A simplicidade mestiça de Lina Bo Bardi : expressões e transformações conceituais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CABRAL, Maria Izabel Rêgo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49855
Resumo: A arquiteta e designer ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992) é reconhecida como uma das mais importantes profissionais de seus ramos de atuação no Brasil, onde se naturalizaria em 1951 e viveria até o fim de seus dias. A partir de sua chegada ao país em 1946, Lina iniciou o processo do que seria um mergulho profundo nas raízes culturais e populares brasileiras, o que, ao fim da vida, acreditava que seria a fonte para a construção de uma verdadeira identidade autóctone. Para Lina, os artefatos produzidos pelo brasileiro que resolvia problemas em um cotidiano de barbárie – termo que usava para referir-se às condições de quem sofria com a falta de recursos e com o descaso dos poderes públicos, levavam ao que chamou de um impasse do design: o país deveria caminhar do que ela via como um pré-artesanato a um design de características nacionais. A simplicidade, na sua obra, surgiu como discurso escrito, ainda na fase italiana, e depois passou ao discurso projetual, ao longo dos anos, quando foi se transformando conceitualmente, processo reforçado pelas vivências pessoais e profissionais, que a levaram a (re)conhecer a simplicidade dos artefatos populares. Sendo assim, esta tese tem como objetivo geral analisar as transformações da noção de simplicidade no conjunto da obra da arquiteta Lina Bo Bardi em sua fase brasileira, entre os anos de 1946 e 1992, especialmente sobre projetos e artefatos emblemáticos em arquitetura e design. A pesquisa, de natureza qualitativa e que se conforma como um estudo de caso único, tem como base as evidências e dados obtidos na investigação realizada na dissertação de mestrado Lina Bo Bardi, architetto e designer: um estudo de caso sobre a fase italiana (1939-1946), elaborada pela mesma autora da tese, e se fundamentou em teóricos do campo da Filosofia para definir o que é Simplicidade, na literatura que trata sobre a história da Arquitetura e Design brasileiros, período contemporâneo à fase brasileira de Lina e nas fontes primárias constituídas por textos escritos pela própria arquiteta, em português e em italiano. Os estudos possibilitaram a observação do amadurecimento intelectual de Lina, noção que foi percebida a partir das transformações nas expressões da simplicidade, de modo que esta passou de notadamente tangíveis para majoritariamente intangíveis, ao longo dos anos, conforme Lina sentia-se cada vez mais ligada ao seu país de escolha.
id UFPE_c9290853594edded00b3afce71b9a57a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/49855
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling CABRAL, Maria Izabel Rêgohttp://lattes.cnpq.br/3919396159088069http://lattes.cnpq.br/2292931009490444http://lattes.cnpq.br/9070017354971865CAVALCANTI, Virgínia PereiraGRINOVER, Marina Mange2023-05-02T12:02:15Z2023-05-02T12:02:15Z2023-03-24CABRAL, Maria Izabel Rêgo. A simplicidade mestiça de Lina Bo Bardi: expressões e transformações conceituais. 2023. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49855A arquiteta e designer ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992) é reconhecida como uma das mais importantes profissionais de seus ramos de atuação no Brasil, onde se naturalizaria em 1951 e viveria até o fim de seus dias. A partir de sua chegada ao país em 1946, Lina iniciou o processo do que seria um mergulho profundo nas raízes culturais e populares brasileiras, o que, ao fim da vida, acreditava que seria a fonte para a construção de uma verdadeira identidade autóctone. Para Lina, os artefatos produzidos pelo brasileiro que resolvia problemas em um cotidiano de barbárie – termo que usava para referir-se às condições de quem sofria com a falta de recursos e com o descaso dos poderes públicos, levavam ao que chamou de um impasse do design: o país deveria caminhar do que ela via como um pré-artesanato a um design de características nacionais. A simplicidade, na sua obra, surgiu como discurso escrito, ainda na fase italiana, e depois passou ao discurso projetual, ao longo dos anos, quando foi se transformando conceitualmente, processo reforçado pelas vivências pessoais e profissionais, que a levaram a (re)conhecer a simplicidade dos artefatos populares. Sendo assim, esta tese tem como objetivo geral analisar as transformações da noção de simplicidade no conjunto da obra da arquiteta Lina Bo Bardi em sua fase brasileira, entre os anos de 1946 e 1992, especialmente sobre projetos e artefatos emblemáticos em arquitetura e design. A pesquisa, de natureza qualitativa e que se conforma como um estudo de caso único, tem como base as evidências e dados obtidos na investigação realizada na dissertação de mestrado Lina Bo Bardi, architetto e designer: um estudo de caso sobre a fase italiana (1939-1946), elaborada pela mesma autora da tese, e se fundamentou em teóricos do campo da Filosofia para definir o que é Simplicidade, na literatura que trata sobre a história da Arquitetura e Design brasileiros, período contemporâneo à fase brasileira de Lina e nas fontes primárias constituídas por textos escritos pela própria arquiteta, em português e em italiano. Os estudos possibilitaram a observação do amadurecimento intelectual de Lina, noção que foi percebida a partir das transformações nas expressões da simplicidade, de modo que esta passou de notadamente tangíveis para majoritariamente intangíveis, ao longo dos anos, conforme Lina sentia-se cada vez mais ligada ao seu país de escolha.CAPESThe Italian-Brazilian architect and designer Lina Bo Bardi (1914-1992) is recognized as one of the most important professionals in her fields of activity in Brazil, where she would naturalize in 1951 and live until the end of her days. Upon her arrival in the country in 1946, Lina began the process of what would be a deep dive into Brazilian cultural and popular roots, which, at the end of her life, she believed would be the source for building a true autochthonous identity. For Lina, the artifacts produced by Brazilians who solved problems in a barbaric everyday life – a term she used to refer to the conditions of those who suffered from a lack of resources and the neglect of public authorities, led to what she called an impasse of the design: the country should move from what she saw as a pre-craftsmanship to a design with national characteristics. Simplicity, in her work, emerged as a written discourse, still in the Italian phase, and then passed into design discourse, over the years, when it was conceptually transformed, a process reinforced by personal and professional experiences, which led her to (re) know the simplicity of popular artifacts. Therefore, this thesis has the general objective of analyzing the transformations of the notion of simplicity in the production of the architect Lina Bo Bardi in her Brazilian phase, between the years 1946 and 1992, especially on emblematic projects and artifacts in architecture and design. The research, of a qualitative nature and which conforms to a single case study, is based on the evidence and data obtained in the investigation carried out in the master’s thesis Lina Bo Bardi, architetto e designer: um estudo de caso sobre a fase italiana (1939-1946), prepared by the same author of the thesis, was based on theorists of Philosophy to define what Simplicity is, in the literature that deals with the history of Brazilian Architecture and Design, a period contemporary to Lina's Brazilian phase and in the primary sources constituted by texts written by architect herself, in Portuguese and Italian. The studies made it possible to observe Lina's intellectual maturity, a notion that was perceived from the transformations in the expressions of simplicity, so that it went from notably tangible expressions to mostly intangible ones, over the years, as Lina felt more and more linked to your country of choice.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSimplicidadeLina Bo BardiModernismo BrasileiroDesign BrasileiroArquitetura BrasileiraA simplicidade mestiça de Lina Bo Bardi : expressões e transformações conceituaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Maria Izabel Rêgo Cabral.pdfTESE Maria Izabel Rêgo Cabral.pdfapplication/pdf15218426https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49855/1/TESE%20Maria%20Izabel%20R%c3%aago%20Cabral.pdf890b863e2953f3531926222074cba9c5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49855/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49855/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTTESE Maria Izabel Rêgo Cabral.pdf.txtTESE Maria Izabel Rêgo Cabral.pdf.txtExtracted texttext/plain574458https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49855/4/TESE%20Maria%20Izabel%20R%c3%aago%20Cabral.pdf.txt43d7bbda40a0c70e1a5cedad5c3c73a3MD54THUMBNAILTESE Maria Izabel Rêgo Cabral.pdf.jpgTESE Maria Izabel Rêgo Cabral.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1155https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49855/5/TESE%20Maria%20Izabel%20R%c3%aago%20Cabral.pdf.jpgce1b8093f56c437445fccd1a997ddd54MD55123456789/498552023-05-03 02:17:19.831oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212023-05-03T05:17:19Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A simplicidade mestiça de Lina Bo Bardi : expressões e transformações conceituais
title A simplicidade mestiça de Lina Bo Bardi : expressões e transformações conceituais
spellingShingle A simplicidade mestiça de Lina Bo Bardi : expressões e transformações conceituais
CABRAL, Maria Izabel Rêgo
Simplicidade
Lina Bo Bardi
Modernismo Brasileiro
Design Brasileiro
Arquitetura Brasileira
title_short A simplicidade mestiça de Lina Bo Bardi : expressões e transformações conceituais
title_full A simplicidade mestiça de Lina Bo Bardi : expressões e transformações conceituais
title_fullStr A simplicidade mestiça de Lina Bo Bardi : expressões e transformações conceituais
title_full_unstemmed A simplicidade mestiça de Lina Bo Bardi : expressões e transformações conceituais
title_sort A simplicidade mestiça de Lina Bo Bardi : expressões e transformações conceituais
author CABRAL, Maria Izabel Rêgo
author_facet CABRAL, Maria Izabel Rêgo
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3919396159088069
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2292931009490444
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9070017354971865
dc.contributor.author.fl_str_mv CABRAL, Maria Izabel Rêgo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CAVALCANTI, Virgínia Pereira
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv GRINOVER, Marina Mange
contributor_str_mv CAVALCANTI, Virgínia Pereira
GRINOVER, Marina Mange
dc.subject.por.fl_str_mv Simplicidade
Lina Bo Bardi
Modernismo Brasileiro
Design Brasileiro
Arquitetura Brasileira
topic Simplicidade
Lina Bo Bardi
Modernismo Brasileiro
Design Brasileiro
Arquitetura Brasileira
description A arquiteta e designer ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992) é reconhecida como uma das mais importantes profissionais de seus ramos de atuação no Brasil, onde se naturalizaria em 1951 e viveria até o fim de seus dias. A partir de sua chegada ao país em 1946, Lina iniciou o processo do que seria um mergulho profundo nas raízes culturais e populares brasileiras, o que, ao fim da vida, acreditava que seria a fonte para a construção de uma verdadeira identidade autóctone. Para Lina, os artefatos produzidos pelo brasileiro que resolvia problemas em um cotidiano de barbárie – termo que usava para referir-se às condições de quem sofria com a falta de recursos e com o descaso dos poderes públicos, levavam ao que chamou de um impasse do design: o país deveria caminhar do que ela via como um pré-artesanato a um design de características nacionais. A simplicidade, na sua obra, surgiu como discurso escrito, ainda na fase italiana, e depois passou ao discurso projetual, ao longo dos anos, quando foi se transformando conceitualmente, processo reforçado pelas vivências pessoais e profissionais, que a levaram a (re)conhecer a simplicidade dos artefatos populares. Sendo assim, esta tese tem como objetivo geral analisar as transformações da noção de simplicidade no conjunto da obra da arquiteta Lina Bo Bardi em sua fase brasileira, entre os anos de 1946 e 1992, especialmente sobre projetos e artefatos emblemáticos em arquitetura e design. A pesquisa, de natureza qualitativa e que se conforma como um estudo de caso único, tem como base as evidências e dados obtidos na investigação realizada na dissertação de mestrado Lina Bo Bardi, architetto e designer: um estudo de caso sobre a fase italiana (1939-1946), elaborada pela mesma autora da tese, e se fundamentou em teóricos do campo da Filosofia para definir o que é Simplicidade, na literatura que trata sobre a história da Arquitetura e Design brasileiros, período contemporâneo à fase brasileira de Lina e nas fontes primárias constituídas por textos escritos pela própria arquiteta, em português e em italiano. Os estudos possibilitaram a observação do amadurecimento intelectual de Lina, noção que foi percebida a partir das transformações nas expressões da simplicidade, de modo que esta passou de notadamente tangíveis para majoritariamente intangíveis, ao longo dos anos, conforme Lina sentia-se cada vez mais ligada ao seu país de escolha.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-02T12:02:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-02T12:02:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CABRAL, Maria Izabel Rêgo. A simplicidade mestiça de Lina Bo Bardi: expressões e transformações conceituais. 2023. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49855
identifier_str_mv CABRAL, Maria Izabel Rêgo. A simplicidade mestiça de Lina Bo Bardi: expressões e transformações conceituais. 2023. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Design
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49855/1/TESE%20Maria%20Izabel%20R%c3%aago%20Cabral.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49855/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49855/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49855/4/TESE%20Maria%20Izabel%20R%c3%aago%20Cabral.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49855/5/TESE%20Maria%20Izabel%20R%c3%aago%20Cabral.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 890b863e2953f3531926222074cba9c5
5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
43d7bbda40a0c70e1a5cedad5c3c73a3
ce1b8093f56c437445fccd1a997ddd54
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310697523085312