O Princípio do Respeito na relação pediatra e criança percepção do profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Albuquerque Araújo, Carla
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9647
Resumo: A Relação Médico e Paciente é o âmago da práxis médica. Seu entendimento tem suma importância, reconhecida atualmente pelo seu intenso estudo. A Relação Pediatra e Criança se insere nesse contexto, com algumas particularidades, como a percepção sobre a criança, que vem mudando ao longo do tempo, assim também como sua atuação nesta. Nesse estudo, foi utilizado o referencial teórico da Bioética, com sua vertente da Ética das Virtudes para percorrer as visões de pediatras sobre o Respeito como Princípio na Relação Pediatra e Criança e observar convergências e divergências entre teoria e prática. Foi um estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado através de entrevistas individuais semi-estruturadas e observação participante. Foram treze pediatras entrevistados, plantonistas do corpo clínico de um hospital pediátrico público do Recife, Pernambuco, seguindo-se o critério de saturação de Minayo. A pesquisa de campo ocorreu de março a agosto de 2006. A análise dos dados foi qualitativa, modalidade temática de Minayo, adaptada de Bardin. Observou-se que o Respeito na Relação Pediatra e Criança se relaciona com o conceito teórico do Respeito, entendido ora como limite, ora como relação com o Outro; observou-se também a construção da relação,na qual chegou-se às mesmas categorias e à percepção da criança pelo pediatra no seu desenvolvimento cognitivo e moral e capacidade de entendimento da relação, que, além dos dois temas citados, coloca o diálogo familiar como decisivo.Os planos estão interligados na construção final do Princípio estudado,chegando-se a dois temas finais :1-a criança como sujeito moral: é a tradução da visão desta como ser, foco da práxis, com enfoque nos valores ,a visão humanista do Outro como um todo.2- a busca pela excelência: é entendida como enfoque do pediatra no conhecimento científico e sua técnica particularizada na especialidade, mas mantendo a intenção de fazer o Bem. Notou-se surpresa pelo assunto, interesse pela Bioética como abordagem nas relações e na vida, assim como a idade cronológica como fator limitante dos pediatras na percepção da criança. Houve inserção muito variada da família na relação, do papel secundário ao principal. Destacou-se a presença de três planos do Respeito para o pediatra: idealização filosófica, teorização na academia e o plano real, vivido na prática médica. Concluiu-se que a criança é vista como sujeito moral, por grande parte dos pediatras. A busca pela excelência, com a motivação certa, torna o pediatra agente de predisposição virtuosa, na Ética das Virtudes. O Respeito como Princípio está na Relação Pediatra e Criança, na percepção dos profissionais; o que varia é sua conceituação e aplicação na práxis,inclusive pelas condições adversas na atualidade
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Nesse estudo, foi utilizado o referencial teórico da Bioética, com sua vertente da Ética das Virtudes para percorrer as visões de pediatras sobre o Respeito como Princípio na Relação Pediatra e Criança e observar convergências e divergências entre teoria e prática. Foi um estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado através de entrevistas individuais semi-estruturadas e observação participante. Foram treze pediatras entrevistados, plantonistas do corpo clínico de um hospital pediátrico público do Recife, Pernambuco, seguindo-se o critério de saturação de Minayo. A pesquisa de campo ocorreu de março a agosto de 2006. A análise dos dados foi qualitativa, modalidade temática de Minayo, adaptada de Bardin. Observou-se que o Respeito na Relação Pediatra e Criança se relaciona com o conceito teórico do Respeito, entendido ora como limite, ora como relação com o Outro; observou-se também a construção da relação,na qual chegou-se às mesmas categorias e à percepção da criança pelo pediatra no seu desenvolvimento cognitivo e moral e capacidade de entendimento da relação, que, além dos dois temas citados, coloca o diálogo familiar como decisivo.Os planos estão interligados na construção final do Princípio estudado,chegando-se a dois temas finais :1-a criança como sujeito moral: é a tradução da visão desta como ser, foco da práxis, com enfoque nos valores ,a visão humanista do Outro como um todo.2- a busca pela excelência: é entendida como enfoque do pediatra no conhecimento científico e sua técnica particularizada na especialidade, mas mantendo a intenção de fazer o Bem. Notou-se surpresa pelo assunto, interesse pela Bioética como abordagem nas relações e na vida, assim como a idade cronológica como fator limitante dos pediatras na percepção da criança. Houve inserção muito variada da família na relação, do papel secundário ao principal. Destacou-se a presença de três planos do Respeito para o pediatra: idealização filosófica, teorização na academia e o plano real, vivido na prática médica. Concluiu-se que a criança é vista como sujeito moral, por grande parte dos pediatras. A busca pela excelência, com a motivação certa, torna o pediatra agente de predisposição virtuosa, na Ética das Virtudes. 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