A ambientalização em escolas próximas a unidades de conservação : desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Daywison Borges da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37939
Resumo: Ao necessário processo de internalização das questões ambientais na vivência educativa, é designado o termo ambientalização. Ela está associada à aquisição de valores novos, e de uma percepção de mundo, pautada na reflexão crítica e na interação dos conhecimentos na busca de uma sociedade mais igualitária e sustentável. Assim sendo, essa pesquisa apresenta como objetivo analisar como a ambientalização está presente nos processos educativos em espaços escolares, de que forma estarem próximas à Unidades de Conservação influencia essas instituições, bem como os fatores que motivam a aproximação ou que dificultam as relações entre a unidade escolar e a área protegida. A investigação foi conduzida em escolas públicas de Ensino Fundamental e Ensino Médio, nos municípios de Tamandaré-PE e Maragogi-AL que fazem parte da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC), uma Unidade de Conservação Federal criada pelo decreto S/N em 23 de outubro de 1997, administrada pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). O uso das potencialidades externalizadas por este espaço, mesmo sendo legalmente protegido, ainda ocorre de forma desordenada, o que vem acarretando problemas ambientais, provenientes, por exemplo, do desenvolvimento urbano desorganizado e do esgotamento sanitário. Para a resolução desses problemas, é necessário, entre outras questões, que a população entenda a sua responsabilidade na busca por um ambiente equilibrado e sustentável, razão pela qual as ações educativas voltadas para as questões ambientais se cristalizam como essenciais. Para alcançar estes objetivos, o trabalho exposto, possui caráter metodológico quali-quantitativo, que se caracteriza pela investigação, reconhecendo a complexidade do objeto de estudo, sendo utilizada como procedimento metodológico a etapa exploratória e descritiva, e posteriormente tratamento dos dados coletados. Nesses procedimentos foram realizados o levantamento bibliográfico, observações diretas e aplicação de questionários. Ao analisar as bases curriculares utilizadas pelas instituições objetos de estudo, observou-se que as propostas de trabalhos com as questões ambientais apresentam-se concentradas nas disciplinas de ciências da natureza e suas tecnologias, com especial ênfase na disciplina de ciências e biologia e nas disciplinas de ciências humanas e suas tecnologias, destacadamente representada pela disciplina de geografia. A partir dos 80 questionários aplicados com os professores, gestores e coordenadores participantes da investigação científica, pôde-se constatar que em algumas instituições haviam ações não continuadas voltadas para as questões ambientais e APACC, incentivadas principalmente por projetos de extensão universitária que levavam oficinas para os estudantes. Os fatores apontados como dificultadores das atividades nas unidades de conservação foram o calendário escolar, a dificuldade de conseguir o transporte para o deslocamento até a área e a falta de conhecimento sobre o espaço protegido. A pesquisa permitiu concluir que embora apresente potencialidades educativas para o desenvolvimento de estudos e reflexões sobre as questões ambientais, a APA Costa dos Corais ainda é pouco explorada do ponto de vista pedagógico pelas escolas objetos aqui estudadas, sendo necessário o desenvolvimento de um planejamento educativo que pense sobre essa necessidade e coloque em prática a vivência educativa nesse espaço, de forma efetiva.
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spelling SILVA, Daywison Borges dahttp://lattes.cnpq.br/3702963631128159http://lattes.cnpq.br/5125042045756774SELVA, Vanice Santiago Fragoso2020-09-14T12:01:54Z2020-09-14T12:01:54Z2020-03-12SILVA, Daywison Borges da. A ambientalização em escolas próximas a unidades de conservação: desafios e possibilidades. 2020. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37939Ao necessário processo de internalização das questões ambientais na vivência educativa, é designado o termo ambientalização. Ela está associada à aquisição de valores novos, e de uma percepção de mundo, pautada na reflexão crítica e na interação dos conhecimentos na busca de uma sociedade mais igualitária e sustentável. Assim sendo, essa pesquisa apresenta como objetivo analisar como a ambientalização está presente nos processos educativos em espaços escolares, de que forma estarem próximas à Unidades de Conservação influencia essas instituições, bem como os fatores que motivam a aproximação ou que dificultam as relações entre a unidade escolar e a área protegida. A investigação foi conduzida em escolas públicas de Ensino Fundamental e Ensino Médio, nos municípios de Tamandaré-PE e Maragogi-AL que fazem parte da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC), uma Unidade de Conservação Federal criada pelo decreto S/N em 23 de outubro de 1997, administrada pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). O uso das potencialidades externalizadas por este espaço, mesmo sendo legalmente protegido, ainda ocorre de forma desordenada, o que vem acarretando problemas ambientais, provenientes, por exemplo, do desenvolvimento urbano desorganizado e do esgotamento sanitário. Para a resolução desses problemas, é necessário, entre outras questões, que a população entenda a sua responsabilidade na busca por um ambiente equilibrado e sustentável, razão pela qual as ações educativas voltadas para as questões ambientais se cristalizam como essenciais. Para alcançar estes objetivos, o trabalho exposto, possui caráter metodológico quali-quantitativo, que se caracteriza pela investigação, reconhecendo a complexidade do objeto de estudo, sendo utilizada como procedimento metodológico a etapa exploratória e descritiva, e posteriormente tratamento dos dados coletados. Nesses procedimentos foram realizados o levantamento bibliográfico, observações diretas e aplicação de questionários. Ao analisar as bases curriculares utilizadas pelas instituições objetos de estudo, observou-se que as propostas de trabalhos com as questões ambientais apresentam-se concentradas nas disciplinas de ciências da natureza e suas tecnologias, com especial ênfase na disciplina de ciências e biologia e nas disciplinas de ciências humanas e suas tecnologias, destacadamente representada pela disciplina de geografia. A partir dos 80 questionários aplicados com os professores, gestores e coordenadores participantes da investigação científica, pôde-se constatar que em algumas instituições haviam ações não continuadas voltadas para as questões ambientais e APACC, incentivadas principalmente por projetos de extensão universitária que levavam oficinas para os estudantes. Os fatores apontados como dificultadores das atividades nas unidades de conservação foram o calendário escolar, a dificuldade de conseguir o transporte para o deslocamento até a área e a falta de conhecimento sobre o espaço protegido. A pesquisa permitiu concluir que embora apresente potencialidades educativas para o desenvolvimento de estudos e reflexões sobre as questões ambientais, a APA Costa dos Corais ainda é pouco explorada do ponto de vista pedagógico pelas escolas objetos aqui estudadas, sendo necessário o desenvolvimento de um planejamento educativo que pense sobre essa necessidade e coloque em prática a vivência educativa nesse espaço, de forma efetiva.CAPESThe term internalization of environmental issues in the educational experience is called the term environmentalization. It is associated with the acquisition of new values and a perception of the world, based on critical reflection and the interaction of knowledge in the search for a more egalitarian and sustainable society. Therefore, this research aims to analyze how environmentalization is present in educational processes in school spaces, how being close to the Conservation Units influences these institutions, as well as the factors that motivate the approach or that hinder the relations between the unit school and the protected area. The investigation was conducted in public elementary and high schools, in the municipalities of Tamandaré-PE and Maragogi-AL, which are part of the Costa dos Corais Environmental Protection Area (APACC), a Federal Conservation Unit created by decree S / N on October 23, 1997, managed by ICMBio (Chico Mendes Institute for Biodiversity Conservation). The use of the potential externalized by this space, even though it is legally protected, still occurs in a disorderly manner, which has been causing environmental problems, arising, for example, from disorganized urban development and sanitation. To solve these problems, it is necessary, among other issues, that the population understands their responsibility in the search for a balanced and sustainable environment, which is why educational actions focused on environmental issues are crystallized as essential. In order to achieve these objectives, the exposed work has a qualitative and quantitative methodological character, which is characterized by investigation, recognizing the complexity of the object of study, using the exploratory and descriptive stage as a methodological procedure, and later processing of the collected data. In these procedures the bibliographic survey, direct observations and application of questionnaires were carried out. When analyzing the curricular bases used by the institutions studied, it was observed that the work proposals with environmental issues are concentrated in the disciplines of natural sciences and their technologies, with special emphasis on the discipline of sciences and biology and on the disciplines of human sciences and their technologies, prominently represented by the discipline of geography. From the 80 questionnaires applied with the professors, managers and coordinators participating in the scientific investigation, it was possible to verify that in some institutions there were non-continuous actions focused on environmental and APACC issues, encouraged mainly by university extension projects that took workshops to the students. students. The factors identified as hindering activities in the protected areas were the school calendar, the difficulty of getting transportation to the area and the lack of knowledge about the protected space. The research allowed to conclude that although it presents educational potentialities for the development of studies and reflections on environmental issues, APA Costa dos Corais is still little explored from the pedagogical point of view by the schools studied here, being necessary the development of an educational planning that think about this need and put the educational experience in that space into practice, effectively.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento e Meio AmbienteUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMeio ambienteEducaçãoEducação ambientalProteção ambientalAprendizagemA ambientalização em escolas próximas a unidades de conservação : desafios e possibilidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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