Uma arquitetura de referência para gerenciamento e reuso de ambientes virtuais tridmensionais
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26271 |
Resumo: | Os Ambientes Virtuais Tridimensionais (3D) vêm se tornando uma alternativa para o desenvolvimento de aplicações mais realistas e intuitivas para os usuários, pois permitem a navegação e interação com elementos próximos das suas realidades. Técnicas para geração de Ambientes Virtuais que se adaptam ao perfil do usuário têm sido desenvolvidas, incorporando procedimentos de acompanhamento de ações e modificando o ambiente em função deste comportamento. Tais técnicas necessitam trabalhar constantemente com o reaproveitamento de artefatos desenvolvidos para Ambientes Virtuais Tridimensionais (AV). O presente trabalho analisa a problemática envolvida na utilização de técnicas de reuso de artefatos em AV, bem como a sua disponibilização por meio de uma Arquitetura Orientada a Serviços (SOA). Trata-se de uma abordagem multidisciplinar, envolvendo a agregação de componentes relacionados à Engenharia de Software, Reuso de Software e Realidade Virtual. Esta abordagem levou em consideração os seguintes aspectos: (i) a disponibilização e gerenciamento destes ambientes na Web; (ii) os variados tipos de artefatos existentes para descrição de mundos em 3D; e (iii) os diferentes domínios que esta arquitetura irá gerenciar. Para alcançar tais objetivos, foi definida uma arquitetura de referência baseada em SOA que gerencia um repositório de objetos virtuais tridimensionais e um framework para ser utilizado no desenvolvimento de aplicações para recuperação dos artefatos necessários à construção de ambientes virtuais. As principais contribuições elencadas nesta tese são: (i) especificação de uma arquitetura de referência baseada em SOA para distribuição e compartilhamento de ambientes virtuais; (ii) avaliação do estado da arte sobre reuso no contexto dos ambientes de Realidade Virtual; e (iii) um arcabouço de aplicações Web utilizando a tecnologia Java como prova de conceito da solução do problema investigado. |
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FUJIOKA, Rodrigo da Cruzhttp://lattes.cnpq.br/0843668802633139http://lattes.cnpq.br/7076371974874150SOUZA, Fernando da Fonseca deAQUINO, Marcus Salerno de2018-09-05T22:35:43Z2018-09-05T22:35:43Z2015-03-13https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26271Os Ambientes Virtuais Tridimensionais (3D) vêm se tornando uma alternativa para o desenvolvimento de aplicações mais realistas e intuitivas para os usuários, pois permitem a navegação e interação com elementos próximos das suas realidades. Técnicas para geração de Ambientes Virtuais que se adaptam ao perfil do usuário têm sido desenvolvidas, incorporando procedimentos de acompanhamento de ações e modificando o ambiente em função deste comportamento. Tais técnicas necessitam trabalhar constantemente com o reaproveitamento de artefatos desenvolvidos para Ambientes Virtuais Tridimensionais (AV). O presente trabalho analisa a problemática envolvida na utilização de técnicas de reuso de artefatos em AV, bem como a sua disponibilização por meio de uma Arquitetura Orientada a Serviços (SOA). Trata-se de uma abordagem multidisciplinar, envolvendo a agregação de componentes relacionados à Engenharia de Software, Reuso de Software e Realidade Virtual. Esta abordagem levou em consideração os seguintes aspectos: (i) a disponibilização e gerenciamento destes ambientes na Web; (ii) os variados tipos de artefatos existentes para descrição de mundos em 3D; e (iii) os diferentes domínios que esta arquitetura irá gerenciar. Para alcançar tais objetivos, foi definida uma arquitetura de referência baseada em SOA que gerencia um repositório de objetos virtuais tridimensionais e um framework para ser utilizado no desenvolvimento de aplicações para recuperação dos artefatos necessários à construção de ambientes virtuais. As principais contribuições elencadas nesta tese são: (i) especificação de uma arquitetura de referência baseada em SOA para distribuição e compartilhamento de ambientes virtuais; (ii) avaliação do estado da arte sobre reuso no contexto dos ambientes de Realidade Virtual; e (iii) um arcabouço de aplicações Web utilizando a tecnologia Java como prova de conceito da solução do problema investigado.Virtual Three-dimensional (3D) environments are becoming an alternative to the development of more realistic and intuitive applications for users because they allow browsing and interacting with elements close to their realities. Techniques for generating virtual environments that fit user profile have been developed, including tasks of actions follow-up and modifying the environment due to this behavior. Such techniques need to work constantly with the reuse of artifacts developed for AV. This work analyzes the issues involved in the use of AV in recycling techniques, as well as, their provision through a service-oriented architecture (SOA). It is a multidisciplinary approach that includes components related to Software Engineering, Software Reuse and Virtual Reality. This approach takes into account the following: (i) the availability and management of those environments on the Web; (ii) several kinds of existing artifacts descriptions of 3D environments; and (iii) the different areas that architecture will manage. To achieve those goals, a SOA-based reference architecture was defined. It manages a repository of three-dimensional virtual objects and a framework to be used in the development of applications for recovery of the artifacts needed to build virtual environments. The main contributions listed in this doctoral thesis are: (i) specification of a SOA-based reference architecture for distribution and sharing of virtual environments; (ii) evaluation of the state of the art for reuse in the context of a virtual reality environment; and (iii) a web application framework using Java technology as proof of concept of the proposed solution.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da ComputacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia de softwareRealidade virtualUma arquitetura de referência para gerenciamento e reuso de ambientes virtuais tridmensionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Rodrigo da Cruz Fujioka.pdf.jpgTESE Rodrigo da Cruz Fujioka.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1332https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26271/5/TESE%20Rodrigo%20da%20Cruz%20Fujioka.pdf.jpgb658c8a916ae67951e691eecccd8b223MD55ORIGINALTESE Rodrigo da Cruz Fujioka.pdfTESE Rodrigo da Cruz Fujioka.pdfapplication/pdf3992219https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26271/1/TESE%20Rodrigo%20da%20Cruz%20Fujioka.pdf56c27f603dd14e218d148f801157cc7fMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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