Análise de tensões via elementos finitos em dutos retos e curvos contendo defeitos de amassamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, Maize Cibele de Lima
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55195
Resumo: Defeitos de amassamento, também chamados de mossas, são defeitos co- muns em dutos, originados por danos mecânicos externos. Esse tipo de imperfeição normalmente resulta em uma concentração de tensão que pode representar uma ameaça à segurança e integridade dos dutos. Os dutos desempenham um papel cru- cial no transporte de fluidos ao longo de grandes distâncias, sendo essenciais para a indústria de petróleo e gás. Em determinadas condições de instalação, torna-se ne- cessário incluir curvaturas em trechos dos dutos. No entanto, é importante destacar que essas seções curvas, assim como qualquer outra parte dos dutos, estão suscetí- veis a danos mecânicos. Nesse contexto, o presente trabalho visa avaliar a influência dos defeitos de mossas na integridade estrutural de dutos retos e curvos, submetidos a pressão interna. A pesquisa propõe uma metodologia computacional para gerar mo- delos de dutos com defeitos de mossas, a serem simulados numericamente por meio do Método de Elementos Finitos (MEF), utilizando o software ANSYS. Os defeitos de mossas são sinteticamente gerados por meio de análise de contato não linear, utili- zando como indentador um punção esférico com diferentes dimensões. Para garantir a qualidade dos resultados e otimizar o esforço computacional, foi aplicado um refina- mento local da malha, com análise da convergência dos resultados e comparação entre uso de elementos de casca e elementos sólidos. O modelo de elementos finitos foi verificado com base nos resultados de ensaios conduzidos por outros pesquisado- res. Os resultados mostram a influência do defeito, comprovando o quanto os defeitos de amassamento induzem a concentração de tensão, principalmente em dutos curvos com defeitos no interior e exterior da curvatura, pois mesmo quando apresentam uma pequena profundidade, mostram-se bastante suscetíveis a falhas e não podem ser considerados confiáveis para permanecerem em operação com segurança.
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Em determinadas condições de instalação, torna-se ne- cessário incluir curvaturas em trechos dos dutos. No entanto, é importante destacar que essas seções curvas, assim como qualquer outra parte dos dutos, estão suscetí- veis a danos mecânicos. Nesse contexto, o presente trabalho visa avaliar a influência dos defeitos de mossas na integridade estrutural de dutos retos e curvos, submetidos a pressão interna. A pesquisa propõe uma metodologia computacional para gerar mo- delos de dutos com defeitos de mossas, a serem simulados numericamente por meio do Método de Elementos Finitos (MEF), utilizando o software ANSYS. Os defeitos de mossas são sinteticamente gerados por meio de análise de contato não linear, utili- zando como indentador um punção esférico com diferentes dimensões. 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Pipelines play a critical role in transpor- ting fluids over long distances and they are essential to the oil and gas industry. Under certain conditions, it is necessary to include bends in pipeline sections. However, it is important to note that these curved sections, like any other part of the pipeline, are susceptible to mechanical damage. In this context, this study aims to evaluate the in- fluence of dent defects on the structural integrity of straight and curved pipelines sub- jected to a internal pressure. The present research proposes a computational metho- dology to generate pipeline models with dents, to be numerically simulated by a Finite Element Method (FEM), using Ansys software. The dent defects are generated synthe- tically by means of non-linear contact analysis, using a spherical punch of variable dimensions as the indenter. In order to guarantee the quality of the results and to op- timise the computational effort, a local mesh refinement was applied, along a conver- gence analysis and comparison between the use of shell elements and solid elements. The finite element model was compared with the results of tests carried out by other researchers. The results show the influence of the defect and demonstrate the extent to which crushing defects induce stress concentration, particularly in curved pipelines with defects on the inside and outside of the curve, which are very susceptible to failure even at small depths and cannot be considered reliable enough to remain in service safely.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia MecanicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia mecânicaDutosDutos em curvaDefeito de amassamentoMétodo dos elementos finitosAnálise de tensões via elementos finitos em dutos retos e curvos contendo defeitos de amassamentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTACAO Maize Cibele de Lima Melo.pdfDISSERTACAO Maize Cibele de Lima Melo.pdfapplication/pdf4498781https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55195/1/DISSERTACAO%20Maize%20Cibele%20de%20Lima%20Melo.pdfa138d2092173a1349be2c922b0fa8dbaMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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