A busca de distinção social materializada no espaço: A habitação como marca à luz da retórica publicitária Dos condomínios fechados alphaville são paulo (1974-1990)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, Hanna Lima da Costa Ferreira de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000015xq1
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17512
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar o morar nos condomínios fechados não como uma simples resposta a crescente violência urbana, fortalezas defensivas contra os perigos e ameaças à espreita nas ruas, mas como uma forma de distinção e status. Assim, o enfoque volta-se ao entendimento dessa tipologia urbana como a transfiguração de um tipo de habitação em objeto de consumo, atravessada pela publicidade e permeada de conotações com diferentes significados e hierarquias, de prestígio e de moda, parte de uma lógica da diferenciação característica da sociedade de consumo sobre a qual discorreu Jean Baudrillard. A partir dessa referência teórica optou-se, como procedimento metodológico, privilegiar a análise de conteúdo proposta por Bardin dos anúncios imobiliários dos residenciais AlphaVille-SP, de modo a mostrar como esses anúncios tornaram os condomínios uma moradia extremamente atraente, dialogando com valores caros à sociedade contemporânea.
id UFPE_d783249a56235463449ae4d22299115b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/17512
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling MELO, Hanna Lima da Costa Ferreira deSANTOS, Lúcia Leitão2016-07-21T17:43:16Z2016-07-21T17:43:16Z2015-07-24https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17512ark:/64986/0013000015xq1O objetivo desta pesquisa é analisar o morar nos condomínios fechados não como uma simples resposta a crescente violência urbana, fortalezas defensivas contra os perigos e ameaças à espreita nas ruas, mas como uma forma de distinção e status. Assim, o enfoque volta-se ao entendimento dessa tipologia urbana como a transfiguração de um tipo de habitação em objeto de consumo, atravessada pela publicidade e permeada de conotações com diferentes significados e hierarquias, de prestígio e de moda, parte de uma lógica da diferenciação característica da sociedade de consumo sobre a qual discorreu Jean Baudrillard. A partir dessa referência teórica optou-se, como procedimento metodológico, privilegiar a análise de conteúdo proposta por Bardin dos anúncios imobiliários dos residenciais AlphaVille-SP, de modo a mostrar como esses anúncios tornaram os condomínios uma moradia extremamente atraente, dialogando com valores caros à sociedade contemporânea.FACEPEThe objective of this project research is to analyze the living in gated communities not as a simple response to the growing urban violence, defensive fortresses against the dangers and threats lurking on the streets, but as a way of distinction and status. Thus, the focus turns to the understanding of this urban typology as the transfiguration of housing in a consumer object, crossed by advertising and fraught with connotations with different meanings and hierarchies of prestige and fashion, part of a logic of differentiation feature of the consumer society on which Jean Baudrillard argued about. From this theoretical framework was chosen, as methodological procedure, to privilege the analysis of content proposed by Bardin of the real estate ads of AlphaVille-SP residentials, in order to show how these ads made condominiums a very attractive housing, interacting with important values to the contemporary society.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento UrbanoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCondomínios fechados; Sociedade de consumo; PublicidadeClosed condominiums; Consumer society; Advertising.A busca de distinção social materializada no espaço: A habitação como marca à luz da retórica publicitária Dos condomínios fechados alphaville são paulo (1974-1990)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILdistinçãosocialdissertação.pdf.jpgdistinçãosocialdissertação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1866https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17512/5/distin%c3%a7%c3%a3osocialdisserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpgc36ceffc6df2e0e82cdab63684602132MD55ORIGINALdistinçãosocialdissertação.pdfdistinçãosocialdissertação.pdfapplication/pdf79432351https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17512/1/distin%c3%a7%c3%a3osocialdisserta%c3%a7%c3%a3o.pdf48552eacac2823f31ec79f1677313104MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17512/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17512/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTdistinçãosocialdissertação.pdf.txtdistinçãosocialdissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain373688https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17512/4/distin%c3%a7%c3%a3osocialdisserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txte69b2fec2c89aec92dd111c574bc9e66MD54123456789/175122019-10-25 11:37:30.038oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T14:37:30Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A busca de distinção social materializada no espaço: A habitação como marca à luz da retórica publicitária Dos condomínios fechados alphaville são paulo (1974-1990)
title A busca de distinção social materializada no espaço: A habitação como marca à luz da retórica publicitária Dos condomínios fechados alphaville são paulo (1974-1990)
spellingShingle A busca de distinção social materializada no espaço: A habitação como marca à luz da retórica publicitária Dos condomínios fechados alphaville são paulo (1974-1990)
MELO, Hanna Lima da Costa Ferreira de
Condomínios fechados; Sociedade de consumo; Publicidade
Closed condominiums; Consumer society; Advertising.
title_short A busca de distinção social materializada no espaço: A habitação como marca à luz da retórica publicitária Dos condomínios fechados alphaville são paulo (1974-1990)
title_full A busca de distinção social materializada no espaço: A habitação como marca à luz da retórica publicitária Dos condomínios fechados alphaville são paulo (1974-1990)
title_fullStr A busca de distinção social materializada no espaço: A habitação como marca à luz da retórica publicitária Dos condomínios fechados alphaville são paulo (1974-1990)
title_full_unstemmed A busca de distinção social materializada no espaço: A habitação como marca à luz da retórica publicitária Dos condomínios fechados alphaville são paulo (1974-1990)
title_sort A busca de distinção social materializada no espaço: A habitação como marca à luz da retórica publicitária Dos condomínios fechados alphaville são paulo (1974-1990)
author MELO, Hanna Lima da Costa Ferreira de
author_facet MELO, Hanna Lima da Costa Ferreira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MELO, Hanna Lima da Costa Ferreira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SANTOS, Lúcia Leitão
contributor_str_mv SANTOS, Lúcia Leitão
dc.subject.por.fl_str_mv Condomínios fechados; Sociedade de consumo; Publicidade
Closed condominiums; Consumer society; Advertising.
topic Condomínios fechados; Sociedade de consumo; Publicidade
Closed condominiums; Consumer society; Advertising.
description O objetivo desta pesquisa é analisar o morar nos condomínios fechados não como uma simples resposta a crescente violência urbana, fortalezas defensivas contra os perigos e ameaças à espreita nas ruas, mas como uma forma de distinção e status. Assim, o enfoque volta-se ao entendimento dessa tipologia urbana como a transfiguração de um tipo de habitação em objeto de consumo, atravessada pela publicidade e permeada de conotações com diferentes significados e hierarquias, de prestígio e de moda, parte de uma lógica da diferenciação característica da sociedade de consumo sobre a qual discorreu Jean Baudrillard. A partir dessa referência teórica optou-se, como procedimento metodológico, privilegiar a análise de conteúdo proposta por Bardin dos anúncios imobiliários dos residenciais AlphaVille-SP, de modo a mostrar como esses anúncios tornaram os condomínios uma moradia extremamente atraente, dialogando com valores caros à sociedade contemporânea.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-21T17:43:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-07-21T17:43:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17512
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/0013000015xq1
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17512
identifier_str_mv ark:/64986/0013000015xq1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbano
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17512/5/distin%c3%a7%c3%a3osocialdisserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17512/1/distin%c3%a7%c3%a3osocialdisserta%c3%a7%c3%a3o.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17512/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17512/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17512/4/distin%c3%a7%c3%a3osocialdisserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c36ceffc6df2e0e82cdab63684602132
48552eacac2823f31ec79f1677313104
66e71c371cc565284e70f40736c94386
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
e69b2fec2c89aec92dd111c574bc9e66
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1815173014135767040