Transtorno de ansiedade de separação em adolescentes escolares e os prejuízos no aspecto social
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50221 |
Resumo: | Os transtornos de ansiedade (TA) são uns dos transtornos mentais mais prevalentes na atualidade, sendo responsável por acometer 9,3% da população brasileira. E dentre esses transtornos é o Transtorno de Ansiedade de Separação (TAS) um dos mais prevalentes no público infanto-juvenil. O TAS pode ser definido como a presença de medo ou de ansiedade inadequados e excessivos diante de situações que levem a separação real ou imaginária da criança ou adolescente de suas figuras de apego. Essa ansiedade associada aos sintomas somáticos, como dor de cabeça e no estômago são responsáveis por idas frequentes ao médico e consequentemente falta escolar, resultando em indivíduos com baixa autoestima, introspectivos e que buscam o isolamento social. Contudo, a interação social é considerada uma necessidade humana básica, sendo essencial o seu desenvolvimento, especialmente na adolescência, visto que, a interação social nessa etapa do crescimento é essencial para o aperfeiçoamento de habilidades necessárias para a desenvolvimento de um adulto saudável. Nesse contexto, o presente trabalho buscou investigar a presença de sinais e sintomas do Transtorno de Ansiedade de Separação (TAS) e a presença de prejuízos na interação social em adolescentes escolares. Essa investigação foi realizada através da análise de dados secundários originados na tese de doutorado da Dra. Elisabeth Cruz (2017). Foram analisadas as respostas das subseções problemas de conduta, problemas de relacionamento com colegas e comportamento pro-social de 315 adolescentes escolares, assim como os dados da subseção A do DAWBA. 67,9% dos adolescentes apresentavam sinais e sintomas de TAS. Foi encontrada uma associação entre apresentar a sintomatologia indicativa de TAS e o acesso à internet, assim como a considerar a saúde “boa”. E apesar de haver uma associação entre expressar sintomatologia indicativa de TAS e apresentar episódios de raiva, não é possível inferir que expressar essa sintomatologia acarrete prejuízos na interação social desses adolescentes escolares. |
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O TAS pode ser definido como a presença de medo ou de ansiedade inadequados e excessivos diante de situações que levem a separação real ou imaginária da criança ou adolescente de suas figuras de apego. Essa ansiedade associada aos sintomas somáticos, como dor de cabeça e no estômago são responsáveis por idas frequentes ao médico e consequentemente falta escolar, resultando em indivíduos com baixa autoestima, introspectivos e que buscam o isolamento social. Contudo, a interação social é considerada uma necessidade humana básica, sendo essencial o seu desenvolvimento, especialmente na adolescência, visto que, a interação social nessa etapa do crescimento é essencial para o aperfeiçoamento de habilidades necessárias para a desenvolvimento de um adulto saudável. Nesse contexto, o presente trabalho buscou investigar a presença de sinais e sintomas do Transtorno de Ansiedade de Separação (TAS) e a presença de prejuízos na interação social em adolescentes escolares. Essa investigação foi realizada através da análise de dados secundários originados na tese de doutorado da Dra. Elisabeth Cruz (2017). Foram analisadas as respostas das subseções problemas de conduta, problemas de relacionamento com colegas e comportamento pro-social de 315 adolescentes escolares, assim como os dados da subseção A do DAWBA. 67,9% dos adolescentes apresentavam sinais e sintomas de TAS. Foi encontrada uma associação entre apresentar a sintomatologia indicativa de TAS e o acesso à internet, assim como a considerar a saúde “boa”. E apesar de haver uma associação entre expressar sintomatologia indicativa de TAS e apresentar episódios de raiva, não é possível inferir que expressar essa sintomatologia acarrete prejuízos na interação social desses adolescentes escolares.Anxiety disorders are among the most prevalent mental health conditions today, affecting 9.3% of the Brazilian population. Separation Anxiety Disorder (SAD) is one of the most common anxiety disorders in children and adolescents, characterized by excessive fear or anxiety when separated from attachment figures. This can cause somatic symptoms, leading to frequent medical appointments, school absences, and low self-esteem. However, social interaction is critical for healthy development, especially during adolescence. The present study aimed to investigate the presence of SAD symptoms and their impact on social interaction in school adolescents. The study analyzed secondary data from Dr. Elisabeth Cruz's doctoral thesis (2017), including responses from 315 adolescent students' Conduct Problems, Relationship Problems with Peers, and Prosocial Behavior, as well as data from subsection A of the DAWBA. Results showed that 67.9% of the adolescents had signs and symptoms of SAD. The study found an association between SAD symptoms and internet access, as well as considering health as "good." While there was an association between SAD symptoms and episodes of anger, it is unclear if SAD symptoms cause damage to social interaction in these adolescent students.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Neuropsiquiatria e Ciencia do ComportamentoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAdolescenteAnsiedade de SeparaçãoInteração SocialTranstorno de ansiedade de separação em adolescentes escolares e os prejuízos no aspecto socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTDISSERTAÇÃO Priscila Carla da Silva.pdf.txtDISSERTAÇÃO Priscila Carla da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain108878https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50221/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Priscila%20Carla%20da%20Silva.pdf.txt3f5a2b8f10f84df7b51fac6fc5abe0c2MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Priscila Carla da Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Priscila Carla da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1290https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50221/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Priscila%20Carla%20da%20Silva.pdf.jpg2d9872b869ca4c6bbc5340ef3537a5b1MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Priscila Carla da Silva.pdfDISSERTAÇÃO Priscila Carla da Silva.pdfapplication/pdf1267959https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50221/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Priscila%20Carla%20da%20Silva.pdf8020ea5d39fdad722fcedd7419e4bb59MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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