Integração de Requisitos não Funcionais a Processos de Negócios: Integrando BPMN e NFR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: XAVIER, Laís
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/00130000144q0
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13961
Resumo: A Engenharia de requisitos tem sido amplamente reconhecida como um fator crítico de sucesso de projetos de Software. Se não forem devidamente elicitados, os requisitos podem levar o projeto ao fracasso. A elicitação equivocada dos requisitos pode estar relacionada com a falta de compreensão do negócio pelo analista de sistemas, a falta entendimento dos objetivos do sistema, bem como a falta de comunicação entre analistas de negócio e analistas de sistema. A existência de uma lacuna entre os domínios do negócio e da computação podem causar desequilíbrios entre o que os usuários finais precisam e o que os analistas de sistema desenvolvem. Uma das razões para o problema de comunicação é que os modelos de requisitos utilizados para interagir com os usuários finais podem ser difíceis de serem compreendidos e validados em função da alta complexidade das notações. Além disso, os erros provocados por não lidar com requisitos, especialmente os não-funcionais, convenientemente são apontados como os mais caros e difíceis de corrigir. O problema tratado nesta dissertação é a integração dos requisitos não-funcionais aos modelos de processos de negócio, através de notações intuitivas para todos os usuários envolvidos no processo. Para isso, uma pesquisa baseada em análise de requisitos não-funcionais e modelagem de processos de negócio é apresentada. Portanto, propomos uma abordagem para inserir os requisitos não-funcionais na notação Business Process Modeling Notation (BPMN). A abordagem utiliza catálogos para requisitos não-funcionais, descritos na notação Non-Functional Requirement (NFR), que orientam a descoberta das suas operacionalizações. Esta abordagem é validada com um estudo de caso real.
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Uma das razões para o problema de comunicação é que os modelos de requisitos utilizados para interagir com os usuários finais podem ser difíceis de serem compreendidos e validados em função da alta complexidade das notações. Além disso, os erros provocados por não lidar com requisitos, especialmente os não-funcionais, convenientemente são apontados como os mais caros e difíceis de corrigir. O problema tratado nesta dissertação é a integração dos requisitos não-funcionais aos modelos de processos de negócio, através de notações intuitivas para todos os usuários envolvidos no processo. Para isso, uma pesquisa baseada em análise de requisitos não-funcionais e modelagem de processos de negócio é apresentada. Portanto, propomos uma abordagem para inserir os requisitos não-funcionais na notação Business Process Modeling Notation (BPMN). 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