Representação social da morte e do morrer de recém-nascidos para uma equipe multidisciplinar de terapia intensiva neonatal
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13319 |
Resumo: | Esse estudo teve como objetivo conhecer as representações sociais da morte e do morrer de recém-nascidos para profissionais de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com referencial teórico da Teoria das Representações Sociais de Moscovici. Foi realizada entrevista semi-estruturada com as perguntas norteadoras: O que lhe vem à mente quando você pensa na morte e no morrer dos recém-nascidos assistidos por você? Que aspectos do seu contexto sociocultural e/ou acadêmico influenciam ou influenciaram a sua maneira de lidar com a morte e o morrer nessa situação? Foram entrevistados 28 profissionais de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de João Pessoa/Paraíba/Brasil entre eles médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais. Foi realizada análise de conteúdo do universo lexical com o auxílio do software Alceste. A amostragem se deu por saturação teórica do discurso. Emergiram dos dados três classes: o enfrentamento da morte e do morrer; a convivência com a finitude da vida; as influências socioculturais e da academia. Observou-se que a morte representa o fracasso do profissional que luta para salvar vidas. A falta dessa temática na academia, possivelmente gera conflitos que repercutem na representação da morte e do morrer. A religiosidade e as vivências do cotidiano, privado e do trabalho, foram importantes para o lidar desses profissionais com a finitude. Essa pesquisa demonstrou a necessidade de educação permanente e de inclusão da temática da morte e do morrer na academia, na perspectiva de construir estratégias de enfrentamento da terminalidade |
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Essa pesquisa demonstrou a necessidade de educação permanente e de inclusão da temática da morte e do morrer na academia, na perspectiva de construir estratégias de enfrentamento da terminalidadeporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMorteRecém-nascidoTerapia intensiva neonatalProfissionais da saúdePesquisa qualitativaRepresentação social da morte e do morrer de recém-nascidos para uma equipe multidisciplinar de terapia intensiva neonatalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO FERNANDA ISABELA GONDIM SARMENTO.pdf.jpgDISSERTAÇÃO FERNANDA ISABELA GONDIM SARMENTO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1152https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13319/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20FERNANDA%20ISABELA%20GONDIM%20SARMENTO.pdf.jpga2baf1a98b702640d261c009134cc638MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO FERNANDA ISABELA GONDIM SARMENTO.pdfDISSERTAÇÃO FERNANDA ISABELA GONDIM SARMENTO.pdfapplication/pdf1664675https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13319/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20FERNANDA%20ISABELA%20GONDIM%20SARMENTO.pdf83d328df27591fe7bd977dfe12fd3a74MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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