Determinantes da escolha entre estudo e trabalho no ensino médio no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Carolina Mandl da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000znmn
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14985
Resumo: Depois de alcançar a universalização do ensino fundamental, o próximo desafio que se impõe ao Brasil em termos de educação é elevar o número de jovens que cursa o ensino médio. Dos 10,2 milhões de adolescentes de 15 a 17 anos que existiam no país em 2008, apenas metade estava frequentando o ensino médio. Dada a importância que o capital humano tem na redução da pobreza e na promoção da melhor distribuição de renda, esta dissertação se propôs a analisar como os adolescentes de 15 a 17 anos – idade em que deveriam estar no ensino médio – escolhem alocar seu tempo entre trabalho e escola. Para tanto, foram utilizados os microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para os anos de 1998 e 2008, já que o objetivo foi capturar eventuais mudanças no comportamento dos jovens ao longo de uma década. Essas informações foram empregadas em um modelo logit multinomial que previa os quatro tipos de escolha que os adolescentes podiam tomar: 1. não estudar e não trabalhar 2. apenas estudar 3. apenas trabalhar 4. estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Depois aplicou-se uma variação da técnica de decomposição Oaxaca-Blinder, com o intuito de captar se as mudanças ocorridas na probabilidade de os adolescentes fazerem uma ou outra escolha se deviam mais a alterações nas variáveis explicativas ou nos coeficientes estimados. Um dos mais relevantes resultados encontrados nesta dissertação diz respeito à influência que a educação dos pais tem sobre o nível de escolaridade dos filhos. Esse fator, apontado como um dos principais determinantes da educação dos filhos em trabalhos anteriores, perdeu importância de 1998 a 2008. De outro lado, ganhou mais relevância a estrutura familiar. Em relação à decomposição, mostrou-se que ganharam peso as características não-observáveis dos grupos, que representam os coeficientes. Isso revelou que fatores mais subjetivos podem estar direcionando a decisão dos jovens sobre a forma como alocar seu tempo.
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spelling SILVA, Carolina Mandl danhttp://lattes.cnpq.br/3921888911294306SILVEIRA NETO, Raul da Mota2016-01-25T16:25:40Z2016-01-25T16:25:40Z2010-08-23https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14985ark:/64986/001300000znmnDepois de alcançar a universalização do ensino fundamental, o próximo desafio que se impõe ao Brasil em termos de educação é elevar o número de jovens que cursa o ensino médio. Dos 10,2 milhões de adolescentes de 15 a 17 anos que existiam no país em 2008, apenas metade estava frequentando o ensino médio. Dada a importância que o capital humano tem na redução da pobreza e na promoção da melhor distribuição de renda, esta dissertação se propôs a analisar como os adolescentes de 15 a 17 anos – idade em que deveriam estar no ensino médio – escolhem alocar seu tempo entre trabalho e escola. Para tanto, foram utilizados os microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para os anos de 1998 e 2008, já que o objetivo foi capturar eventuais mudanças no comportamento dos jovens ao longo de uma década. Essas informações foram empregadas em um modelo logit multinomial que previa os quatro tipos de escolha que os adolescentes podiam tomar: 1. não estudar e não trabalhar 2. apenas estudar 3. apenas trabalhar 4. estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Depois aplicou-se uma variação da técnica de decomposição Oaxaca-Blinder, com o intuito de captar se as mudanças ocorridas na probabilidade de os adolescentes fazerem uma ou outra escolha se deviam mais a alterações nas variáveis explicativas ou nos coeficientes estimados. Um dos mais relevantes resultados encontrados nesta dissertação diz respeito à influência que a educação dos pais tem sobre o nível de escolaridade dos filhos. Esse fator, apontado como um dos principais determinantes da educação dos filhos em trabalhos anteriores, perdeu importância de 1998 a 2008. De outro lado, ganhou mais relevância a estrutura familiar. Em relação à decomposição, mostrou-se que ganharam peso as características não-observáveis dos grupos, que representam os coeficientes. Isso revelou que fatores mais subjetivos podem estar direcionando a decisão dos jovens sobre a forma como alocar seu tempo.As almost every child aged between 7 and 14 years old is already attending school (“ensino fundamental”) in Brazil, the next challenge of the government is to improve school participation among adolescents aged between 15 and 17 years old. Only half of the adolescents of this older age group is attending high school (“ensino médio”). Since human capital has a crucial role in reducing poverty and in improving income distribution, the aim of this dissertation is to analyze how adolescents aged between 15 and 17 years old decide to allocate their time among these options: 1. leisure (not working, not studying) 2. just studying 3. just working 4. working and studying. The analysis exploits the Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) from Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística for the years 1998 and 2008. To model the problem of time allocation decisions between school and work, we used the logit multinomial representation with the four time allocation options listed above. After that, an extension of Oaxaca-Blinder technique was applied in order to check if the changes in the probabilities of a child to work or to attend school are more associated to changes in the explanatory variables than to changes in educational variables. One of the most important results found was that the impact of parental education is losing its effect in school attendance. Its impact got weaker over the time analyzed. On the other hand, the way a family is structured – like the number of young siblings in the family - got more essential. As refers to the decomposition technique, it was possible to conclude that non-observable characteristics became more important. It indicates that more subject items may be influencing the time allocation decision of adolescents.porUNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOPrograma de Pos Graduacao em EconomiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducaçãoEnsino médioEstudantes do ensino médio- condições sóciasTrabalhadores - estudantesDeterminantes da escolha entre estudo e trabalho no ensino médio no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILCAROLINA MANDL DA SILVA.pdf.jpgCAROLINA MANDL DA SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1236https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/14985/5/CAROLINA%20MANDL%20DA%20SILVA.pdf.jpgdd7e1d1326d091a90b96c134de77462fMD55ORIGINALCAROLINA MANDL DA SILVA.pdfCAROLINA MANDL DA SILVA.pdfapplication/pdf903748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/14985/1/CAROLINA%20MANDL%20DA%20SILVA.pdf0f774b9bb2a79bf7b7623783a6e8860aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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