Transporte e mobilidade como suporte ao desenvolvimento socioeconômico em pequenos municípios de perfil rural no Nordeste : o caso de Santa Maria do Cambucá - PE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38687 |
Resumo: | Esta tese se baseia no estudo das condições de mobilidade e transporte em pequenos munícipios nordestinos de perfil rural, focando nos principais grupos sociais e econômicos demandantes de meios de deslocamento nessa realidade. Para isso, foi utilizado como estudo de caso o município de Santa Maria do Cambucá - PE, um típico pequeno município nordestino, com predominância da população rural, retratando cerca de um terço dos municípios nordestinos e a realidade enfrentada por mais de 6 milhões de pessoas. O objetivo geral é analisar a percepção de atores locais sobre a relevância das condições de mobilidade e transporte como meio de suporte ao desenvolvimento socioeconômico. O referencial teórico aborda a relação entre o desenvolvimento socioeconômico e os meios de deslocamentos, focando o transporte escolar, o transporte informal de passageiros e o transporte como suporte às atividades econômicas, além de justificar a escolha e caracterizar a área onde o estudo foi realizado. Para alcançar o objetivo proposto, se fez necessário realizar pesquisas com os atores relevantes locais. Na pesquisa sobre o transporte escolar, foram entrevistados estudantes usuários do transporte escolar e seus professores, para avaliar e verificar a eficácia dos programas do Governo Federal. Para o transporte informal, foram entrevistados usuários residentes rurais e urbanos. E no caso, do transporte das atividades econômicas, foram entrevistados representantes dos diversos setores que compõem a economia do município. Em todas as pesquisas, os critérios de análise se basearam na literatura revisada. Todas as pesquisas realizadas utilizaram questionários e os dados obtidos foram analisados quantitativamente e qualitativamente. Na análise quantitativa utilizaram-se testes não paramétricos e na qualitativa empregou-se técnica de mineração de texto complementada por agrupamento não hierárquico. Para o transporte escolar, verificou-se que os alunos estão satisfeitos com o transporte utilizado e os professores constataram a eficácia dos programas do Governo Federal, PNATE e Caminho da Escola. O transporte informal não foi bem avaliado, revelando uma certa indiferença, além do modo de transporte Toyota ter apresentado a maior insatisfação, visto que se trata de um veículo adaptado para o transporte de passageiros. Os critérios segurança e conforto foram os que apontaram mais insatisfação nas pesquisas do transporte informal e escolar, que se deve à falta de fiscalização por parte do poder público. No transporte das atividades econômicas, os entrevistados se queixam das carências nas infraestruturas (estradas). Na análise conjunta, pode-se verificar que o transporte escolar é o melhor avaliado, seguido do transporte das atividades econômicas e transporte informal. Acredita-se que a maior satisfação do transporte escolar deve-se aos programas do Governo Federal. Como solução para as infraestruturas de transportes indica-se um plano de manutenção para as estradas rurais municipais. E para os transportes informais, aponta-se a necessidade da regulação e fiscalização da operação. A partir disso, entende-se que a Lei Orgânica do Município precisa ser revisada e aplicada. Esta tese também propõe diretrizes voltadas para pequenos municípios de perfil rural, pois eles representam uma grande parte dos municípios nordestinos e brasileiros e atualmente não existe uma legislação de mobilidade adequada aplicável a eles. |
id |
UFPE_d789dda040f0ecebb1ba04ef6e9b8665 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/38687 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
NASCIMENTO, Maria Victória Leal de Almeidahttp://lattes.cnpq.br/2104309750203808http://lattes.cnpq.br/0093267389008960ANDRADE, MaurÍcio Oliveira de2020-11-18T14:18:37Z2020-11-18T14:18:37Z2020-06-29NASCIMENTO, Maria Victória Leal de Almeida. Transporte e mobilidade como suporte ao desenvolvimento socioeconômico em pequenos municípios de perfil rural no Nordeste: o caso de Santa Maria do Cambucá - PE. 2020. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38687Esta tese se baseia no estudo das condições de mobilidade e transporte em pequenos munícipios nordestinos de perfil rural, focando nos principais grupos sociais e econômicos demandantes de meios de deslocamento nessa realidade. Para isso, foi utilizado como estudo de caso o município de Santa Maria do Cambucá - PE, um típico pequeno município nordestino, com predominância da população rural, retratando cerca de um terço dos municípios nordestinos e a realidade enfrentada por mais de 6 milhões de pessoas. O objetivo geral é analisar a percepção de atores locais sobre a relevância das condições de mobilidade e transporte como meio de suporte ao desenvolvimento socioeconômico. O referencial teórico aborda a relação entre o desenvolvimento socioeconômico e os meios de deslocamentos, focando o transporte escolar, o transporte informal de passageiros e o transporte como suporte às atividades econômicas, além de justificar a escolha e caracterizar a área onde o estudo foi realizado. Para alcançar o objetivo proposto, se fez necessário realizar pesquisas com os atores relevantes locais. Na pesquisa sobre o transporte escolar, foram entrevistados estudantes usuários do transporte escolar e seus professores, para avaliar e verificar a eficácia dos programas do Governo Federal. Para o transporte informal, foram entrevistados usuários residentes rurais e urbanos. E no caso, do transporte das atividades econômicas, foram entrevistados representantes dos diversos setores que compõem a economia do município. Em todas as pesquisas, os critérios de análise se basearam na literatura revisada. Todas as pesquisas realizadas utilizaram questionários e os dados obtidos foram analisados quantitativamente e qualitativamente. Na análise quantitativa utilizaram-se testes não paramétricos e na qualitativa empregou-se técnica de mineração de texto complementada por agrupamento não hierárquico. Para o transporte escolar, verificou-se que os alunos estão satisfeitos com o transporte utilizado e os professores constataram a eficácia dos programas do Governo Federal, PNATE e Caminho da Escola. O transporte informal não foi bem avaliado, revelando uma certa indiferença, além do modo de transporte Toyota ter apresentado a maior insatisfação, visto que se trata de um veículo adaptado para o transporte de passageiros. Os critérios segurança e conforto foram os que apontaram mais insatisfação nas pesquisas do transporte informal e escolar, que se deve à falta de fiscalização por parte do poder público. No transporte das atividades econômicas, os entrevistados se queixam das carências nas infraestruturas (estradas). Na análise conjunta, pode-se verificar que o transporte escolar é o melhor avaliado, seguido do transporte das atividades econômicas e transporte informal. Acredita-se que a maior satisfação do transporte escolar deve-se aos programas do Governo Federal. Como solução para as infraestruturas de transportes indica-se um plano de manutenção para as estradas rurais municipais. E para os transportes informais, aponta-se a necessidade da regulação e fiscalização da operação. A partir disso, entende-se que a Lei Orgânica do Município precisa ser revisada e aplicada. Esta tese também propõe diretrizes voltadas para pequenos municípios de perfil rural, pois eles representam uma grande parte dos municípios nordestinos e brasileiros e atualmente não existe uma legislação de mobilidade adequada aplicável a eles.CAPESThis thesis is based on the study of mobility and transport conditions in a minor northeastern rural municipality, focusing on the dominant social and economic groups demanding means of transportation in this context. To this goal, Santa Maria do Cambucá - PE, a typical small municipality, with the predominantly rural population was adopted as a case study, seeking to portray about a third of the northeastern municipalities and the routine faced by more than 6 million people. The general objective is to analyze the perception of local actors on the relevance of mobility and transport conditions as a means of supporting socioeconomic development. The theoretical framework addresses the relation between socioeconomic development and means of transport focusing on school transport, informal passenger transport, and transport as a support for economic activities, in addition to justifying the choice and characterizing the area where the study was conducted. To achieve the proposed goal, it was necessary to survey relevant local actors. The survey on school transport interviewed students using school transport and their teachers seeking to assess and verify the effectiveness of Federal Government programs. On informal transport, rural and urban resident users were interviewed. In the case of transportation of economic activities, representatives of the various sectors that make up the municipality's economy were surveyed. In all surveys, the analysis criteria were based on the reviewed literature. All surveys carried out used questionnaires and the data obtained were analyzed quantitatively and qualitatively. In the quantitative analysis, non-parametric tests were performed. In the qualitative approach, a text mining technique was used, complemented by a non-hierarchical grouping. For school transport, it was perceived that students are satisfied with the transport used and teachers recognized the effectiveness of the programs of the Federal Government, PNATE, and Caminho da Escola. Informal transport was not well evaluated, revealing a certain indifference. Additionally, the Toyota mode of transport indicated the most considerable dissatisfaction, since it is a vehicle adapted for passenger transport. The criteria of safety and comfort represent the ones that showed the most dissatisfaction in the research on informal and school transport, which is due to the lack of inspection by the government. In the transportation of economic activities, respondents complain about the lack of infrastructure (roads). In the joint analysis, it can be perceived that school transport is the best evaluated, followed by the transport of economic activities and informal transport. It is believed that the deeper satisfaction of school transport is due to the programs of the Federal Government. A maintenance plan for municipal rural roads is indicated as a solution for transport infrastructures. And for informal transport, there is a need for regulation and inspection of the operation. From this, it is recognized that the Organic Law of the municipality needs to be revised and applied. This thesis also proposes guidelines for minor municipalities with a rural profile, as they represent a substantial part of the northeastern and Brazilian municipalities, and currently, there is no adequate mobility legislation applicable to them.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia CivilTransporte ruralRegulação e políticas de transporteDesenvolvimento socioeconômicoTransporte escolarTransporte informalEconomia ruralTransporte e mobilidade como suporte ao desenvolvimento socioeconômico em pequenos municípios de perfil rural no Nordeste : o caso de Santa Maria do Cambucá - PEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTTESE Maria Victória Leal de Almeida Nascimento.pdf.txtTESE Maria Victória Leal de Almeida Nascimento.pdf.txtExtracted texttext/plain359519https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38687/4/TESE%20Maria%20Vict%c3%b3ria%20Leal%20de%20Almeida%20Nascimento.pdf.txta9fb78c8946a695edc3e2052c6ad30f3MD54THUMBNAILTESE Maria Victória Leal de Almeida Nascimento.pdf.jpgTESE Maria Victória Leal de Almeida Nascimento.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1241https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38687/5/TESE%20Maria%20Vict%c3%b3ria%20Leal%20de%20Almeida%20Nascimento.pdf.jpg2324ce1ff9b14b86d2f5bd07ff8ef47bMD55ORIGINALTESE Maria Victória Leal de Almeida Nascimento.pdfTESE Maria Victória Leal de Almeida Nascimento.pdfapplication/pdf5225926https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38687/1/TESE%20Maria%20Vict%c3%b3ria%20Leal%20de%20Almeida%20Nascimento.pdfdc524b4a5a768126c50ea888aca7a09dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38687/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38687/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53123456789/386872020-11-19 02:15:30.343oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212020-11-19T05:15:30Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Transporte e mobilidade como suporte ao desenvolvimento socioeconômico em pequenos municípios de perfil rural no Nordeste : o caso de Santa Maria do Cambucá - PE |
title |
Transporte e mobilidade como suporte ao desenvolvimento socioeconômico em pequenos municípios de perfil rural no Nordeste : o caso de Santa Maria do Cambucá - PE |
spellingShingle |
Transporte e mobilidade como suporte ao desenvolvimento socioeconômico em pequenos municípios de perfil rural no Nordeste : o caso de Santa Maria do Cambucá - PE NASCIMENTO, Maria Victória Leal de Almeida Engenharia Civil Transporte rural Regulação e políticas de transporte Desenvolvimento socioeconômico Transporte escolar Transporte informal Economia rural |
title_short |
Transporte e mobilidade como suporte ao desenvolvimento socioeconômico em pequenos municípios de perfil rural no Nordeste : o caso de Santa Maria do Cambucá - PE |
title_full |
Transporte e mobilidade como suporte ao desenvolvimento socioeconômico em pequenos municípios de perfil rural no Nordeste : o caso de Santa Maria do Cambucá - PE |
title_fullStr |
Transporte e mobilidade como suporte ao desenvolvimento socioeconômico em pequenos municípios de perfil rural no Nordeste : o caso de Santa Maria do Cambucá - PE |
title_full_unstemmed |
Transporte e mobilidade como suporte ao desenvolvimento socioeconômico em pequenos municípios de perfil rural no Nordeste : o caso de Santa Maria do Cambucá - PE |
title_sort |
Transporte e mobilidade como suporte ao desenvolvimento socioeconômico em pequenos municípios de perfil rural no Nordeste : o caso de Santa Maria do Cambucá - PE |
author |
NASCIMENTO, Maria Victória Leal de Almeida |
author_facet |
NASCIMENTO, Maria Victória Leal de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2104309750203808 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0093267389008960 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Maria Victória Leal de Almeida |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
ANDRADE, MaurÍcio Oliveira de |
contributor_str_mv |
ANDRADE, MaurÍcio Oliveira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia Civil Transporte rural Regulação e políticas de transporte Desenvolvimento socioeconômico Transporte escolar Transporte informal Economia rural |
topic |
Engenharia Civil Transporte rural Regulação e políticas de transporte Desenvolvimento socioeconômico Transporte escolar Transporte informal Economia rural |
description |
Esta tese se baseia no estudo das condições de mobilidade e transporte em pequenos munícipios nordestinos de perfil rural, focando nos principais grupos sociais e econômicos demandantes de meios de deslocamento nessa realidade. Para isso, foi utilizado como estudo de caso o município de Santa Maria do Cambucá - PE, um típico pequeno município nordestino, com predominância da população rural, retratando cerca de um terço dos municípios nordestinos e a realidade enfrentada por mais de 6 milhões de pessoas. O objetivo geral é analisar a percepção de atores locais sobre a relevância das condições de mobilidade e transporte como meio de suporte ao desenvolvimento socioeconômico. O referencial teórico aborda a relação entre o desenvolvimento socioeconômico e os meios de deslocamentos, focando o transporte escolar, o transporte informal de passageiros e o transporte como suporte às atividades econômicas, além de justificar a escolha e caracterizar a área onde o estudo foi realizado. Para alcançar o objetivo proposto, se fez necessário realizar pesquisas com os atores relevantes locais. Na pesquisa sobre o transporte escolar, foram entrevistados estudantes usuários do transporte escolar e seus professores, para avaliar e verificar a eficácia dos programas do Governo Federal. Para o transporte informal, foram entrevistados usuários residentes rurais e urbanos. E no caso, do transporte das atividades econômicas, foram entrevistados representantes dos diversos setores que compõem a economia do município. Em todas as pesquisas, os critérios de análise se basearam na literatura revisada. Todas as pesquisas realizadas utilizaram questionários e os dados obtidos foram analisados quantitativamente e qualitativamente. Na análise quantitativa utilizaram-se testes não paramétricos e na qualitativa empregou-se técnica de mineração de texto complementada por agrupamento não hierárquico. Para o transporte escolar, verificou-se que os alunos estão satisfeitos com o transporte utilizado e os professores constataram a eficácia dos programas do Governo Federal, PNATE e Caminho da Escola. O transporte informal não foi bem avaliado, revelando uma certa indiferença, além do modo de transporte Toyota ter apresentado a maior insatisfação, visto que se trata de um veículo adaptado para o transporte de passageiros. Os critérios segurança e conforto foram os que apontaram mais insatisfação nas pesquisas do transporte informal e escolar, que se deve à falta de fiscalização por parte do poder público. No transporte das atividades econômicas, os entrevistados se queixam das carências nas infraestruturas (estradas). Na análise conjunta, pode-se verificar que o transporte escolar é o melhor avaliado, seguido do transporte das atividades econômicas e transporte informal. Acredita-se que a maior satisfação do transporte escolar deve-se aos programas do Governo Federal. Como solução para as infraestruturas de transportes indica-se um plano de manutenção para as estradas rurais municipais. E para os transportes informais, aponta-se a necessidade da regulação e fiscalização da operação. A partir disso, entende-se que a Lei Orgânica do Município precisa ser revisada e aplicada. Esta tese também propõe diretrizes voltadas para pequenos municípios de perfil rural, pois eles representam uma grande parte dos municípios nordestinos e brasileiros e atualmente não existe uma legislação de mobilidade adequada aplicável a eles. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-18T14:18:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-18T14:18:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-06-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Maria Victória Leal de Almeida. Transporte e mobilidade como suporte ao desenvolvimento socioeconômico em pequenos municípios de perfil rural no Nordeste: o caso de Santa Maria do Cambucá - PE. 2020. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38687 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Maria Victória Leal de Almeida. Transporte e mobilidade como suporte ao desenvolvimento socioeconômico em pequenos municípios de perfil rural no Nordeste: o caso de Santa Maria do Cambucá - PE. 2020. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38687 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38687/4/TESE%20Maria%20Vict%c3%b3ria%20Leal%20de%20Almeida%20Nascimento.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38687/5/TESE%20Maria%20Vict%c3%b3ria%20Leal%20de%20Almeida%20Nascimento.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38687/1/TESE%20Maria%20Vict%c3%b3ria%20Leal%20de%20Almeida%20Nascimento.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38687/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38687/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a9fb78c8946a695edc3e2052c6ad30f3 2324ce1ff9b14b86d2f5bd07ff8ef47b dc524b4a5a768126c50ea888aca7a09d e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 bd573a5ca8288eb7272482765f819534 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1797780444120350720 |