“A nossa rainha vai se coroar!” : mulheres na realeza do maracatu cearense : poder e relações de gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Jailma Maria
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000005c2b
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38945
Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar as relações e significados de gênero na sua articulação, quando necessário, com raça e classe nos grupos de maracatus do Ceará, com sede na Cidade de Fortaleza. Tem como ponto de partida a personagem rainha e como ela é construída por meio da constituição de subjetividades de homens e mulheres. Na tradição, a realeza do maracatu é marcada pela presença dos homens. No entanto, em um dado momento da história as mulheres passaram também a ocupar esta posição, fato que evidencia a ruptura da hegemonia masculina nesta posição. A pesquisa revelou que ao ocupar esse lugar, as mulheres desafiam relações de poder ligadas a gênero, isto ocorre porque se trata de uma posição que possibilita status e visibilidade social. Compreender isto se mostrou importante no conjunto das indagações acerca de gênero na manifestação. Na construção da rainha, os homens acionam um tipo de feminilidade questionado pelas mulheres, as quais se baseiam num modelo de moral que caracteriza a conduta da mulher, na sociedade brasileira, e serve para avaliar o que ela pode ser, bem como os desenhos de feminilidades mais adequados. Duas narrativas tentam justificar o surgimento do maracatu no Ceará, uma ligada à Pernambuco e outra às coroações de Reis do Congo no Ceará. Os maracatus partem de fontes históricas para compor uma compreensão e avaliação da sua tradição. Trata-se de um cortejo realizado com música e dança, organizado em corte e batuque que faz homenagem a coroação dos reis negros africanos. A manifestação é tida como espaço de afirmação de identidade racial negra. Baseia-se em trabalho de campo com inserções em 2015 (de janeiro a março) e em 2016 (de agosto a novembro), incluindo observações de ensaios e desfile carnavalesco, entrevistas, documentos das instituições estaduais de cultura e a produção dos folcloristas e memorialistas.
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No entanto, em um dado momento da história as mulheres passaram também a ocupar esta posição, fato que evidencia a ruptura da hegemonia masculina nesta posição. A pesquisa revelou que ao ocupar esse lugar, as mulheres desafiam relações de poder ligadas a gênero, isto ocorre porque se trata de uma posição que possibilita status e visibilidade social. Compreender isto se mostrou importante no conjunto das indagações acerca de gênero na manifestação. Na construção da rainha, os homens acionam um tipo de feminilidade questionado pelas mulheres, as quais se baseiam num modelo de moral que caracteriza a conduta da mulher, na sociedade brasileira, e serve para avaliar o que ela pode ser, bem como os desenhos de feminilidades mais adequados. Duas narrativas tentam justificar o surgimento do maracatu no Ceará, uma ligada à Pernambuco e outra às coroações de Reis do Congo no Ceará. Os maracatus partem de fontes históricas para compor uma compreensão e avaliação da sua tradição. Trata-se de um cortejo realizado com música e dança, organizado em corte e batuque que faz homenagem a coroação dos reis negros africanos. A manifestação é tida como espaço de afirmação de identidade racial negra. Baseia-se em trabalho de campo com inserções em 2015 (de janeiro a março) e em 2016 (de agosto a novembro), incluindo observações de ensaios e desfile carnavalesco, entrevistas, documentos das instituições estaduais de cultura e a produção dos folcloristas e memorialistas.CAPESThe aim of this study was investigating both relations and meanings of gender in their articulation, when necessary, with race and social class in the maracatu groups of Ceará State,headquartered in Fortaleza, the capital city. This work has its starting point in the queen – one of the most important maracatu characters – and how she is build up through subjectivities of both men and women. In this cultural tradition, the royalty is generally marked up by the presence of men. However, at some point in history, women have come to occupy that position. This research revealed that getting to this place, women challenge gender-related power relations, and this occurs because it is about a position that enables social visibility. Understanding this aspect was very important in the set of inquires about gender in that sort of cultural expression. In the composition of the queen, men trigger a type of femininity questioned by the women, who are based on a moral model that characterizes the woman’s conduct in Brazilian society, serving to evaluate what she can be, as well as the feminine designs more suitable to this context. Two narratives try to justify the appearance of maracatu in Ceará State: one is related to Pernambuco State traditions and the other has to do with the coronations of Congo Kings in Ceará. The maracatus come from historical sources to makeup the understanding and evaluation of its tradition. It is a procession performed with music and dance, organized in a parade and drumming that pays tribute to the coronation of African black kings. This manifestation is seen as a space to express and affirm the black racial identity. This survey is based on a fieldwork with insertions in 2015 (from January to March) and in 2016 (from August to ), including observations of carnival rehearsals and parade, interviews, documental research in state institutions of culture, besides the production of folklorists and memorialists.L’objectif de cette étude était d’examiner les relations entre les sexes et leur signification dans leur articulation, le cas échéant, avec la race et la classe dans les groupes de maracatus de Ceará, dont le siège est à Fortaleza. Il a pour point de départ le caractère de la reine et la manière dont il est construit à travers la constitution de subjectivités d'hommes et de femmes. Dans la tradition, la royauté de maracatu est marquée par la présence d'hommes. Cependant, à un moment donné de l'histoire, les femmes ont également occupé ce poste, ce qui montre la rupture de l'hégémonie masculine dans ce poste. Des recherches ont montré qu’en occupant cet endroit, les femmes remettaient en question les relations de pouvoir liées au genre, c’est parce que c’est une position qui permet un statut et une visibilité sociale. Comprendre cela s’est avéré important dans l’ensemble des enquêtes sur le genre dans la manifestation. Dans la construction de la reine, les hommes déclenchent un type de féminité questionné par les femmes, qui repose sur un modèle moral qui caractérise la conduite des femmes dans la société brésilienne et sert à évaluer ce que cela peut être, ainsi que les dessins de la féminité. Deux récits tentent de justifier l’émergence du maracatu au Ceará, l’un lié à l'Etat de Pernambouco et un au couronnement des Rois du Congo au Ceará. Les maracatus partent de sources historiques pour composer une compréhension et une évaluation de leur tradition. C'est une procession réalisée avec musique et danse, organisée en cour et batuque, qui rend hommage au couronnement des Rois noirs Africains. La manifestation est considérée comme un espace d'affirmation d'identité raciale noire. Il est basé sur un travail de terrain avec des insertions en 2015 (de Janvier à Mars) et en 2016 (d'Août à Novembre), comprenant des observations de répétitions et de défilé carnavalesque, des interviews, des documents d'institutions culturelles de L'État et la production de folkloristes et de mémoristes.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AntropologiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAntropologiaMaracatu – CearáMulheresIdentidadeFeminilidade“A nossa rainha vai se coroar!” : mulheres na realeza do maracatu cearense : poder e relações de gêneroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Jailma Maria Oliveira.pdfTESE Jailma Maria Oliveira.pdfapplication/pdf6092337https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38945/1/TESE%20Jailma%20Maria%20Oliveira.pdf6439e595b1e3635c5b4842b997c58b59MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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