O ruído de tráfego como um filtro ambiental para a ocorrência de anuros : um estudo de caso com pererecas urbanas e florestais (Anura: Hylidae) de Recife-PE
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Data de Publicação: | 2022 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52535 |
Resumo: | O ruído gerado pelas atividades antrópicas aumentou nas últimas décadas como resultado do crescimento da população humana, do transporte global e da urbanização acelerada. Os anuros são espécies altamente vocais que necessitam da comunicação acústica para comportamentos sociais. Neste trabalho, investiguei o papel potencial do ruído de tráfego de automóveis como um fator relacionado à ocorrência de espécies de anuros com modos reprodutivos semelhantes, através de sua sobreposição no espaço acústico espectral, com as vocalizações emitidas por estas espécies. Assim, busquei avaliar o ruído do tráfego como limitador de ocorrência de espécies, como esse ruído pode mascarar sinais acústicos e, como consequência, prejudicar o comportamento reprodutivo desses animais. Para isso, foram realizadas gravações do ruído do tráfego, bem como gravações de hilídeos presentes em duas áreas verdes no município de Recife, Pernambuco. Uma das áreas, o campus da UFPE, sofre maior influência dos ruídos causados pelas rodovias, enquanto na segunda área, o Parque Estadual Dois Irmãos (PEDI), os ambientes de reprodução de anuros estão mais distantes de rodovias. Os parâmetros avaliados para comparação e avaliação da sobreposição espectral foram a frequência dominante e os limites inferior e superior da largura de banda ocupada pelo ruído de tráfego e pelas vocalizações. Os resultados sugerem que o ruído do tráfego intenso está associado à menor riqueza de espécie de hilídeos. Além disso, um número relativamente maior de espécies teve suas vocalizações com alguma sobreposição com o ruído de tráfego no ambiente mais distante de ruídos de tráfego (PEDI). Estes resultados apontam para a relevância de medidas que visem atenuar a intensidade do ruído do tráfego no perímetro de áreas verdes urbanas, de forma a permitir a reprodução e manutenção, em longo prazo, de uma maior diversidade de espécies de anfíbios anuros. |
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LIMA, Erica Suzan Martinshttp://lattes.cnpq.br/2473036248297632http://lattes.cnpq.br/5292314762059126SIMÕES, Pedro Ivo2023-09-29T16:40:09Z2023-09-29T16:40:09Z2022-08-26LIMA, Erica Suzan Martins. O ruído de tráfego como um filtro ambiental para a ocorrência de anuros: um estudo de caso com pererecas urbanas e florestais (Anura: Hylidae) de Recife-PE. 2022. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52535ark:/64986/001300000ssf4O ruído gerado pelas atividades antrópicas aumentou nas últimas décadas como resultado do crescimento da população humana, do transporte global e da urbanização acelerada. Os anuros são espécies altamente vocais que necessitam da comunicação acústica para comportamentos sociais. Neste trabalho, investiguei o papel potencial do ruído de tráfego de automóveis como um fator relacionado à ocorrência de espécies de anuros com modos reprodutivos semelhantes, através de sua sobreposição no espaço acústico espectral, com as vocalizações emitidas por estas espécies. Assim, busquei avaliar o ruído do tráfego como limitador de ocorrência de espécies, como esse ruído pode mascarar sinais acústicos e, como consequência, prejudicar o comportamento reprodutivo desses animais. Para isso, foram realizadas gravações do ruído do tráfego, bem como gravações de hilídeos presentes em duas áreas verdes no município de Recife, Pernambuco. Uma das áreas, o campus da UFPE, sofre maior influência dos ruídos causados pelas rodovias, enquanto na segunda área, o Parque Estadual Dois Irmãos (PEDI), os ambientes de reprodução de anuros estão mais distantes de rodovias. Os parâmetros avaliados para comparação e avaliação da sobreposição espectral foram a frequência dominante e os limites inferior e superior da largura de banda ocupada pelo ruído de tráfego e pelas vocalizações. Os resultados sugerem que o ruído do tráfego intenso está associado à menor riqueza de espécie de hilídeos. Além disso, um número relativamente maior de espécies teve suas vocalizações com alguma sobreposição com o ruído de tráfego no ambiente mais distante de ruídos de tráfego (PEDI). Estes resultados apontam para a relevância de medidas que visem atenuar a intensidade do ruído do tráfego no perímetro de áreas verdes urbanas, de forma a permitir a reprodução e manutenção, em longo prazo, de uma maior diversidade de espécies de anfíbios anuros.FACEPENoise produced by human activities has increased in recent decades as a result of human population growth, global transport and accelerated urbanization. Anurans are highly vocal species that require acoustic communication for social behavior. In this work, I investigated the potential role of car traffic noise as a factor related to the occurrence of anuran species with similar reproductive modes, through the evaluation of superposition of traffic noise, in the acoustic spectral space, with the vocalizations emitted by these species. Therefore, I sought to evaluate traffic noise as a limiting factor for the occurrence of species, as this noise can mask acoustic signals and, as a consequence, impair the reproductive behavior of these animals. For this, I made recordings of traffic noise, as well as recordings of hylids present in two green areas in the city of Recife, Pernambuco. One of the areas, the UFPE campus, is more influenced by noise caused by nearbyroads, while in the second area, Parque Estadual Dois Irmãos (PEDI), the anuran breeding environments are further away from roads. The parameters evaluated for comparison and evaluation of spectral overlap were the dominant frequency and the lower and upper limits of the bandwidth occupied by traffic noise and vocalizations. The results suggest that heavy traffic noise is associated with lower hylid species richness. In addition, a relatively larger number of species had their vocalizations with some spectral overlap with traffic noise in the environment farthest from traffic noise (PEDI). These results point to the importance of measures that aim to attenuate the intensity of traffic noise in the perimeter of urban green areas, in order to allow the reproduction and persistence, in the long term, of a greater diversity of anuran amphibian species.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Biologia AnimalUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessAnfíbiosBioacústicaPoluição sonoraRuído de tráfegoVocalizaçãoO ruído de tráfego como um filtro ambiental para a ocorrência de anuros : um estudo de caso com pererecas urbanas e florestais (Anura: Hylidae) de Recife-PEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52535/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53ORIGINALDISSERTAÇÃO Erica Suzan Martins Lima.pdfDISSERTAÇÃO Erica Suzan Martins Lima.pdfapplication/pdf1663141https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52535/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Erica%20Suzan%20Martins%20Lima.pdfaa8e9badffc337a873f9ac2d0a34b61bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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