Um celeiro de (re)encenações: cartografias e arquiteturas de um Cariri folclórico no sul cearense (1950-1970)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BEZERRA, Cicera Patrícia Alcântara
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000003njm
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26627
Resumo: O principal objetivo deste trabalho é analisar as representações da região do Cariri cearense dentro do movimento folclórico brasileiro a partir do diálogo entre as comissões nacional e cearense de folclore e o Instituto Cultural do Cariri - ICC entre as décadas de 1950 e 1970, e a partir da constituição de diferentes espaços. Tendo como base nossa análise documental, foi possível dividir esse processo em três momentos, a respeito dos quais incide a divisão dos capítulos de nossa tese. O primeiro deles acompanha a fundação das comissões nacional e cearense de folclore e o certo “silenciamento” delas com relação à existência de elementos folclóricos importantes no extremo sul cearense. Silenciamento esse interrompido pelas primeiras correspondências enviadas pelo intelectual caririense J. de Figueiredo para os secretários gerais dessas duas instituições, em que este propagava ser aquela região muito rica culturalmente falando. No segundo momento, encontramos esse intelectual tentando "gravar" um lugar privilegiado para o extremo sul cearense por meio do incentivo à participação de uma determinada Banda Cabaçal cratense no circuito de eventos, principalmente os organizados pela Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro – CDFB e pelo Instituto Cultural do Cariri - ICC. No terceiro e último momento, analisaremos a consolidação de tal vínculo a partir da inserção dessa região nos boletins bibliográficos e noticiosos da comissão nacional de folclore, bem como por meio da publicação da principal obra de Figueiredo Filho nessa temática: O Folclore no Cariri, de 1962. Neste sentido e tendo como base todo o conjunto de questões analisadas no decorrer de nossa narrativa, é possível concluir que esse diálogo só se fez possível alicerçado nesses diferentes espaços de compartilhamento e na preocupação comum com os chamados “Folguedos Populares”, elementos básicos no discurso de Identidade Nacional produzido pelo movimento folclórico brasileiro.
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Silenciamento esse interrompido pelas primeiras correspondências enviadas pelo intelectual caririense J. de Figueiredo para os secretários gerais dessas duas instituições, em que este propagava ser aquela região muito rica culturalmente falando. No segundo momento, encontramos esse intelectual tentando "gravar" um lugar privilegiado para o extremo sul cearense por meio do incentivo à participação de uma determinada Banda Cabaçal cratense no circuito de eventos, principalmente os organizados pela Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro – CDFB e pelo Instituto Cultural do Cariri - ICC. No terceiro e último momento, analisaremos a consolidação de tal vínculo a partir da inserção dessa região nos boletins bibliográficos e noticiosos da comissão nacional de folclore, bem como por meio da publicação da principal obra de Figueiredo Filho nessa temática: O Folclore no Cariri, de 1962. Neste sentido e tendo como base todo o conjunto de questões analisadas no decorrer de nossa narrativa, é possível concluir que esse diálogo só se fez possível alicerçado nesses diferentes espaços de compartilhamento e na preocupação comum com os chamados “Folguedos Populares”, elementos básicos no discurso de Identidade Nacional produzido pelo movimento folclórico brasileiro.CAPESThe main purpose of this work is to analyze the representations of Cariri of Ceará inside the Brazilian Folklore Movement from the dialogue between the Folklore National Commission, the Commission of Folklore of Ceará and the Cultural Institute of Cariri - CIC between the decades of 1950 and 1970 and from the configurations of different spaces. Based on our documental analysis, it is possible to divide this process in three moments, about which focuses the division of the chapters of our thesis. First of them follows the foundation of Brazil and Ceará's commissions of folklore and a certain "stillness" of theirs about the existence of important folkloric elements in the extreme south of Ceará. This stillness was broken by the first correspondences sent by J. Figueiredo to the general secretaries of these two institutions, in which he diffused that region as being very culturally rich. At the second moment, we found the scholar from Crato trying "to engrave" a privileged place to this region by encouraging participation of a certain Banda Cabaçal from Crato in a circuit of events, mainly the ones organized by the Campaign of Defense of Brazilian Folklore and by the Cultural Institute of Cariri. At the third and last moment we will analyze the consolidation of this bond from the insertion of this region on the bibliographic bulletins and news of the Folklore National Commission as well as from the publication of the main work by Figueiredo Filho on this theme: O Folclore do Cariri, in 1961. Based on the entire questions that were analyzed, it is possible to conclude that this dialogue was made possible only by being built on these different spaces of sharing and in the common concern about the so called Popular Disports, a basic element on the National Identity discourse produced by the brazilian folkloric movement.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em HistoriaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessHistóriaFolcloreFolclore – EncenaçõesCultura popularArquivos de folcloreMovimento folclórico brasileiroUm celeiro de (re)encenações: cartografias e arquiteturas de um Cariri folclórico no sul cearense (1950-1970)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Cícera Patrícia Alcântara Bezerra.pdf.jpgTESE Cícera Patrícia Alcântara Bezerra.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1185https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26627/5/TESE%20C%c3%adcera%20Patr%c3%adcia%20Alc%c3%a2ntara%20Bezerra.pdf.jpg303db7305369203fe6ad605e76cd1124MD55ORIGINALTESE Cícera Patrícia Alcântara Bezerra.pdfTESE Cícera Patrícia Alcântara Bezerra.pdfapplication/pdf3509074https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26627/1/TESE%20C%c3%adcera%20Patr%c3%adcia%20Alc%c3%a2ntara%20Bezerra.pdf114c0ca71f0cfe74efc2598cbad730a0MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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