Negociando fanidade: um estudo sobre a constituição de subjetividades em uma comunidade virtual de fãs de música indie

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTI, Rodrigo César Tavares
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33876
Resumo: A indústria da música conquista cada vez mais espaço na sociedade contemporânea, seja por suas fatias milionárias de mercado, seja pelo envolvimento das pessoas com seus produtos midiáticos. Como parte desse processo, tipos especiais de consumidores se destacam por sua conexão com essa produção. É o que se observa na música indie, que passou de um mero nicho para se tornar mundialmente conhecida, com fãs entusiastas de um universo lúdico que se tornou parte do cotidiano, seja no mundo concreto ou virtual. Esta tese se debruça sobre o envolvimento do fã em sua condição produtiva, política, geradora de textos que orientam o posicionamento dos sujeitos. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa foi identificar como se dá a constituição dos fãs como tais em uma comunidade virtual. Para atingir esse fim, foi utilizado o método netnográfico de Robert Kozinets aliada à lente teórica de Michel Foucault, mais especificamente o seu terceiro ciclo, focado na ética. Como resultado, foram identificadas quatro dimensões relacionais que expõem a dinâmica de subjetivação dos fãs na comunidade virtual, quais sejam: Afirmação de fã sobre si e os outros, Ruptura Fanísitca, Discussão da verdade sobre mainstream e Discussão da verdade sobre o indie. Dizem respeito a práticas feitas pelos fãs, uns sobre os outros, inclusive sobre si mesmos, que se relacionam e dão forma a tais dimensões; elas apontam para uma subjetivação baseada em operações morais de cuidado de si e dos outros por meio de fluxos de verdade.
id UFPE_db5f14e84f96547062dd21a331e79afc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/33876
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling CAVALCANTI, Rodrigo César Tavareshttp://lattes.cnpq.br/4512917994337624http://lattes.cnpq.br/2313504052405431LEÃO, André Luiz Maranhão de Souza2019-09-27T17:08:54Z2019-09-27T17:08:54Z2019-03-22https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33876A indústria da música conquista cada vez mais espaço na sociedade contemporânea, seja por suas fatias milionárias de mercado, seja pelo envolvimento das pessoas com seus produtos midiáticos. Como parte desse processo, tipos especiais de consumidores se destacam por sua conexão com essa produção. É o que se observa na música indie, que passou de um mero nicho para se tornar mundialmente conhecida, com fãs entusiastas de um universo lúdico que se tornou parte do cotidiano, seja no mundo concreto ou virtual. Esta tese se debruça sobre o envolvimento do fã em sua condição produtiva, política, geradora de textos que orientam o posicionamento dos sujeitos. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa foi identificar como se dá a constituição dos fãs como tais em uma comunidade virtual. Para atingir esse fim, foi utilizado o método netnográfico de Robert Kozinets aliada à lente teórica de Michel Foucault, mais especificamente o seu terceiro ciclo, focado na ética. Como resultado, foram identificadas quatro dimensões relacionais que expõem a dinâmica de subjetivação dos fãs na comunidade virtual, quais sejam: Afirmação de fã sobre si e os outros, Ruptura Fanísitca, Discussão da verdade sobre mainstream e Discussão da verdade sobre o indie. Dizem respeito a práticas feitas pelos fãs, uns sobre os outros, inclusive sobre si mesmos, que se relacionam e dão forma a tais dimensões; elas apontam para uma subjetivação baseada em operações morais de cuidado de si e dos outros por meio de fluxos de verdade.FACEPEMusic Industry has a consistent growth in our society. It has been noticed by its large splits in the market or by the passion of common people for its products. As part of this process, especial types of consumers emerged: the fans. Recently, Indie music has evolved from a simple niche to a worldwide movement with a lot of enthusiasts connected to a ludic universe which has become part of the daily life of these people, in the material or virtual world. This thesis focus on the productive and political fan involvement that generates cultural texts and subjects positioning. Aligned with that, the objective of this research was to identify the dynamics of fans subjects constitution in a virtual community. To achieve this goal we used Robert Kozinets’ netnographic method combined with Michel Foucault’s theory, more specifically his ethics cicle. As a result, four relational dimensions were identified: Fans positioning over themselves and others, Fanistic rupture, Truth discussion about the mainstream and Truth discussion about indie music. They are composed by relational fans practices over themselves and one another that shapes those dimensions; they point to a subject constitution based on moral operations, cares of the self and others and truth flows.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AdministracaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessIndieNetnografiaMichel FoucaultNegociando fanidade: um estudo sobre a constituição de subjetividades em uma comunidade virtual de fãs de música indieinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Rodrigo César Tavares Cavalcanti.pdf.jpgTESE Rodrigo César Tavares Cavalcanti.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1435https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33876/5/TESE%20Rodrigo%20C%c3%a9sar%20Tavares%20Cavalcanti.pdf.jpg7bec074da944f4458f7032358517ea01MD55ORIGINALTESE Rodrigo César Tavares Cavalcanti.pdfTESE Rodrigo César Tavares Cavalcanti.pdfapplication/pdf2065737https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33876/1/TESE%20Rodrigo%20C%c3%a9sar%20Tavares%20Cavalcanti.pdf332a4e79f50a6ed7868476f89c4d9ac9MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33876/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33876/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTTESE Rodrigo César Tavares Cavalcanti.pdf.txtTESE Rodrigo César Tavares Cavalcanti.pdf.txtExtracted texttext/plain360454https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33876/4/TESE%20Rodrigo%20C%c3%a9sar%20Tavares%20Cavalcanti.pdf.txt991f54368130bab77476920908df23d3MD54123456789/338762019-10-26 04:21:47.044oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T07:21:47Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Negociando fanidade: um estudo sobre a constituição de subjetividades em uma comunidade virtual de fãs de música indie
title Negociando fanidade: um estudo sobre a constituição de subjetividades em uma comunidade virtual de fãs de música indie
spellingShingle Negociando fanidade: um estudo sobre a constituição de subjetividades em uma comunidade virtual de fãs de música indie
CAVALCANTI, Rodrigo César Tavares
Indie
Netnografia
Michel Foucault
title_short Negociando fanidade: um estudo sobre a constituição de subjetividades em uma comunidade virtual de fãs de música indie
title_full Negociando fanidade: um estudo sobre a constituição de subjetividades em uma comunidade virtual de fãs de música indie
title_fullStr Negociando fanidade: um estudo sobre a constituição de subjetividades em uma comunidade virtual de fãs de música indie
title_full_unstemmed Negociando fanidade: um estudo sobre a constituição de subjetividades em uma comunidade virtual de fãs de música indie
title_sort Negociando fanidade: um estudo sobre a constituição de subjetividades em uma comunidade virtual de fãs de música indie
author CAVALCANTI, Rodrigo César Tavares
author_facet CAVALCANTI, Rodrigo César Tavares
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4512917994337624
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2313504052405431
dc.contributor.author.fl_str_mv CAVALCANTI, Rodrigo César Tavares
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LEÃO, André Luiz Maranhão de Souza
contributor_str_mv LEÃO, André Luiz Maranhão de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Indie
Netnografia
Michel Foucault
topic Indie
Netnografia
Michel Foucault
description A indústria da música conquista cada vez mais espaço na sociedade contemporânea, seja por suas fatias milionárias de mercado, seja pelo envolvimento das pessoas com seus produtos midiáticos. Como parte desse processo, tipos especiais de consumidores se destacam por sua conexão com essa produção. É o que se observa na música indie, que passou de um mero nicho para se tornar mundialmente conhecida, com fãs entusiastas de um universo lúdico que se tornou parte do cotidiano, seja no mundo concreto ou virtual. Esta tese se debruça sobre o envolvimento do fã em sua condição produtiva, política, geradora de textos que orientam o posicionamento dos sujeitos. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa foi identificar como se dá a constituição dos fãs como tais em uma comunidade virtual. Para atingir esse fim, foi utilizado o método netnográfico de Robert Kozinets aliada à lente teórica de Michel Foucault, mais especificamente o seu terceiro ciclo, focado na ética. Como resultado, foram identificadas quatro dimensões relacionais que expõem a dinâmica de subjetivação dos fãs na comunidade virtual, quais sejam: Afirmação de fã sobre si e os outros, Ruptura Fanísitca, Discussão da verdade sobre mainstream e Discussão da verdade sobre o indie. Dizem respeito a práticas feitas pelos fãs, uns sobre os outros, inclusive sobre si mesmos, que se relacionam e dão forma a tais dimensões; elas apontam para uma subjetivação baseada em operações morais de cuidado de si e dos outros por meio de fluxos de verdade.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-27T17:08:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-27T17:08:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33876
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Administracao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33876/5/TESE%20Rodrigo%20C%c3%a9sar%20Tavares%20Cavalcanti.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33876/1/TESE%20Rodrigo%20C%c3%a9sar%20Tavares%20Cavalcanti.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33876/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33876/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33876/4/TESE%20Rodrigo%20C%c3%a9sar%20Tavares%20Cavalcanti.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7bec074da944f4458f7032358517ea01
332a4e79f50a6ed7868476f89c4d9ac9
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
991f54368130bab77476920908df23d3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310613573042176