Transporte e mobilidade como suporte ao desenvolvimento socioeconômico em pequenos municípios de perfil rural no Nordeste : o caso de Santa Maria do Cambucá - PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Maria Victória Leal de Almeida
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38687
Resumo: Esta tese se baseia no estudo das condições de mobilidade e transporte em pequenos munícipios nordestinos de perfil rural, focando nos principais grupos sociais e econômicos demandantes de meios de deslocamento nessa realidade. Para isso, foi utilizado como estudo de caso o município de Santa Maria do Cambucá - PE, um típico pequeno município nordestino, com predominância da população rural, retratando cerca de um terço dos municípios nordestinos e a realidade enfrentada por mais de 6 milhões de pessoas. O objetivo geral é analisar a percepção de atores locais sobre a relevância das condições de mobilidade e transporte como meio de suporte ao desenvolvimento socioeconômico. O referencial teórico aborda a relação entre o desenvolvimento socioeconômico e os meios de deslocamentos, focando o transporte escolar, o transporte informal de passageiros e o transporte como suporte às atividades econômicas, além de justificar a escolha e caracterizar a área onde o estudo foi realizado. Para alcançar o objetivo proposto, se fez necessário realizar pesquisas com os atores relevantes locais. Na pesquisa sobre o transporte escolar, foram entrevistados estudantes usuários do transporte escolar e seus professores, para avaliar e verificar a eficácia dos programas do Governo Federal. Para o transporte informal, foram entrevistados usuários residentes rurais e urbanos. E no caso, do transporte das atividades econômicas, foram entrevistados representantes dos diversos setores que compõem a economia do município. Em todas as pesquisas, os critérios de análise se basearam na literatura revisada. Todas as pesquisas realizadas utilizaram questionários e os dados obtidos foram analisados quantitativamente e qualitativamente. Na análise quantitativa utilizaram-se testes não paramétricos e na qualitativa empregou-se técnica de mineração de texto complementada por agrupamento não hierárquico. Para o transporte escolar, verificou-se que os alunos estão satisfeitos com o transporte utilizado e os professores constataram a eficácia dos programas do Governo Federal, PNATE e Caminho da Escola. O transporte informal não foi bem avaliado, revelando uma certa indiferença, além do modo de transporte Toyota ter apresentado a maior insatisfação, visto que se trata de um veículo adaptado para o transporte de passageiros. Os critérios segurança e conforto foram os que apontaram mais insatisfação nas pesquisas do transporte informal e escolar, que se deve à falta de fiscalização por parte do poder público. No transporte das atividades econômicas, os entrevistados se queixam das carências nas infraestruturas (estradas). Na análise conjunta, pode-se verificar que o transporte escolar é o melhor avaliado, seguido do transporte das atividades econômicas e transporte informal. Acredita-se que a maior satisfação do transporte escolar deve-se aos programas do Governo Federal. Como solução para as infraestruturas de transportes indica-se um plano de manutenção para as estradas rurais municipais. E para os transportes informais, aponta-se a necessidade da regulação e fiscalização da operação. A partir disso, entende-se que a Lei Orgânica do Município precisa ser revisada e aplicada. Esta tese também propõe diretrizes voltadas para pequenos municípios de perfil rural, pois eles representam uma grande parte dos municípios nordestinos e brasileiros e atualmente não existe uma legislação de mobilidade adequada aplicável a eles.
id UFPE_d789dda040f0ecebb1ba04ef6e9b8665
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/38687
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling NASCIMENTO, Maria Victória Leal de Almeidahttp://lattes.cnpq.br/2104309750203808http://lattes.cnpq.br/0093267389008960ANDRADE, MaurÍcio Oliveira de2020-11-18T14:18:37Z2020-11-18T14:18:37Z2020-06-29NASCIMENTO, Maria Victória Leal de Almeida. Transporte e mobilidade como suporte ao desenvolvimento socioeconômico em pequenos municípios de perfil rural no Nordeste: o caso de Santa Maria do Cambucá - PE. 2020. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38687Esta tese se baseia no estudo das condições de mobilidade e transporte em pequenos munícipios nordestinos de perfil rural, focando nos principais grupos sociais e econômicos demandantes de meios de deslocamento nessa realidade. Para isso, foi utilizado como estudo de caso o município de Santa Maria do Cambucá - PE, um típico pequeno município nordestino, com predominância da população rural, retratando cerca de um terço dos municípios nordestinos e a realidade enfrentada por mais de 6 milhões de pessoas. O objetivo geral é analisar a percepção de atores locais sobre a relevância das condições de mobilidade e transporte como meio de suporte ao desenvolvimento socioeconômico. O referencial teórico aborda a relação entre o desenvolvimento socioeconômico e os meios de deslocamentos, focando o transporte escolar, o transporte informal de passageiros e o transporte como suporte às atividades econômicas, além de justificar a escolha e caracterizar a área onde o estudo foi realizado. Para alcançar o objetivo proposto, se fez necessário realizar pesquisas com os atores relevantes locais. Na pesquisa sobre o transporte escolar, foram entrevistados estudantes usuários do transporte escolar e seus professores, para avaliar e verificar a eficácia dos programas do Governo Federal. Para o transporte informal, foram entrevistados usuários residentes rurais e urbanos. E no caso, do transporte das atividades econômicas, foram entrevistados representantes dos diversos setores que compõem a economia do município. Em todas as pesquisas, os critérios de análise se basearam na literatura revisada. Todas as pesquisas realizadas utilizaram questionários e os dados obtidos foram analisados quantitativamente e qualitativamente. Na análise quantitativa utilizaram-se testes não paramétricos e na qualitativa empregou-se técnica de mineração de texto complementada por agrupamento não hierárquico. Para o transporte escolar, verificou-se que os alunos estão satisfeitos com o transporte utilizado e os professores constataram a eficácia dos programas do Governo Federal, PNATE e Caminho da Escola. O transporte informal não foi bem avaliado, revelando uma certa indiferença, além do modo de transporte Toyota ter apresentado a maior insatisfação, visto que se trata de um veículo adaptado para o transporte de passageiros. Os critérios segurança e conforto foram os que apontaram mais insatisfação nas pesquisas do transporte informal e escolar, que se deve à falta de fiscalização por parte do poder público. No transporte das atividades econômicas, os entrevistados se queixam das carências nas infraestruturas (estradas). Na análise conjunta, pode-se verificar que o transporte escolar é o melhor avaliado, seguido do transporte das atividades econômicas e transporte informal. Acredita-se que a maior satisfação do transporte escolar deve-se aos programas do Governo Federal. Como solução para as infraestruturas de transportes indica-se um plano de manutenção para as estradas rurais municipais. E para os transportes informais, aponta-se a necessidade da regulação e fiscalização da operação. A partir disso, entende-se que a Lei Orgânica do Município precisa ser revisada e aplicada. Esta tese também propõe diretrizes voltadas para pequenos municípios de perfil rural, pois eles representam uma grande parte dos municípios nordestinos e brasileiros e atualmente não existe uma legislação de mobilidade adequada aplicável a eles.CAPESThis thesis is based on the study of mobility and transport conditions in a minor northeastern rural municipality, focusing on the dominant social and economic groups demanding means of transportation in this context. To this goal, Santa Maria do Cambucá - PE, a typical small municipality, with the predominantly rural population was adopted as a case study, seeking to portray about a third of the northeastern municipalities and the routine faced by more than 6 million people. The general objective is to analyze the perception of local actors on the relevance of mobility and transport conditions as a means of supporting socioeconomic development. The theoretical framework addresses the relation between socioeconomic development and means of transport focusing on school transport, informal passenger transport, and transport as a support for economic activities, in addition to justifying the choice and characterizing the area where the study was conducted. To achieve the proposed goal, it was necessary to survey relevant local actors. The survey on school transport interviewed students using school transport and their teachers seeking to assess and verify the effectiveness of Federal Government programs. On informal transport, rural and urban resident users were interviewed. In the case of transportation of economic activities, representatives of the various sectors that make up the municipality's economy were surveyed. In all surveys, the analysis criteria were based on the reviewed literature. All surveys carried out used questionnaires and the data obtained were analyzed quantitatively and qualitatively. In the quantitative analysis, non-parametric tests were performed. In the qualitative approach, a text mining technique was used, complemented by a non-hierarchical grouping. For school transport, it was perceived that students are satisfied with the transport used and teachers recognized the effectiveness of the programs of the Federal Government, PNATE, and Caminho da Escola. Informal transport was not well evaluated, revealing a certain indifference. Additionally, the Toyota mode of transport indicated the most considerable dissatisfaction, since it is a vehicle adapted for passenger transport. The criteria of safety and comfort represent the ones that showed the most dissatisfaction in the research on informal and school transport, which is due to the lack of inspection by the government. In the transportation of economic activities, respondents complain about the lack of infrastructure (roads). In the joint analysis, it can be perceived that school transport is the best evaluated, followed by the transport of economic activities and informal transport. It is believed that the deeper satisfaction of school transport is due to the programs of the Federal Government. A maintenance plan for municipal rural roads is indicated as a solution for transport infrastructures. And for informal transport, there is a need for regulation and inspection of the operation. From this, it is recognized that the Organic Law of the municipality needs to be revised and applied. This thesis also proposes guidelines for minor municipalities with a rural profile, as they represent a substantial part of the northeastern and Brazilian municipalities, and currently, there is no adequate mobility legislation applicable to them.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia CivilTransporte ruralRegulação e políticas de transporteDesenvolvimento socioeconômicoTransporte escolarTransporte informalEconomia ruralTransporte e mobilidade como suporte ao desenvolvimento socioeconômico em pequenos municípios de perfil rural no Nordeste : o caso de Santa Maria do Cambucá - PEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTTESE Maria Victória Leal de Almeida Nascimento.pdf.txtTESE Maria Victória Leal de Almeida Nascimento.pdf.txtExtracted texttext/plain359519https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38687/4/TESE%20Maria%20Vict%c3%b3ria%20Leal%20de%20Almeida%20Nascimento.pdf.txta9fb78c8946a695edc3e2052c6ad30f3MD54THUMBNAILTESE Maria Victória Leal de Almeida Nascimento.pdf.jpgTESE Maria Victória Leal de Almeida Nascimento.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1241https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38687/5/TESE%20Maria%20Vict%c3%b3ria%20Leal%20de%20Almeida%20Nascimento.pdf.jpg2324ce1ff9b14b86d2f5bd07ff8ef47bMD55ORIGINALTESE Maria Victória Leal de Almeida Nascimento.pdfTESE Maria Victória Leal de Almeida Nascimento.pdfapplication/pdf5225926https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38687/1/TESE%20Maria%20Vict%c3%b3ria%20Leal%20de%20Almeida%20Nascimento.pdfdc524b4a5a768126c50ea888aca7a09dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38687/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38687/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53123456789/386872020-11-19 02:15:30.343oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212020-11-19T05:15:30Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Transporte e mobilidade como suporte ao desenvolvimento socioeconômico em pequenos municípios de perfil rural no Nordeste : o caso de Santa Maria do Cambucá - PE
title Transporte e mobilidade como suporte ao desenvolvimento socioeconômico em pequenos municípios de perfil rural no Nordeste : o caso de Santa Maria do Cambucá - PE
spellingShingle Transporte e mobilidade como suporte ao desenvolvimento socioeconômico em pequenos municípios de perfil rural no Nordeste : o caso de Santa Maria do Cambucá - PE
NASCIMENTO, Maria Victória Leal de Almeida
Engenharia Civil
Transporte rural
Regulação e políticas de transporte
Desenvolvimento socioeconômico
Transporte escolar
Transporte informal
Economia rural
title_short Transporte e mobilidade como suporte ao desenvolvimento socioeconômico em pequenos municípios de perfil rural no Nordeste : o caso de Santa Maria do Cambucá - PE
title_full Transporte e mobilidade como suporte ao desenvolvimento socioeconômico em pequenos municípios de perfil rural no Nordeste : o caso de Santa Maria do Cambucá - PE
title_fullStr Transporte e mobilidade como suporte ao desenvolvimento socioeconômico em pequenos municípios de perfil rural no Nordeste : o caso de Santa Maria do Cambucá - PE
title_full_unstemmed Transporte e mobilidade como suporte ao desenvolvimento socioeconômico em pequenos municípios de perfil rural no Nordeste : o caso de Santa Maria do Cambucá - PE
title_sort Transporte e mobilidade como suporte ao desenvolvimento socioeconômico em pequenos municípios de perfil rural no Nordeste : o caso de Santa Maria do Cambucá - PE
author NASCIMENTO, Maria Victória Leal de Almeida
author_facet NASCIMENTO, Maria Victória Leal de Almeida
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2104309750203808
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0093267389008960
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, Maria Victória Leal de Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ANDRADE, MaurÍcio Oliveira de
contributor_str_mv ANDRADE, MaurÍcio Oliveira de
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia Civil
Transporte rural
Regulação e políticas de transporte
Desenvolvimento socioeconômico
Transporte escolar
Transporte informal
Economia rural
topic Engenharia Civil
Transporte rural
Regulação e políticas de transporte
Desenvolvimento socioeconômico
Transporte escolar
Transporte informal
Economia rural
description Esta tese se baseia no estudo das condições de mobilidade e transporte em pequenos munícipios nordestinos de perfil rural, focando nos principais grupos sociais e econômicos demandantes de meios de deslocamento nessa realidade. Para isso, foi utilizado como estudo de caso o município de Santa Maria do Cambucá - PE, um típico pequeno município nordestino, com predominância da população rural, retratando cerca de um terço dos municípios nordestinos e a realidade enfrentada por mais de 6 milhões de pessoas. O objetivo geral é analisar a percepção de atores locais sobre a relevância das condições de mobilidade e transporte como meio de suporte ao desenvolvimento socioeconômico. O referencial teórico aborda a relação entre o desenvolvimento socioeconômico e os meios de deslocamentos, focando o transporte escolar, o transporte informal de passageiros e o transporte como suporte às atividades econômicas, além de justificar a escolha e caracterizar a área onde o estudo foi realizado. Para alcançar o objetivo proposto, se fez necessário realizar pesquisas com os atores relevantes locais. Na pesquisa sobre o transporte escolar, foram entrevistados estudantes usuários do transporte escolar e seus professores, para avaliar e verificar a eficácia dos programas do Governo Federal. Para o transporte informal, foram entrevistados usuários residentes rurais e urbanos. E no caso, do transporte das atividades econômicas, foram entrevistados representantes dos diversos setores que compõem a economia do município. Em todas as pesquisas, os critérios de análise se basearam na literatura revisada. Todas as pesquisas realizadas utilizaram questionários e os dados obtidos foram analisados quantitativamente e qualitativamente. Na análise quantitativa utilizaram-se testes não paramétricos e na qualitativa empregou-se técnica de mineração de texto complementada por agrupamento não hierárquico. Para o transporte escolar, verificou-se que os alunos estão satisfeitos com o transporte utilizado e os professores constataram a eficácia dos programas do Governo Federal, PNATE e Caminho da Escola. O transporte informal não foi bem avaliado, revelando uma certa indiferença, além do modo de transporte Toyota ter apresentado a maior insatisfação, visto que se trata de um veículo adaptado para o transporte de passageiros. Os critérios segurança e conforto foram os que apontaram mais insatisfação nas pesquisas do transporte informal e escolar, que se deve à falta de fiscalização por parte do poder público. No transporte das atividades econômicas, os entrevistados se queixam das carências nas infraestruturas (estradas). Na análise conjunta, pode-se verificar que o transporte escolar é o melhor avaliado, seguido do transporte das atividades econômicas e transporte informal. Acredita-se que a maior satisfação do transporte escolar deve-se aos programas do Governo Federal. Como solução para as infraestruturas de transportes indica-se um plano de manutenção para as estradas rurais municipais. E para os transportes informais, aponta-se a necessidade da regulação e fiscalização da operação. A partir disso, entende-se que a Lei Orgânica do Município precisa ser revisada e aplicada. Esta tese também propõe diretrizes voltadas para pequenos municípios de perfil rural, pois eles representam uma grande parte dos municípios nordestinos e brasileiros e atualmente não existe uma legislação de mobilidade adequada aplicável a eles.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-18T14:18:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-18T14:18:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NASCIMENTO, Maria Victória Leal de Almeida. Transporte e mobilidade como suporte ao desenvolvimento socioeconômico em pequenos municípios de perfil rural no Nordeste: o caso de Santa Maria do Cambucá - PE. 2020. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38687
identifier_str_mv NASCIMENTO, Maria Victória Leal de Almeida. Transporte e mobilidade como suporte ao desenvolvimento socioeconômico em pequenos municípios de perfil rural no Nordeste: o caso de Santa Maria do Cambucá - PE. 2020. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38687/4/TESE%20Maria%20Vict%c3%b3ria%20Leal%20de%20Almeida%20Nascimento.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38687/5/TESE%20Maria%20Vict%c3%b3ria%20Leal%20de%20Almeida%20Nascimento.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38687/1/TESE%20Maria%20Vict%c3%b3ria%20Leal%20de%20Almeida%20Nascimento.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38687/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38687/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a9fb78c8946a695edc3e2052c6ad30f3
2324ce1ff9b14b86d2f5bd07ff8ef47b
dc524b4a5a768126c50ea888aca7a09d
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1797780444120350720