Análise do padrão de viagens de instituições de ensino superior privadas: um estudo de caso em Recife
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5160 |
Resumo: | A Cidade do Recife, como grande parte dos municípios brasileiros, apresenta sérios problemas de uso e ocupação do solo, em função, muitas vezes, da implantação de edifícios e/ou empreendimentos urbanos, os chamados Pólos Geradores de Viagens - PGVs, que provocam impactos na circulação, na estrutura urbana e no meio ambiente, interferindo, diretamente, na qualidade de vida da população. A presente pesquisa volta-se para a análise dos padrões de viagem de um PGV procurando avaliar as principais características qualitativas de uma Instituição de Ensino Superior enquanto PGV. Trata-se de uma temática ainda pouco estudada, uma vez que a prioridade dos estudos realizados está concentrada em um determinado tipo de PGV os shoppings centers, pela influência dos mesmos na circulação e na ocupação da estrutura urbana. O estudo foi desenvolvido na Faculdade Boa Viagem - FBV, uma Instituição de Ensino Superior privada que possuindo vários campi na Cidade do Recife veio a se constituir em um importante Pólo Gerador de Viagem. Partindo da concepção da necessidade do conhecimento da temática abordada, objetivando o aprimoramento da legislação urbanística e de um melhor planejamento do transporte urbano, foram envolvidos professores, funcionários e alunos da FBV em seus diferentes campi. Como procedimentos metodológicos seguiram-se várias etapas tais como: elaboração do quadro teórico-conceitual, aplicação de questionário envolvendo os usuários regulares da instituição para obtenção das informações necessárias à caracterização do padrão de viagens e procedida a análise dos resultados obtidos. Na análise do padrão de viagens da FBV, objeto desta pesquisa, foram levadas em consideração as seguintes premissas: a variabilidade do padrão de viagem de acordo com o nível socioeconômico dos usuários regulares da IES; a distribuição modal de chegada e saída da IES, observando-se a distância, o local, o tempo de viagem e o horário de realização dos deslocamentos; bem como, o modo de transporte predominante utilizado pelos usuários regulares da instituição e na oferta de transporte público. Como resultado destaca-se a predominância do uso do automóvel para a realização dos deslocamentos, mesmo em viagens de pequenos percursos, pela maioria dos seus usuários, justificado pelo padrão socioeconômico de maior poder aquisitivo apresentado pelos mesmos, o que vem provocando impactos negativos sobre a circulação e a necessidade eminente da existência de vagas de estacionamento suficientes para os veículos utilizados por aqueles usuários. O conhecimento do padrão de viagens de uma instituição de ensino superior enquanto PGV constitui-se numa importante ferramenta para o aprimoramento da legislação urbanística sobre Pólos Geradores de Viagens, para o planejamento de transportes e para a discussão de mecanismos de promoção do desenvolvimento urbano das cidades |
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A presente pesquisa volta-se para a análise dos padrões de viagem de um PGV procurando avaliar as principais características qualitativas de uma Instituição de Ensino Superior enquanto PGV. Trata-se de uma temática ainda pouco estudada, uma vez que a prioridade dos estudos realizados está concentrada em um determinado tipo de PGV os shoppings centers, pela influência dos mesmos na circulação e na ocupação da estrutura urbana. O estudo foi desenvolvido na Faculdade Boa Viagem - FBV, uma Instituição de Ensino Superior privada que possuindo vários campi na Cidade do Recife veio a se constituir em um importante Pólo Gerador de Viagem. Partindo da concepção da necessidade do conhecimento da temática abordada, objetivando o aprimoramento da legislação urbanística e de um melhor planejamento do transporte urbano, foram envolvidos professores, funcionários e alunos da FBV em seus diferentes campi. Como procedimentos metodológicos seguiram-se várias etapas tais como: elaboração do quadro teórico-conceitual, aplicação de questionário envolvendo os usuários regulares da instituição para obtenção das informações necessárias à caracterização do padrão de viagens e procedida a análise dos resultados obtidos. Na análise do padrão de viagens da FBV, objeto desta pesquisa, foram levadas em consideração as seguintes premissas: a variabilidade do padrão de viagem de acordo com o nível socioeconômico dos usuários regulares da IES; a distribuição modal de chegada e saída da IES, observando-se a distância, o local, o tempo de viagem e o horário de realização dos deslocamentos; bem como, o modo de transporte predominante utilizado pelos usuários regulares da instituição e na oferta de transporte público. 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O conhecimento do padrão de viagens de uma instituição de ensino superior enquanto PGV constitui-se numa importante ferramenta para o aprimoramento da legislação urbanística sobre Pólos Geradores de Viagens, para o planejamento de transportes e para a discussão de mecanismos de promoção do desenvolvimento urbano das cidadesporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPadrão de ViagensPólos Geradores de ViagensIESAnálise do padrão de viagens de instituições de ensino superior privadas: um estudo de caso em Recifeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo2292_1.pdf.jpgarquivo2292_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1297https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5160/4/arquivo2292_1.pdf.jpgb4320bbeac72db96f96c7c11c875b7e6MD54ORIGINALarquivo2292_1.pdfapplication/pdf9036315https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5160/1/arquivo2292_1.pdf9eaaa8b7f3e70bcd205a3a325edcd874MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5160/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo2292_1.pdf.txtarquivo2292_1.pdf.txtExtracted texttext/plain350007https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5160/3/arquivo2292_1.pdf.txt28fea18745db9189715f34b8fbb2d171MD53123456789/51602019-10-25 14:21:00.684oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T17:21Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
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A Cidade do Recife, como grande parte dos municípios brasileiros, apresenta sérios problemas de uso e ocupação do solo, em função, muitas vezes, da implantação de edifícios e/ou empreendimentos urbanos, os chamados Pólos Geradores de Viagens - PGVs, que provocam impactos na circulação, na estrutura urbana e no meio ambiente, interferindo, diretamente, na qualidade de vida da população. A presente pesquisa volta-se para a análise dos padrões de viagem de um PGV procurando avaliar as principais características qualitativas de uma Instituição de Ensino Superior enquanto PGV. Trata-se de uma temática ainda pouco estudada, uma vez que a prioridade dos estudos realizados está concentrada em um determinado tipo de PGV os shoppings centers, pela influência dos mesmos na circulação e na ocupação da estrutura urbana. O estudo foi desenvolvido na Faculdade Boa Viagem - FBV, uma Instituição de Ensino Superior privada que possuindo vários campi na Cidade do Recife veio a se constituir em um importante Pólo Gerador de Viagem. Partindo da concepção da necessidade do conhecimento da temática abordada, objetivando o aprimoramento da legislação urbanística e de um melhor planejamento do transporte urbano, foram envolvidos professores, funcionários e alunos da FBV em seus diferentes campi. Como procedimentos metodológicos seguiram-se várias etapas tais como: elaboração do quadro teórico-conceitual, aplicação de questionário envolvendo os usuários regulares da instituição para obtenção das informações necessárias à caracterização do padrão de viagens e procedida a análise dos resultados obtidos. Na análise do padrão de viagens da FBV, objeto desta pesquisa, foram levadas em consideração as seguintes premissas: a variabilidade do padrão de viagem de acordo com o nível socioeconômico dos usuários regulares da IES; a distribuição modal de chegada e saída da IES, observando-se a distância, o local, o tempo de viagem e o horário de realização dos deslocamentos; bem como, o modo de transporte predominante utilizado pelos usuários regulares da instituição e na oferta de transporte público. Como resultado destaca-se a predominância do uso do automóvel para a realização dos deslocamentos, mesmo em viagens de pequenos percursos, pela maioria dos seus usuários, justificado pelo padrão socioeconômico de maior poder aquisitivo apresentado pelos mesmos, o que vem provocando impactos negativos sobre a circulação e a necessidade eminente da existência de vagas de estacionamento suficientes para os veículos utilizados por aqueles usuários. O conhecimento do padrão de viagens de uma instituição de ensino superior enquanto PGV constitui-se numa importante ferramenta para o aprimoramento da legislação urbanística sobre Pólos Geradores de Viagens, para o planejamento de transportes e para a discussão de mecanismos de promoção do desenvolvimento urbano das cidades |
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