Negociando fanidade: um estudo sobre a constituição de subjetividades em uma comunidade virtual de fãs de música indie
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33876 |
Resumo: | A indústria da música conquista cada vez mais espaço na sociedade contemporânea, seja por suas fatias milionárias de mercado, seja pelo envolvimento das pessoas com seus produtos midiáticos. Como parte desse processo, tipos especiais de consumidores se destacam por sua conexão com essa produção. É o que se observa na música indie, que passou de um mero nicho para se tornar mundialmente conhecida, com fãs entusiastas de um universo lúdico que se tornou parte do cotidiano, seja no mundo concreto ou virtual. Esta tese se debruça sobre o envolvimento do fã em sua condição produtiva, política, geradora de textos que orientam o posicionamento dos sujeitos. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa foi identificar como se dá a constituição dos fãs como tais em uma comunidade virtual. Para atingir esse fim, foi utilizado o método netnográfico de Robert Kozinets aliada à lente teórica de Michel Foucault, mais especificamente o seu terceiro ciclo, focado na ética. Como resultado, foram identificadas quatro dimensões relacionais que expõem a dinâmica de subjetivação dos fãs na comunidade virtual, quais sejam: Afirmação de fã sobre si e os outros, Ruptura Fanísitca, Discussão da verdade sobre mainstream e Discussão da verdade sobre o indie. Dizem respeito a práticas feitas pelos fãs, uns sobre os outros, inclusive sobre si mesmos, que se relacionam e dão forma a tais dimensões; elas apontam para uma subjetivação baseada em operações morais de cuidado de si e dos outros por meio de fluxos de verdade. |
id |
UFPE_db5f14e84f96547062dd21a331e79afc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/33876 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
CAVALCANTI, Rodrigo César Tavareshttp://lattes.cnpq.br/4512917994337624http://lattes.cnpq.br/2313504052405431LEÃO, André Luiz Maranhão de Souza2019-09-27T17:08:54Z2019-09-27T17:08:54Z2019-03-22https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33876A indústria da música conquista cada vez mais espaço na sociedade contemporânea, seja por suas fatias milionárias de mercado, seja pelo envolvimento das pessoas com seus produtos midiáticos. Como parte desse processo, tipos especiais de consumidores se destacam por sua conexão com essa produção. É o que se observa na música indie, que passou de um mero nicho para se tornar mundialmente conhecida, com fãs entusiastas de um universo lúdico que se tornou parte do cotidiano, seja no mundo concreto ou virtual. Esta tese se debruça sobre o envolvimento do fã em sua condição produtiva, política, geradora de textos que orientam o posicionamento dos sujeitos. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa foi identificar como se dá a constituição dos fãs como tais em uma comunidade virtual. Para atingir esse fim, foi utilizado o método netnográfico de Robert Kozinets aliada à lente teórica de Michel Foucault, mais especificamente o seu terceiro ciclo, focado na ética. Como resultado, foram identificadas quatro dimensões relacionais que expõem a dinâmica de subjetivação dos fãs na comunidade virtual, quais sejam: Afirmação de fã sobre si e os outros, Ruptura Fanísitca, Discussão da verdade sobre mainstream e Discussão da verdade sobre o indie. Dizem respeito a práticas feitas pelos fãs, uns sobre os outros, inclusive sobre si mesmos, que se relacionam e dão forma a tais dimensões; elas apontam para uma subjetivação baseada em operações morais de cuidado de si e dos outros por meio de fluxos de verdade.FACEPEMusic Industry has a consistent growth in our society. It has been noticed by its large splits in the market or by the passion of common people for its products. As part of this process, especial types of consumers emerged: the fans. Recently, Indie music has evolved from a simple niche to a worldwide movement with a lot of enthusiasts connected to a ludic universe which has become part of the daily life of these people, in the material or virtual world. This thesis focus on the productive and political fan involvement that generates cultural texts and subjects positioning. Aligned with that, the objective of this research was to identify the dynamics of fans subjects constitution in a virtual community. To achieve this goal we used Robert Kozinets’ netnographic method combined with Michel Foucault’s theory, more specifically his ethics cicle. As a result, four relational dimensions were identified: Fans positioning over themselves and others, Fanistic rupture, Truth discussion about the mainstream and Truth discussion about indie music. They are composed by relational fans practices over themselves and one another that shapes those dimensions; they point to a subject constitution based on moral operations, cares of the self and others and truth flows.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AdministracaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessIndieNetnografiaMichel FoucaultNegociando fanidade: um estudo sobre a constituição de subjetividades em uma comunidade virtual de fãs de música indieinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Rodrigo César Tavares Cavalcanti.pdf.jpgTESE Rodrigo César Tavares Cavalcanti.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1435https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33876/5/TESE%20Rodrigo%20C%c3%a9sar%20Tavares%20Cavalcanti.pdf.jpg7bec074da944f4458f7032358517ea01MD55ORIGINALTESE Rodrigo César Tavares Cavalcanti.pdfTESE Rodrigo César Tavares Cavalcanti.pdfapplication/pdf2065737https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33876/1/TESE%20Rodrigo%20C%c3%a9sar%20Tavares%20Cavalcanti.pdf332a4e79f50a6ed7868476f89c4d9ac9MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33876/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33876/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTTESE Rodrigo César Tavares Cavalcanti.pdf.txtTESE Rodrigo César Tavares Cavalcanti.pdf.txtExtracted texttext/plain360454https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33876/4/TESE%20Rodrigo%20C%c3%a9sar%20Tavares%20Cavalcanti.pdf.txt991f54368130bab77476920908df23d3MD54123456789/338762019-10-26 04:21:47.044oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T07:21:47Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Negociando fanidade: um estudo sobre a constituição de subjetividades em uma comunidade virtual de fãs de música indie |
title |
Negociando fanidade: um estudo sobre a constituição de subjetividades em uma comunidade virtual de fãs de música indie |
spellingShingle |
Negociando fanidade: um estudo sobre a constituição de subjetividades em uma comunidade virtual de fãs de música indie CAVALCANTI, Rodrigo César Tavares Indie Netnografia Michel Foucault |
title_short |
Negociando fanidade: um estudo sobre a constituição de subjetividades em uma comunidade virtual de fãs de música indie |
title_full |
Negociando fanidade: um estudo sobre a constituição de subjetividades em uma comunidade virtual de fãs de música indie |
title_fullStr |
Negociando fanidade: um estudo sobre a constituição de subjetividades em uma comunidade virtual de fãs de música indie |
title_full_unstemmed |
Negociando fanidade: um estudo sobre a constituição de subjetividades em uma comunidade virtual de fãs de música indie |
title_sort |
Negociando fanidade: um estudo sobre a constituição de subjetividades em uma comunidade virtual de fãs de música indie |
author |
CAVALCANTI, Rodrigo César Tavares |
author_facet |
CAVALCANTI, Rodrigo César Tavares |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4512917994337624 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2313504052405431 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAVALCANTI, Rodrigo César Tavares |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
LEÃO, André Luiz Maranhão de Souza |
contributor_str_mv |
LEÃO, André Luiz Maranhão de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indie Netnografia Michel Foucault |
topic |
Indie Netnografia Michel Foucault |
description |
A indústria da música conquista cada vez mais espaço na sociedade contemporânea, seja por suas fatias milionárias de mercado, seja pelo envolvimento das pessoas com seus produtos midiáticos. Como parte desse processo, tipos especiais de consumidores se destacam por sua conexão com essa produção. É o que se observa na música indie, que passou de um mero nicho para se tornar mundialmente conhecida, com fãs entusiastas de um universo lúdico que se tornou parte do cotidiano, seja no mundo concreto ou virtual. Esta tese se debruça sobre o envolvimento do fã em sua condição produtiva, política, geradora de textos que orientam o posicionamento dos sujeitos. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa foi identificar como se dá a constituição dos fãs como tais em uma comunidade virtual. Para atingir esse fim, foi utilizado o método netnográfico de Robert Kozinets aliada à lente teórica de Michel Foucault, mais especificamente o seu terceiro ciclo, focado na ética. Como resultado, foram identificadas quatro dimensões relacionais que expõem a dinâmica de subjetivação dos fãs na comunidade virtual, quais sejam: Afirmação de fã sobre si e os outros, Ruptura Fanísitca, Discussão da verdade sobre mainstream e Discussão da verdade sobre o indie. Dizem respeito a práticas feitas pelos fãs, uns sobre os outros, inclusive sobre si mesmos, que se relacionam e dão forma a tais dimensões; elas apontam para uma subjetivação baseada em operações morais de cuidado de si e dos outros por meio de fluxos de verdade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-27T17:08:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-09-27T17:08:54Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-03-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33876 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33876 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Administracao |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33876/5/TESE%20Rodrigo%20C%c3%a9sar%20Tavares%20Cavalcanti.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33876/1/TESE%20Rodrigo%20C%c3%a9sar%20Tavares%20Cavalcanti.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33876/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33876/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33876/4/TESE%20Rodrigo%20C%c3%a9sar%20Tavares%20Cavalcanti.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7bec074da944f4458f7032358517ea01 332a4e79f50a6ed7868476f89c4d9ac9 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 bd573a5ca8288eb7272482765f819534 991f54368130bab77476920908df23d3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310613573042176 |