Um estudo sobre acessibilidade nos portais de ingresso dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38091 |
Resumo: | A utilização de recursos e aplicações Web está se tornando cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Seja para fins educacionais, comerciais ou de entretenimento, essas aplicações são projetadas para atender um público com perfis e especificidades variados, inclusive as pessoas com deficiências. Porém muitos dos recursos disponibilizados não estão preparados, em relação à acessibilidade Web, para atender às necessidades dos usuários com deficiência, criando, assim, barreiras e impedindo que esses usuários possam utilizá-los de forma eficiente e eficaz. Buscando uma maior praticidade, eficiência, eficácia e controle nas inscrições dos candidatos interessados em estudar nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, os mesmos disponibilizam, em seus sites, os Portais de Ingresso, aplicações Web onde os interessados realizam seus cadastros e inscrições para o processo de seleção dos cursos desejados. Objetivando uma Web para todos, algumas instituições buscam criar propostas de diretrizes para o desenvolvimento de aplicações Web acessíveis, como o WCAG (Web Content Accessibility Guidelines) e o eMAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). Entretanto, apesar da existência dessas diretrizes, é comum encontrar falhas, e até mesmo, a ausência de requisitos básicos de acessibilidade. Diante disso, surge a questão: os Portais de Ingresso dos Institutos Federais atendem de forma satisfatória os requisitos de acessibilidade na Web? Esta pesquisa objetiva avaliar a acessibilidade Web nos Portais de Ingresso dos 38 Institutos Federais existentes atualmente no Brasil, usando como referência os principais padrões de acessibilidade (WCAG e o eMAG) por meio dos métodos de avaliação via ferramenta automatizada, utilizando a ferramenta ASES (Avaliador e Simulador de Acessibilidade de Sítios) e da avaliação via interação humana, utilizando grupos de voluntários com deficiência. Por fim, identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais envolvidos no planejamento e desenvolvimento dos Portais de Ingresso em incluir as diretrizes de acessibilidade em seus projetos e elaborar recomendações a serem seguidas para que os Portais de Ingresso possam ser utilizados por todas as pessoas, com deficiência ou não, indiferentes da tecnologia assistiva que utilizam. |
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MINSKI, Eliandro Luizhttp://lattes.cnpq.br/5658296238487782http://lattes.cnpq.br/7076371974874150SOUZA, Fernando da Fonseca de2020-09-24T21:48:30Z2020-09-24T21:48:30Z2020-04-30MINSKI, Eliandro Luiz. Um estudo sobre acessibilidade nos portais de ingresso dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38091A utilização de recursos e aplicações Web está se tornando cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Seja para fins educacionais, comerciais ou de entretenimento, essas aplicações são projetadas para atender um público com perfis e especificidades variados, inclusive as pessoas com deficiências. Porém muitos dos recursos disponibilizados não estão preparados, em relação à acessibilidade Web, para atender às necessidades dos usuários com deficiência, criando, assim, barreiras e impedindo que esses usuários possam utilizá-los de forma eficiente e eficaz. Buscando uma maior praticidade, eficiência, eficácia e controle nas inscrições dos candidatos interessados em estudar nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, os mesmos disponibilizam, em seus sites, os Portais de Ingresso, aplicações Web onde os interessados realizam seus cadastros e inscrições para o processo de seleção dos cursos desejados. Objetivando uma Web para todos, algumas instituições buscam criar propostas de diretrizes para o desenvolvimento de aplicações Web acessíveis, como o WCAG (Web Content Accessibility Guidelines) e o eMAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). Entretanto, apesar da existência dessas diretrizes, é comum encontrar falhas, e até mesmo, a ausência de requisitos básicos de acessibilidade. Diante disso, surge a questão: os Portais de Ingresso dos Institutos Federais atendem de forma satisfatória os requisitos de acessibilidade na Web? Esta pesquisa objetiva avaliar a acessibilidade Web nos Portais de Ingresso dos 38 Institutos Federais existentes atualmente no Brasil, usando como referência os principais padrões de acessibilidade (WCAG e o eMAG) por meio dos métodos de avaliação via ferramenta automatizada, utilizando a ferramenta ASES (Avaliador e Simulador de Acessibilidade de Sítios) e da avaliação via interação humana, utilizando grupos de voluntários com deficiência. Por fim, identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais envolvidos no planejamento e desenvolvimento dos Portais de Ingresso em incluir as diretrizes de acessibilidade em seus projetos e elaborar recomendações a serem seguidas para que os Portais de Ingresso possam ser utilizados por todas as pessoas, com deficiência ou não, indiferentes da tecnologia assistiva que utilizam.CAPESThe use of resources and Web applications is becoming more and more present in people's daily lives. Either for educational, commercial or entertainment purposes, such applications are designed to serve an audience with varied profiles and specificities, including people with disabilities. However, many of the available resources are not prepared, in relation to Web accessibility, to meet the needs of users with disabilities, thus creating barriers and preventing these users from using them efficiently. Seeking greater practicality, efficiency and control in the enrollment of candidates interested in studying at the Federal Institutes of Education, Science and Technology, they make the Entry Portals available on their websites, which are Web applications to allow interested persons to register as well as to provide information on the wanted course. In order to have a Web for all, some institutions seek to create proposed guidelines for the development of accessible Web applications, such as WCAG (Web Content Accessibility Guidelines) and eMAG (Electronic Government Accessibility Model). However, despite the existence of these guidelines, it is common to find flaws and even the absence of basic accessibility requirements. Thus, this question arises: do the Federal Institutes' Entry Portals satisfactorily meet the requirements for accessibility on the Web? This research aims to evaluate the Web accessibility in the Entry Portals of the 38 Federal Institutes currently existing in Brazil, using as reference the main accessibility standards (WCAG and eMAG) through the evaluation methods via automated tool, using the ASES tool (Evaluator and Site Accessibility Simulator) and evaluation via human interaction, using groups of volunteers with disabilities. This work is also intended to identify the main difficulties faced by the professionals while planning and developing Entry Portals as far as inclusion of accessibility guidelines in their projects is considered. Finally, a set of recommendations to be followed by developpers in order of providing Entry Portals to be used by all people, with disabilities or not, regardlessly of the assistive technology they may use.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da ComputacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCiência da ComputaçãoSistemas de informaçãoUm estudo sobre acessibilidade nos portais de ingresso dos institutos federais de educação, ciência e tecnologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTDISSERTAÇÃO Eliandro Luiz Minski.pdf.txtDISSERTAÇÃO Eliandro Luiz Minski.pdf.txtExtracted texttext/plain216776https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38091/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Eliandro%20Luiz%20Minski.pdf.txtfecf9dbb71c66d132abb05449932036fMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Eliandro Luiz Minski.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Eliandro Luiz Minski.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1285https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38091/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Eliandro%20Luiz%20Minski.pdf.jpg5b7f9ae48c2e8f5a926261c18293756fMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Eliandro Luiz Minski.pdfDISSERTAÇÃO Eliandro Luiz Minski.pdfapplication/pdf9544741https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38091/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Eliandro%20Luiz%20Minski.pdfefb4dae90b06cdc9e7884e8d0cd18295MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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