interlocutores narraram, ainda, a incipiência de espaços voltados às práticas sociais e lúdicas dos jovens universitários no âmbito interno da universidade e destacaram a pressão do contexto acadêmico pelo desempenho, o que inviabiliza o lazer e/ou leva a sentimentos de culpa, quando vivido.FACEPEThe objective of this research was to understand the senses of leisure shared by university students in a student policy, believing in the university as a potential place for the development of social interactions and realization of different cultural practices. We attribute value to the active and historical dimension of the young's psychological development, conceiving it as a subject situated in a dialectical relationship with culture, as proposed by Vygotsky's historical cultural epistemology. The theoretical-methodological basis of the Theory of Social Representations was relevant as an important field in Social Psychology. It was studied the youth leisure practices, enabling significant relationships and spaces for the construction of existential projects, which transforms everyday realities. The nature of the qualitative and exploratory research divided the methodological procedures into a first documentary stage, with the analysis of documents and detailed information about the leisure policy of Recife / PE and the Federal University of Pernambuco (UFPE); and a second stage, with the accomplishment of a focus group with eight young people from a UFPE student policy. The analysis procedure focused nuclei of significance and the results pointed out, in the documentary analysis, the need for expansion of public leisure spaces; in the focus group, leisure emerged as a daily 'need' and 'obligation' of young people, as it was associated with mental health and quality of life. This 'obligation' to experience leisure in the public space indicates the current culture of leisure consumption and excludes poor youth from this experience. The interlocutors also mentioned the incipience of spaces aimed at the social and recreational practices of university students and emphasized the pressure of the academic context for performance, which not allow the leisure and result in guilt when lived.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em PsicologiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPsicologiaJuventudeEstudantes universitáriosLazerRepresentações sociais“A obrigação de produzir aliena a paixão de criar” : sentidos de lazer por jovens universitáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Thaíres Ferreira de Arruda.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Thaíres Ferreira de Arruda.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33955/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Tha%c3%adres%20Ferreira%20de%20Arruda.pdf.jpg54ae2bd812b7b291403abeca503a4570MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Thaíres Ferreira de Arruda.pdfDISSERTAÇÃO Thaíres Ferreira de Arruda.pdfapplication/pdf1589061https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33955/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Tha%c3%adres%20Ferreira%20de%20Arruda.pdfa343598419108fda906faad61baadc54MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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