O metadiscurso em artigos científicos de linguística e literatura
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23854 |
Resumo: | Inserida na linha de estudos relacionados à Análise de gêneros esta investigação que trata do metadiscurso em artigos científicos de Linguística e Literatura é voltada para o estudo da escrita acadêmica em seus contextos textuais e sociais de uso. O objetivo geral desta pesquisa é descrever a escrita acadêmica das duas comunidades acadêmicas estudadas, destacando como os recursos metadiscursivos Interacionais e Interativos propostos por Hyland & Tse (2004) e Hyland (2005) envolvem e guiam, respectivamente, o leitor ao longo do texto. Nesse sentido, realizamos uma macroanálise, na qual observamos as organizações das unidades retóricas que compunham os artigos, e uma microanálise, momento em que investigamos a frequência de uso do Metadiscurso Interacional e Interativo de uma maneira geral e em cada unidade retórica identificada. O corpus de análise é formado por 30 artigos científicos, sendo 15 de uma área e 15 de outra. Os artigos foram extraídos de 6 revistas online, divididas entre essas áreas, atestadas pela avaliação Qualis A1 e A2 periódicos da Capes. Os dados revelam que, em relação à organização estrutural dos artigos, os profissionais de Linguística apresentaram uma tendência em dividir as unidades retóricas por tópicos enquanto os de Literatura, não. Ao observarmos a presença dos recursos metadiscursivos Interacionais foi possível perceber que os linguistas tendem a se auto promover através da utilização de um “eu” discursivo enquanto os profissionais de Literatura têm como foco principal o engajamento com seus leitores. Quanto ao uso dos recursos Interativos vimos que tanto os autores de Linguística quanto os de Literatura costumam priorizar a prática de citação. Assim, percebemos que ainda que o estudo da escrita tenha sido em um único gênero, o artigo científico, a organização retórica e a escolha pelo uso de recursos metadiscursivos mostram que as duas áreas têm modos marcadamente diferentes de comunicar conhecimento. |
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SILVA, Aline Cristina dahttp://lattes.cnpq.br/3637098841242535http://lattes.cnpq.br/4017025423284064HOFFNAGEL, Judith Chambliss2018-02-23T17:24:04Z2018-02-23T17:24:04Z2014-05-28https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23854ark:/64986/001300000jcq6Inserida na linha de estudos relacionados à Análise de gêneros esta investigação que trata do metadiscurso em artigos científicos de Linguística e Literatura é voltada para o estudo da escrita acadêmica em seus contextos textuais e sociais de uso. O objetivo geral desta pesquisa é descrever a escrita acadêmica das duas comunidades acadêmicas estudadas, destacando como os recursos metadiscursivos Interacionais e Interativos propostos por Hyland & Tse (2004) e Hyland (2005) envolvem e guiam, respectivamente, o leitor ao longo do texto. Nesse sentido, realizamos uma macroanálise, na qual observamos as organizações das unidades retóricas que compunham os artigos, e uma microanálise, momento em que investigamos a frequência de uso do Metadiscurso Interacional e Interativo de uma maneira geral e em cada unidade retórica identificada. O corpus de análise é formado por 30 artigos científicos, sendo 15 de uma área e 15 de outra. Os artigos foram extraídos de 6 revistas online, divididas entre essas áreas, atestadas pela avaliação Qualis A1 e A2 periódicos da Capes. Os dados revelam que, em relação à organização estrutural dos artigos, os profissionais de Linguística apresentaram uma tendência em dividir as unidades retóricas por tópicos enquanto os de Literatura, não. Ao observarmos a presença dos recursos metadiscursivos Interacionais foi possível perceber que os linguistas tendem a se auto promover através da utilização de um “eu” discursivo enquanto os profissionais de Literatura têm como foco principal o engajamento com seus leitores. Quanto ao uso dos recursos Interativos vimos que tanto os autores de Linguística quanto os de Literatura costumam priorizar a prática de citação. Assim, percebemos que ainda que o estudo da escrita tenha sido em um único gênero, o artigo científico, a organização retórica e a escolha pelo uso de recursos metadiscursivos mostram que as duas áreas têm modos marcadamente diferentes de comunicar conhecimento.This study, which is situated within Genre Studies, investigates Metadiscourse in scientific articles in the fields of Linguistics and Literature and discusses academic writing in its social and textual contexts of use. The general objective of this research is to describe the scientific writing of the two academic communities, with emphasis on how the metadiscursive resourses (interactional and interactive) proposed by Hyland & Tse (2004) e Hyland (2005) involve and guide, respectively, the reader throughout the text. To this end, we implement a macro analysis in which we observe the organization of the rhetorical units that compose the articles and a micro analysis of the use of metadiscursive resources in the texts as a whole and in the rhetorical units identified in the macro analysis. The corpus is composed of 30 scientific articles, 15 for each area. The articles are taken from six online journals with A1 or A2 ratings by CAPES´ Qualis for periodicals. The results of the analysis reveal that with relation to the rhetorical organization of the articles, the professionals of Linguistics present a tendency towards dividing the rhetorical units by topics while those of Literature do not. By observing the presence of the interactional metadiscursive resources it was perceived that linguists tend towards self promotion through the use of a discursive “self”, while the professionals of literature focused more on engaging their readers. With respect to the interactive metadiscursive resources, the authors/writers of both areas prioritize the practice of citation. Thus, even though this study of academic writing refers to a single genre, the scientific article, the rhetoric organization and the use of metadiscursive resources show thatthe two areas have markedly different ways of communicating knowledge.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEscrita acadêmicaMetadiscursoArtigo científicoO metadiscurso em artigos científicos de linguística e literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDissert_Aline-BC.pdf.jpgDissert_Aline-BC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1181https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/23854/5/Dissert_Aline-BC.pdf.jpg5b8da0de64ebca5f914b9fc5faada4d7MD55ORIGINALDissert_Aline-BC.pdfDissert_Aline-BC.pdfapplication/pdf1150776https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/23854/1/Dissert_Aline-BC.pdfbbb369f014ded029d4c974f4da50a522MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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