Islamismo e terrorismo : representações sociais entre universitários brasileiros e turcos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Ariane Siqueira Barboza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44593
Resumo: No Manuscrito 1, investigou-se, entre 134 estudantes universitários (65 turcos e 69 brasileiros), a organização estrutural da representação social dos conceitos “Islamismo” e “terrorismo” e como a nacionalidade associa-se a essa organização estrutural. Como meio de acesso ao campo semântico das representações, utilizou-se a técnica da associação livre. Ao que se refere ao Brasil, obteve-se um total de 21 categorias de análise em relação ao Islamismo e 19 categorias em relação ao terrorismo. Na Turquia, 19 categorias foram originadas em relação ao Islamismo e 20 categorias em relação ao Terrorismo. Tais categorias foram compostas a partir das expressões semânticas agrupadas de acordo com a similaridade de significados. Foi demonstrado na análise dos significados de “Islamismo” e “terrorismo” que a organização desses conceitos está fortemente relacionada ao fator nacionalidade, evidenciando uma prevalência de referenciais diferentes oriundos de vivências culturais distintas. No Manuscrito 2, por intermédio da análise multidimensional baseada na Teoria das Facetas, objetivou-se investigar a conceitualização que universitários brasileiros e turcos têm sobre o que é Islamismo e terrorismo. Em um primeiro momento, os participantes foram solicitados que expressassem o que lhes vinham ao pensamento com a evocação das palavras- estimulo Islamismo e terrorismo. Após um levantamento das palavras mais frequentes evocadas, foram selecionadas 15 palavras. Na sequência, foram-se investigadas as estruturas conceituais das palavras Islamismo e terrorismo através da técnica não-verbal da classificação livre. A Análise da Estrutura de Similaridade (SSA) foi utilizada para analisar os resultados das inter-relações entre todas as variáveis. Evidenciou-se que as amostras estudadas, brasileira e turca, atribuem significados diferentes a Islamismo e terrorismo. O fator nacionalidade, então, se mostra fortemente influenciador desses referenciais. No Manuscrito 3, objetivou-se descrever o conteúdo das representações sociais de universitários brasileiros e turcos a respeito do Islamismo e do terrorismo. Para isso, realizou-se a coleta de dados em duas etapas. Primeiramente, através da técnica da associação livre, 134 universitários, de ambos os países, expressaram o que pensavam diante das palavras islamismo e terrorismo. Na sequência, por intermédio do Procedimento de Classificações Múltiplas (PCM), 30 estudantes, de ambos os países, classificaram as palavras mais associadas pelos estudantes da primeira etapa através da classificação dirigida. Tais palavras foram classificadas de acordo com o grau de associação com a palavra Islamismo ou terrorismo. Através de métodos estatísticos multidimensionais, a análise pôde ser viabilizada, construindo-se a estruturação do campo das representações sociais. Evidenciou-se que a amostra de universitários brasileiros demonstrou uma forte associação do Islamismo a terrorismo, caos, medo, maldade, destruição, guerra, morte e violência. Já a amostra de universitários turcos, não demonstrou uma associação significativa entre o islamismo e esses mesmos elementos. O presente estudo visa colaborar com uma ampliação do entendimento sobre a representação social do Islamismo e do terrorismo entre universitários brasileiros e turcos, oferencendo uma contribuição à lacuna existente na literatura científica a respeito desse tema e tornando-se uma possível inspiração para novos estudos que visem aprofundar e refinar as investigações com as amostras aqui selecionadas e seus instrumentos.
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Na Turquia, 19 categorias foram originadas em relação ao Islamismo e 20 categorias em relação ao Terrorismo. Tais categorias foram compostas a partir das expressões semânticas agrupadas de acordo com a similaridade de significados. Foi demonstrado na análise dos significados de “Islamismo” e “terrorismo” que a organização desses conceitos está fortemente relacionada ao fator nacionalidade, evidenciando uma prevalência de referenciais diferentes oriundos de vivências culturais distintas. No Manuscrito 2, por intermédio da análise multidimensional baseada na Teoria das Facetas, objetivou-se investigar a conceitualização que universitários brasileiros e turcos têm sobre o que é Islamismo e terrorismo. Em um primeiro momento, os participantes foram solicitados que expressassem o que lhes vinham ao pensamento com a evocação das palavras- estimulo Islamismo e terrorismo. Após um levantamento das palavras mais frequentes evocadas, foram selecionadas 15 palavras. Na sequência, foram-se investigadas as estruturas conceituais das palavras Islamismo e terrorismo através da técnica não-verbal da classificação livre. A Análise da Estrutura de Similaridade (SSA) foi utilizada para analisar os resultados das inter-relações entre todas as variáveis. Evidenciou-se que as amostras estudadas, brasileira e turca, atribuem significados diferentes a Islamismo e terrorismo. O fator nacionalidade, então, se mostra fortemente influenciador desses referenciais. No Manuscrito 3, objetivou-se descrever o conteúdo das representações sociais de universitários brasileiros e turcos a respeito do Islamismo e do terrorismo. Para isso, realizou-se a coleta de dados em duas etapas. Primeiramente, através da técnica da associação livre, 134 universitários, de ambos os países, expressaram o que pensavam diante das palavras islamismo e terrorismo. Na sequência, por intermédio do Procedimento de Classificações Múltiplas (PCM), 30 estudantes, de ambos os países, classificaram as palavras mais associadas pelos estudantes da primeira etapa através da classificação dirigida. Tais palavras foram classificadas de acordo com o grau de associação com a palavra Islamismo ou terrorismo. Através de métodos estatísticos multidimensionais, a análise pôde ser viabilizada, construindo-se a estruturação do campo das representações sociais. Evidenciou-se que a amostra de universitários brasileiros demonstrou uma forte associação do Islamismo a terrorismo, caos, medo, maldade, destruição, guerra, morte e violência. Já a amostra de universitários turcos, não demonstrou uma associação significativa entre o islamismo e esses mesmos elementos. O presente estudo visa colaborar com uma ampliação do entendimento sobre a representação social do Islamismo e do terrorismo entre universitários brasileiros e turcos, oferencendo uma contribuição à lacuna existente na literatura científica a respeito desse tema e tornando-se uma possível inspiração para novos estudos que visem aprofundar e refinar as investigações com as amostras aqui selecionadas e seus instrumentos.CNPqIn Manuscript 1, among 134 university students (65 Turks and 69 Brazilians), the structural organization of the social representation of the concepts "Islam" and "terrorism" was investigated and how nationality is associated with this structural organization. As a means of accessing the semantic field of representations, the free association technique was used. With regard to Brazil, a total of 21 analysis categories were obtained in relation to Islamism and 19 categories in relation to terrorism. In Turkey, 19 categories originated in relation to Islamism and 20 categories in relation to Terrorism. These categories were composed from the semantic expressions grouped according to the similarity of meanings. It was demonstrated in the analysis of the meanings of "Islamism" and "terrorism" that the organization of these concepts are strongly related to the nationality factor, evidencing a prevalence of different referents from different cultural experiences. In Manuscript 2, through the multidimensional analysis based on Facets Theory, the purpose was to investigate the conceptualization that Brazilian and Turkish university students have about Islam and terrorism. At first, the participants were asked to express what came to their mind with the evocation of the words stimulus Islamism and terrorism. After a survey of the most frequent words evoked, 15 words were selected. In the sequence, the conceptual structures of the words Islamism and terrorism were investigated through the non-verbal technique of free classification. The Similarity Structure Analysis (SSA) was used to analyze the results of the interrelationships among all variables. It was evidenced that the samples studied, Brazilian and Turkish, attribute different meanings to Islam and terrorism. The nationality factor, then, is strongly influential of these references. In Manuscript 3, the objective was to describe the content of the social representations of Brazilian and Turkish university students about Islam and terrorism. For this, data collection was performed in two stages. First, through the free association technique, 134 university students from both countries expressed their thoughts on the words Islamism and terrorism. Then, through the Multiple Classification Procedure, 30 students from both countries classified the words most associated with the first stage students through the directed classification. These words were classified according to the degree of association with the word Islam or terrorism. Through multidimensional statistical methods, the analysis could be made feasible, building the field of social representations. It was evidenced that the sample of Brazilian university students demonstrated a strong association of Islamism with terrorism, chaos, fear, evil, destruction, war, death and violence. The sample of Turkish university students, however, did not demonstrate a significant association between Islam and these same elements. This study aims to contribute to a broader understanding of the social representation of Islam and terrorism among Brazilian and Turkish university students, offering a contribution to the existing gap in the scientific literature on this subject and becoming a possible inspiration for further studies aimed at to deepen and refine the investigations with the samples selected here and their instruments.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Psicologia CognitivaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPsicologia cognitivaIslamismoTerrorismoRepresentações sociaisEstudantes universitáriosIslamismo e terrorismo : representações sociais entre universitários brasileiros e turcosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Ariane Siqueira Barboza Souza.pdfDISSERTAÇÃO Ariane Siqueira Barboza Souza.pdfapplication/pdf2081197https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44593/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ariane%20Siqueira%20Barboza%20Souza.pdfdf5e39d5e4e363a80fc8bebc832bfe73MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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