Análise gráfica das capas do jornal Lampião da Esquina : contribuições para a memória gráfica e para o movimento LGBTIA+

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PRADO, Matheus Nascimento do
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000001m27
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47253
Resumo: No intuito de conectar os estudos sobre a memória gráfica brasileira e a diversidade de gênero e sexualidade, esta dissertação se propõe a analisar algumas capas do jornal Lampião da Esquina (1978 – 1981), que foi o primeiro jornal homossexual de ampla circulação pelo Brasil. O Lampião buscava iluminar os caminhos obscuros do preconceito e da intolerância no período da ditadura civil-militar brasileira (1964 – 1985), dando voz a diversas minorias sociais como homossexuais, negros, indígenas, mulheres, dentre outros. A partir da revisão bibliográfica, apresentamos o contexto histórico-político do surgimento do jornal e resgatamos dois outros artefatos editoriais que fazem parte do seu entorno temporal: o Boletim argentino Somos (1973 – 1976) e o Boletim ChanaComChana (1981 – 1987). Em seguida, a partir do levantamento de estudos da área, fundamentamos o papel do design da informação em nossa pesquisa para localizá-la no campo da memória gráfica brasileira. Após esse ponto, levantamos uma discussão sobre o papel da fotografia na representação de grupos sociais e caminhamos pelos princípios da análise da imagem. Recorremos aos estudos semióticos de Charles S. Pierce (1839 – 1914) para a construção do nosso instrumento de análise, juntamente a outros autores e autoras como: Martine Joly (2012), Clive Ashwin (1979) e Robert Bringhurst (2005). No penúltimo capítulo, discutimos os resultados da análise, observando como o jornal representava a diversidade sexual e de gênero a partir de suas capas. O Lampião da Esquina mostra uma vida positiva e possível para as comunidades homossexuais no Brasil, enaltecendo sua força criativa e intelectual ao mesmo tempo em que denunciava violências praticadas contra essas pessoas, se posicionando contra as injustiças que ocorreram nesse período. O jornal torna-se de extrema importância por ser um pioneiro na representação das homossexualidades brasileiras e nos convida a refletir sobre como essas representações impactam nossa atualidade.
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O Lampião buscava iluminar os caminhos obscuros do preconceito e da intolerância no período da ditadura civil-militar brasileira (1964 – 1985), dando voz a diversas minorias sociais como homossexuais, negros, indígenas, mulheres, dentre outros. A partir da revisão bibliográfica, apresentamos o contexto histórico-político do surgimento do jornal e resgatamos dois outros artefatos editoriais que fazem parte do seu entorno temporal: o Boletim argentino Somos (1973 – 1976) e o Boletim ChanaComChana (1981 – 1987). Em seguida, a partir do levantamento de estudos da área, fundamentamos o papel do design da informação em nossa pesquisa para localizá-la no campo da memória gráfica brasileira. Após esse ponto, levantamos uma discussão sobre o papel da fotografia na representação de grupos sociais e caminhamos pelos princípios da análise da imagem. Recorremos aos estudos semióticos de Charles S. Pierce (1839 – 1914) para a construção do nosso instrumento de análise, juntamente a outros autores e autoras como: Martine Joly (2012), Clive Ashwin (1979) e Robert Bringhurst (2005). No penúltimo capítulo, discutimos os resultados da análise, observando como o jornal representava a diversidade sexual e de gênero a partir de suas capas. O Lampião da Esquina mostra uma vida positiva e possível para as comunidades homossexuais no Brasil, enaltecendo sua força criativa e intelectual ao mesmo tempo em que denunciava violências praticadas contra essas pessoas, se posicionando contra as injustiças que ocorreram nesse período. O jornal torna-se de extrema importância por ser um pioneiro na representação das homossexualidades brasileiras e nos convida a refletir sobre como essas representações impactam nossa atualidade.CAPESIn order to connect studies about the Brazilian graphic memory and the diversity of gender and sexuality, this thesis intends to analyze some covers of the journal Lampião da Esquina (1978 – 1981), which was the first homosexual journal of broad distribution in Brazil. The journal sought to illuminate the dark ways of prejudice and intolerance in the middle of the Brazilian civic-military dictatorship (1964 – 1985), giving voice to a diversity of social minorities such as homosexuals, black and indigenous people, women, etc. Starting from bibliographic revision, we present the historical and political context in which the journal was created and we recall two other coexistent editorial artifacts: the Argentinian bulletin Somos (1973 – 1976) and the Brazilian bulletin ChanaComChana (1981 – 1987). Then, from survey, we substantiate the role of information design in our research to locate it in the field of Brazilian graphic memory. In the following, we discuss the role of photography in the representation of social groups while exploring through the principle of image analysis. We resort to the semiotic studies of Charles S. Pierce (1839 – 1914) to construct our analysis instrument, along with some other authors such as Martine Joly (2012), Clive Ashwin (1979) and Robert Bringhurst (2005). In the penultimate chapter, we discuss the results of the analysis, observing how the journal represented sexual and gender diversity through their covers. The journal Lampião da Esquina shows possible positive lives to the homosexual communities in Brazil, praising their creative and intellectual potential and denouncing violence practiced towards these people, taking side against injustice that took place in that period. The journal is extremely important because it’s a pioneer in the representation of the Brazilian homosexualities and it invites us to think about how these representations impact nowadays perspective.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPlanejamento e Contextualização de ArtefatosLampião da EsquinaMemória GráficaCapas de JornalDiversidade de gênero e sexualidadeLGBTIA+Análise gráfica das capas do jornal Lampião da Esquina : contribuições para a memória gráfica e para o movimento LGBTIA+info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Matheus Nascimento do Prado.pdfDISSERTAÇÃO Matheus Nascimento do Prado.pdfapplication/pdf3784425https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47253/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Matheus%20Nascimento%20do%20Prado.pdfe2f6d6c155f233fe9e2e042a561cb6d1MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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