Políticas públicas para museus: o patrimônio cultural como instrumento de promoção turística na cidade do Recife

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Jeckson de Andrade
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000b5fd
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30895
Resumo: Este trabalho buscou conhecer as políticas públicas de incentivo à cultura e ao turismo no intuito de entender a participação das mesmas na relação entre turismo e museus e assim fazer as devidas proposições para o desenvolvimento do setor museal como instrumento de promoção turística. Nesta pesquisa foram analisados três museus públicos da esfera federal, estadual e municipal da cidade do Recife com a finalidade de desenvolver novos caminhos que possibilitem a inserção dos mesmos na atividade turística como atrativos turísticos culturais. Não o bastante, para compreender a natureza e objetivos dos museus, foi realizado um recorte conceitual de acordo com a visão de autores como Choay (2008), Funari e Pelegrini (2009), Thomaz (2014), Cruz (2016), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, exploratória e de campo, cuja pergunta central que norteou o presente estudo foi: As políticas públicas para museus têm contribuído para o sucesso dos mesmos como instrumento de promoção turística? Para execução da pesquisa foram realizadas entrevistas estruturadas com os gestores do Museu do Homem do Nordeste, Museu Cais do Sertão e do Espaço Cultural Paço do Frevo mediante gravação de voz. Os resultados foram expostos através de tabelas, e para sua análise foi empregada a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2011) por meio da formulação de categorias, subcategorias e unidades de registros concernentes aos trechos extraídos das falas dos entrevistados. Os resultados obtidos apontam que não existe uma política de fidelização dos visitantes e que estes são, em sua maioria, o público interno, revelando uma carência do público externo, o turista. A pesquisa também mostrou que nenhum dos museus possui um plano de marketing ou algum setor interno voltado para as ações de promoção dos museus dentro da atividade turística. Além disso, foi constatada a inexistência de políticas públicas que possibilitem aos museus se desenvolverem como atrativos turísticos culturais. Sendo assim, mesmo que o interesse em se posicionar como atrativos turísticos culturais seja positivo, os museus não logram êxito nessa condição pelo fato de não realizarem ações de marketing turístico que os promovam como tal.
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Não o bastante, para compreender a natureza e objetivos dos museus, foi realizado um recorte conceitual de acordo com a visão de autores como Choay (2008), Funari e Pelegrini (2009), Thomaz (2014), Cruz (2016), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, exploratória e de campo, cuja pergunta central que norteou o presente estudo foi: As políticas públicas para museus têm contribuído para o sucesso dos mesmos como instrumento de promoção turística? Para execução da pesquisa foram realizadas entrevistas estruturadas com os gestores do Museu do Homem do Nordeste, Museu Cais do Sertão e do Espaço Cultural Paço do Frevo mediante gravação de voz. Os resultados foram expostos através de tabelas, e para sua análise foi empregada a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2011) por meio da formulação de categorias, subcategorias e unidades de registros concernentes aos trechos extraídos das falas dos entrevistados. Os resultados obtidos apontam que não existe uma política de fidelização dos visitantes e que estes são, em sua maioria, o público interno, revelando uma carência do público externo, o turista. A pesquisa também mostrou que nenhum dos museus possui um plano de marketing ou algum setor interno voltado para as ações de promoção dos museus dentro da atividade turística. Além disso, foi constatada a inexistência de políticas públicas que possibilitem aos museus se desenvolverem como atrativos turísticos culturais. Sendo assim, mesmo que o interesse em se posicionar como atrativos turísticos culturais seja positivo, os museus não logram êxito nessa condição pelo fato de não realizarem ações de marketing turístico que os promovam como tal.This work sought to know the public policies to encourage culture and tourism in order to understand their participation in the relationship between tourism and museums and thus make the necessary proposals for the development of the museum sector as an instrument for tourism promotion. In this research, three public museums of the federal and municipal spheres of the city of Recife were analyzed in order to develop new ways of inserting them into tourist activity as cultural tourist attractions. To understand the nature and objectives of museums, a conceptual cut was made according to the view of authors such as Choay (2008), Funari and Pelegrini (2009), Thomaz (2014), Cruz (2016), among others. This is a qualitative, bibliographical, exploratory and field research, whose central question that guided the presente study was: Have public policies for museums contributed to their success as an instrument for tourism promotion? For the execution of the research, structured interviews were conducted with the managers of the Homem do Nordeste Museum, Cais do Sertão Museum and the Espaço Cultural Paço do Frevo through voice recording. The results were presented through tables, and for their analysis the content analysis technique (BARDIN, 2011) was employed through the formulation of categories, subcategories and units of records concerning the excerpts extracted from the interviewees' statements. The results obtained indicate that there is no policy of loyalty of visitors and they are, for the most part, the internal public, revealing a lack of the external public, the tourist. The research also showed that none of the museums has a marketing plan or some internal sector focused on the promotion actions of the museums within the tourist activity. In addition, it was verified the lack of public policies that allow museums to develop as cultural tourist attractions. Therefore, even if the interest in positioning themselves as cultural tourist attractions is positive, the museums do not succeed in this condition because they do not carry out tourist marketing actions that promote them as such.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do NordesteUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPolítica públicaPatrimônio culturalMuseuPolíticas públicas para museus: o patrimônio cultural como instrumento de promoção turística na cidade do Recifeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Jeckson de Andrade Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Jeckson de Andrade Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1249https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30895/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jeckson%20de%20Andrade%20Silva.pdf.jpga68f35dd0204fb5fa203907e9eb55bc1MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Jeckson de Andrade Silva.pdfDISSERTAÇÃO Jeckson de Andrade Silva.pdfapplication/pdf1003812https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30895/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jeckson%20de%20Andrade%20Silva.pdfd77a303f0d5dc301de5be14060f72f7cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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