Educação em direitos humanos em Pernambuco : um olhar sobre a política educacional de 2015 a 2022

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Livio Paulino Francisco da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52253
Resumo: Existe uma política nacional de Educação em Direitos Humanos que dispõe de documentos orientadores dos sistemas de ensino e suas instituições sobre a efetivação da EDH nos processos educativos de todas as áreas, níveis e modalidades de ensino e áreas de conhecimentos, inclusive na educação básica. Nesse diapasão, a presente dissertação tem por objetivo geral entender como a política de Educação em Direitos Humanos do Estado de Pernambuco vem se materializando no período 2015- 2022, considerando-se a influência dos contextos interno e externo. Para se alcançar tal objetivo foi realizada uma fase inicial de coleta de material biliográfico e documental sobre a temática pesquisada, adotando-se como referencial teórico da pesquisa os estudos de autores como Joaquín Herrera Flores (2009), David Sánchez Rubio (2015), Helio Gallardo (2010), Maria Victoria Benevides (1996, 2003), Vera Maria Candau (2007, 2008), Marilena Chauí (2006), entre outros. Com relação aos aspectos metodológicos da pesquisa, a abordagem adotada foi a qualitativa, e para o tratamento e a análise dos dados adotou-se a análise de conteúdo de Bardin (2011). O campo de pesquisa é o âmbito da Gerência de Políticas em Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania e as Gerências Regionais de Ensino da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco, realizando-se entrevistas semiestruturadas com uma servidora lotada na sede da GEIDH, além de servidoras de escolas pertencentes a diferentes GRE, uma do Recife, outra do Sertão e outra da Zona da Mata. Com relação aos resultados encontrados, a pesquisa identificou indícios de materialização parcial da política de EDH em Pernambuco, bem como a existência do desconhecimento de profissionais da educação sobre a política de EDH, além da dificuldade em encontrar professores que quisessem participar da formação em EDH, prejudicando a amplitude da formação continuada em EDH. Ademais, encontrou-se a existência de condicionantes internos e externos que influenciam negativamente a política, como, por exemplo, uma cultura de não valorização dos direitos humanos no seio da comunidade escolar, manifestada, sobretudo, por uma parcela da população ligada a setores religiosos, entre outros achados de pesquisa.
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Nesse diapasão, a presente dissertação tem por objetivo geral entender como a política de Educação em Direitos Humanos do Estado de Pernambuco vem se materializando no período 2015- 2022, considerando-se a influência dos contextos interno e externo. Para se alcançar tal objetivo foi realizada uma fase inicial de coleta de material biliográfico e documental sobre a temática pesquisada, adotando-se como referencial teórico da pesquisa os estudos de autores como Joaquín Herrera Flores (2009), David Sánchez Rubio (2015), Helio Gallardo (2010), Maria Victoria Benevides (1996, 2003), Vera Maria Candau (2007, 2008), Marilena Chauí (2006), entre outros. Com relação aos aspectos metodológicos da pesquisa, a abordagem adotada foi a qualitativa, e para o tratamento e a análise dos dados adotou-se a análise de conteúdo de Bardin (2011). O campo de pesquisa é o âmbito da Gerência de Políticas em Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania e as Gerências Regionais de Ensino da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco, realizando-se entrevistas semiestruturadas com uma servidora lotada na sede da GEIDH, além de servidoras de escolas pertencentes a diferentes GRE, uma do Recife, outra do Sertão e outra da Zona da Mata. Com relação aos resultados encontrados, a pesquisa identificou indícios de materialização parcial da política de EDH em Pernambuco, bem como a existência do desconhecimento de profissionais da educação sobre a política de EDH, além da dificuldade em encontrar professores que quisessem participar da formação em EDH, prejudicando a amplitude da formação continuada em EDH. Ademais, encontrou-se a existência de condicionantes internos e externos que influenciam negativamente a política, como, por exemplo, uma cultura de não valorização dos direitos humanos no seio da comunidade escolar, manifestada, sobretudo, por uma parcela da população ligada a setores religiosos, entre outros achados de pesquisa.CAPESThere is a national policy on Human Rights Education (EDH) that has guiding documents for education systems and their institutions to effectivate the policy in educational processes in all areas, levels and modalities of teaching and areas of knowledge, including basic education. In this vein, the present dissertation has the general objective of understanding how the Human Rights Education policy of the State of Pernambuco has materialized in the period 2015-2022, considering the influence of internal and external contexts. In order to achieve this objective, an initial phase was carried out to collect bibliographic and documentary material about the research topic, adopting as a theoretical reference for the research the studies of authors such as Joaquín Herrera Flores (2009), David Sánchez Rubio (2015), Helio Gallardo (2010), Maria Victoria Benevides (1996, 2003), Vera Maria Candau (2007, 2008), Marilena Chauí (2006), among others. In relation to the methodological aspects of the research, qualitative aproach was adopted as well as content analysis of Birdin (2011) for treatment and analysis of data. The research field is the sphere of the Management of Policies in Inclusive Education, Human Rights and Citizenship (GEIDH) as well as the Regional Teaching Managements in State Department of Education of Pernambuco (GRE), conducting semi-structured interviews with a public servant working at the GEIDH ́s head office, in addition to servants from public schools belonging to different GRE, one from Recife, another from Sertão and another from Zona da Mata. In relation to the results found, the research identified evidence of partial materialization of the EDH policy in Pernambuco, such as the existence of a lack of knowledge on the part of education professionals about the EDH policy, as well as the difficulty in finding teachers who want to participate in EDH continuing formation, harming the reach of this continuing formation, in addition to the existence of internal and external conditions that negatively influence the policy, such as a culture of non-appreciation of human rights within the school community, manifested, above all, by a portion of the population linked to religious sectors, among others research findings.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Direitos HumanosUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDireitos HumanosEducação - Direitos HumanosPolíticas públicasPolítica educacionalEducação em direitos humanos em Pernambuco : um olhar sobre a política educacional de 2015 a 2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Livio Paulino Francisco da Silva.pdfDISSERTAÇÃO Livio Paulino Francisco da Silva.pdfapplication/pdf895035https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52253/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Livio%20Paulino%20Francisco%20da%20Silva.pdf3b7456e24adccf8f4c651bc6f175cc56MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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