A aceleração do medo: o fluxo narrativo dos remakes de filmes de horror do século XXI
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32545 |
Resumo: | A produção de remakes sempre foi uma prática comum no sistema de produção cinematográfica. Dentro do gênero horror, tem sido constatado um expressivo aumento do número de refilmagens, no século XXI. Este fenômeno parece se apoiar no que David Bordwell chama de continuidade intensificada e no Gilles Lipovetsky e Jean Serroy tratam por hipercinema; a principal característica comum a esses filmes é o fluxo narrativo mais acelerado do que os títulos originais. Dentro deste cenário, as refilmagens atuais se destacam por apresentarem características estilísticas semelhantes, quase sempre como consequência dessa aceleração narrativa, características compartilhadas com títulos mainstream contemporâneos. O número expressivo de remakes de horror dos últimos anos torna estes elementos ainda mais perceptíveis dentro das obras. Esta tese procura identificar e analisar, de maneira precisa, o estilo das refilmagens de horror contemporâneas, a fim de compreender como acontece a aceleração do fluxo narrativo. |
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MACIEL, Filipe Tavares Falcãohttp://lattes.cnpq.br/0407382900580417http://lattes.cnpq.br/0263456536361820CARREIRO, Rodrigo Octávio d’Azevedo2019-09-11T17:25:59Z2019-09-11T17:25:59Z2018-10-17https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32545A produção de remakes sempre foi uma prática comum no sistema de produção cinematográfica. Dentro do gênero horror, tem sido constatado um expressivo aumento do número de refilmagens, no século XXI. Este fenômeno parece se apoiar no que David Bordwell chama de continuidade intensificada e no Gilles Lipovetsky e Jean Serroy tratam por hipercinema; a principal característica comum a esses filmes é o fluxo narrativo mais acelerado do que os títulos originais. Dentro deste cenário, as refilmagens atuais se destacam por apresentarem características estilísticas semelhantes, quase sempre como consequência dessa aceleração narrativa, características compartilhadas com títulos mainstream contemporâneos. O número expressivo de remakes de horror dos últimos anos torna estes elementos ainda mais perceptíveis dentro das obras. Esta tese procura identificar e analisar, de maneira precisa, o estilo das refilmagens de horror contemporâneas, a fim de compreender como acontece a aceleração do fluxo narrativo.The production of movies remakes is a regular practice in the cinematographic production system. For the horror genre, there is a significant increase in the number of remakes in the 21st century. This phenomenon seems to rely on what David Bordwell calls as intensified continuity and on what Gilles Lipovetsky and Jean Serroy deal as hypercinema with the new films presenting a faster narrative flow in comparison with the original movies. Inside this scenario, the 21ˢᵗ century remakes stand out for their similar stylistic characteristics, as a consequence of the faster narrative flow, wich are also found in contemporary mainstream titles. The expressive number of horror remakes of recent years makes these elements even more noticeable for our research. This thesis seeks to identify the stylistic characteristics of contemporary horror reenactments to understand how the acceleration of narrative flow occurs.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessHorrorRemakeAceleração do fluxo narrativoContinuidade intensificadaTendências estilísticasA aceleração do medo: o fluxo narrativo dos remakes de filmes de horror do século XXIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Filipe Tavares Falcão Maciel.pdf.jpgTESE Filipe Tavares Falcão Maciel.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1251https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32545/5/TESE%20Filipe%20Tavares%20Falc%c3%a3o%20Maciel.pdf.jpgbd711c318b10b53d28c964a237cb1733MD55ORIGINALTESE Filipe Tavares Falcão Maciel.pdfTESE Filipe Tavares Falcão Maciel.pdfapplication/pdf10066805https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32545/1/TESE%20Filipe%20Tavares%20Falc%c3%a3o%20Maciel.pdf1b53aaa75d47e5c00f75cf7f5540509aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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