Sonho, corpo e êxtase : elaborações do divino nas obras de Hilda Hilst e Lenilde Freitas
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Data de Publicação: | 2023 |
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SILVA, Wandersson Hidayckhttp://lattes.cnpq.br/6945277497232733http://lattes.cnpq.br/2859455583479309BARROS, Lourival de Holanda2024-01-24T16:05:02Z2024-01-24T16:05:02Z2023-11-01SILVA, Wandersson Hidayck. Sonho, corpo e êxtase: elaborações do divino nas obras de Hilda Hilst e Lenilde Freitas. 2023. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54745ark:/64986/001300000kvrkBARROS, Lourival de Holanda, também é conhecido em citações bibliográficas por: HOLANDA, Lourival.Nesta tese, é realizado um estudo sobre o divino na literatura a partir da comparação das obras de Lenilde Freitas e Hilda Hilst, em três temas: o sonho, o corpo e o êxtase. O objetivo é analisar como essa produção contemporânea se vincula à tradição literária que abarca a religiosidade, a partir de seus recursos formais. Parte-se da premissa de que a literatura, a despeito do processo histórico de secularização, preserva e/ou transmuta indícios do mistério basilar do humano, que o liga ao sagrado, conforme indicado por María Zambrano (1973), Giorgio Agamben (2018) e Robert Alter (1992). Em relação ao tema do sonho, o conceito de “sonho criador”, de María Zambrano (2023), é fundamental para se evidenciar a ligação da atividade onírica com a composição poética, bem como são importantes, como panorama teórico, abordagens da filosofia clássica e medieval e da psicanálise, com Freud (2019). Sobre o corpo, dialoga-se com o pensamento de Michel Serres (2001; 2004) sobre a potência corporal ligada à incapacidade da linguagem; o de Gaston Bachelard (1988), sobre a poética do devaneio voltado para a infância; e o de Georges Bataille (1987), sobre erotismo e solidão da santidade — esses aportes teóricos conduzem considerações sobre atenção ao corpo, recriação da infância na idade madura e elaborações do corpo divino, na literatura. No que diz respeito ao êxtase, é dado atenção ao conceito de “experiência interior”, de Bataille (2016), e à noção de saúde do êxtase, de Michel Serres (2004), para se examinar o dinamismo do corpo e da linguagem na experiência extática. Além disso, a concepção dialética da fé em Kierkegaard (1979) é associada à ideia de êxtase cotidiano. No que concerne a tais temas, poemas de diversas obras de Lenilde Freitas são analisados, assim como alguns da leva poética de Hilda Hilst e algumas de suas obras em prosa: A obscena Senhora D, Tu não te moves de ti, Kadosh, Fluxo-floema, Com meus olhos de cão e Estar sendo, ter sido.CAPESIn this thesis, a study is carried out on the divine in literature by comparing the works of Lenilde Freitas and Hilda Hilst, on three themes: the dream, the body and ecstasy. The objective is to analyze how this contemporary production is linked to the literary tradition that encompasses religiosity, based on its formal resources. It starts from the premise that literature, despite the historical process of secularization, preserves and/or transmutes evidence of the basic mystery of the human, which links it to the sacred, as indicated by María Zambrano (1973), Giorgio Agamben (2018) and Robert Alter (1992). In relation to the theme of dreams, the concept of “creative dream”, by María Zambrano (2023), is fundamental to highlight the connection between dream activity and poetic composition, and approaches from classical philosophy are also important as a theoretical panorama. and medieval and psychoanalysis, with Freud (2019). Regarding the body, there is a dialogue with the thoughts of Michel Serres (2001; 2004) about the bodily power linked to the incapacity of language; that of Gaston Bachelard (1988), about the poetics of reverie focused on childhood; and that of Georges Bataille (1987), on eroticism and the solitude of holiness — these theoretical contributions lead to considerations on attention to the body, recreation of childhood in adulthood and elaborations of the divine body, in literature. With regard to ecstasy, attention is given to the concept of “inner experience”, by Bataille (2016), and the notion of ecstasy health, by Michel Serres (2004), to examine the dynamism of the body and language in ecstatic experience. Furthermore, the dialectical conception of faith in Kierkegaard (1979) is associated with the idea of everyday ecstasy. Regarding such themes, poems from various works by Lenilde Freitas are analyzed, as well as some from Hilda Hilst's poetic collection and some of her prose works: A obscena Senhora D, Tu não te moves de ti, Kadosh, Fluxo-floema, Com meus olhos de cão and Estar sendo, ter sido.En esta tesis se realiza un estudio sobre lo divino en la literatura comparando las obras de Lenilde Freitas e Hilda Hilst, sobre tres temas: el sueño, el cuerpo y el éxtasis. El objetivo es analizar cómo esta producción contemporánea se vincula con la tradición literaria que engloba la religiosidad, a partir de sus recursos formales. Se parte de la premisa de que la literatura, a pesar del proceso histórico de secularización, preserva y/o transmuta evidencias del misterio básico de lo humano, que lo vincula con lo sagrado, como lo señalan María Zambrano (1973), Giorgio Agamben (2018) y Robert Alter (1992). En relación con el tema de los sueños, el concepto de “sueño creativo”, de María Zambrano (2023), es fundamental para resaltar la conexión entre la actividad onírica y la composición poética, y también son importantes como panorama teórico enfoques desde la filosofía clásica. medieval y psicoanálisis, con Freud (2019). Respecto al cuerpo, dialoga con el pensamiento de Michel Serres (2001; 2004) sobre el poder corporal vinculado a la incapacidad del lenguaje; la de Gaston Bachelard (1988), sobre la poética de la ensoñación centrada en la infancia; y el de Georges Bataille (1987), sobre el erotismo y la soledad de la santidad; estos aportes teóricos conducen a consideraciones sobre la atención al cuerpo, la recreación de la infancia en la edad adulta y las elaboraciones del cuerpo divino, en la literatura. Con respecto al éxtasis, se presta atención al concepto de “experiencia interior”, de Bataille (2016), y a la noción de salud del éxtasis, de Michel Serres (2004), para examinar el dinamismo del cuerpo y del lenguaje en la experiencia extática. Además, la concepción dialéctica de la fe en Kierkegaard (1979) se asocia a la idea del éxtasis cotidiano. Respecto a tales temas, se analizan poemas de diversas obras de Lenilde Freitas, así como algunos del conjunto poético de Hilda Hilst y algunas de sus obras en prosa: A obscena Senhora D, Tu não te moves de ti, Kadosh, Fluxo-floema, Com meus olhos de cão y Estar sendo, ter sido.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLiteratura brasileiraLiteratura e religiãoLiteratura contemporâneaHilda HilstLenilde FreitasSonho, corpo e êxtase : elaborações do divino nas obras de Hilda Hilst e Lenilde Freitasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Wandersson Hidayck Silva.pdfTESE Wandersson Hidayck Silva.pdfapplication/pdf896775https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54745/1/TESE%20Wandersson%20Hidayck%20Silva.pdf335e33a810271e91e0e7d3be88b41ebcMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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